Podemos consumir uma série de receitas com mandioca no nosso dia a dia. Por exemplo, dá para fazer mandioca cozida, mandioca assada, purê de mandioca, sopa de mandioca e até bolo de mandioca vegano.
No entanto, sabia que também dá para usar a mandioca para fazer pizza? Calma, que não estamos falando do uso do tubérculo no recheio, mas sim na massa. Trata-se dessa receita de pizza de carne seca light.
A presença da mandioca na massa da receita significa que ela não leva farinha de trigo. Assim, o prato é uma alternativa para quem não pode consumir essa farinha devido a um problema de saúde como a alergia ao trigo. Ou para aqueles que temem que a farinha de trigo faz mal.
Mas e quanto ao recheio da pizza? Bem, quem aparece nele é a brasileirÃssima carne seca, ao lado do queijo, do tomate e de temperos.
Ficou curioso para experimentar como fica a pizza de carne seca light? Então, aproveite e aprenda agora mesmo como é que se faz a receita!
Pizza de carne seca light
Equipamento
- Tigela grande
- Forma de pizza
- Panela
Ingredientes
- 1 quilo mandioca cozida e amassada
- 50 ml azeite de oliva
- 1 colher de chá margarina para untar
- sal a gosto
- 300 gramas carne seca cozida
- 100 gramas queijo muçarela em fatias
- 2 tomates em cubos
- 1 cebola grande, metade picada e metade cortada em rodelas
- 3 dentes alho picados
- orégano a gosto
Instruções
- Temperar a mandioca amassada com sal e misturar com um pouco de azeite dentro de uma tigela grande.
- Untar a forma com a margarina e espalhar a massa de mandioca por cima, até cobrir todo o fundo da forma. Levar ao forno em 180º C para pré-assar por 25 minutos.
- Juntar o alho e ½ cebola picada com um pouco de azeite e levar ao fogo para dourar. Adicionar a carne desfiada e mexer. Deixar apurar por um tempinho e acrescentar o tomate.
- Após retirar a massa do forno, rechear com a mistura de carne seca, o queijo, a ½ cebola em rodelas e o orégano.
- Levar novamente ao forno para derreter o queijo. Retirar quando a pizza estiver douradinha.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância quando são processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo dos produtos.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?