Receita de pizza vegana light e sem glúten imperdível

Especialista da área:
atualizado em 28/04/2022

Não podemos negar que seguir uma alimentação vegana tem os seus desafios. Mas, ao mesmo tempo, é possível fazer substituições que tornam as coisas mais fáceis e ajudam a matar a saudade das comidas favoritas.

Por exemplo, quem não abre mão de saborear uma pizza no final de semana pode recorrer a uma das versões veganas de pizza. É caro ou difícil encontrá-las na sua cidade? Então, o que acha de preparar em casa?

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos te apresentar uma receita de massa de pizza que, além de ser vegana, não contém glúten. Sem farinha de trigo, ela é feita à base de ingredientes como farinha de arroz, polvilho doce e amido de milho.

Depois que a massa estiver pronta, você tem várias para rechear a sua pizza: molho de tomate caseiro e natural, os legumes da sua preferência, cogumelos, azeitonas e/ou até mesmo um queijo vegano. No entanto, a escolha do recheio é pessoal e fica a seu critério.

Aprenda o passo a passo da pizza vegana light, corra até a cozinha para literalmente colocar a mão na massa e experimente como ela fica ótima!

Pizza vegana

Pizza vegana light

Uma massa de pizza bem democrática: vegana e sem glúten! Uma delícia para o final de semana!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Jantar
Rendimento 8
Calorias 148 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Pano bem limpo
  • Forma de pizza de 30 cm de diâmetro

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Em uma tigela pequena, junte a água morna, o açúcar, o azeite de oliva e o fermento. Misture e deixe descansar até o fermento ativar (deve formar uma espuma).
  • Em outra tigela (grande), acrescente o restante dos ingredientes, com exceção das 2 colheres de farinha de arroz. Misture bem.
  • Coloque a mistura do fermento na tigela das farinhas. Comece mexendo com uma espátula e depois misture com as mãos. A massa deve começar a ficar mais firme e a soltar do fundo da tigela e das mãos.
  • Caso a massa esteja muito mole, como se fosse uma massa de bolo, adicione as 2 colheres de farinha de arroz e continue mexendo com as mãos. Se já estiver bem firme, não precisa colocar mais farinha de arroz.
  • Então, sove por 2 minutos. O resultado esperado é uma massa bem macia e maléavel, sem ser grudenta, dura ou seca demais. Se a massa ainda estiver muito mole, acrescente mais um pouco de farinha de arroz.
  • Forme uma bola com a massa, cubra a tigela com um pano bem limpo e deixe descansar por 45 a 60 minutos.
  • Após esse tempo de descanso, a massa deve ter dobrado de tamanho. Sove a massa rapidamente, ainda na tigela, faça uma bola com ela, pegue-a entre as mãos e dê umas batidas fortes na massa, até a superfície ficar bem lisinha.
  • Coloque a massa no formato de bola em cima de uma forma de pizza de 30 cm de diâmetro.
  • Unte as mãos com um pouco de óleo e abra a massa com o auxílio das mãos. Inicie pressionando o centro da massa com os dedos e vá empurrando para as laterais, até chegar ao formato e espessura que deseja que a sua pizza tenha.
  • Deixe descansar por mais 10 minutos. Enquanto ela descansa, preaqueça o forno em 200º C.
  • Depois dos 10 minutos de descanso, acrescente os recheios da sua preferência e leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos.

Notas

  • Para garantir que a receita também seja sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive as letrinhas pequenas). Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • A receita rende uma massa de pizza de 30 cm de diâmetro.
  • Após fria, a massa perde um pouco da maciez e crocância, mas ao ser aquecida, ela volta a ficar macia.
  • A tabela abaixo apresenta os valores calóricos e nutricionais apenas da massa, porém não contabiliza o recheio.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pizza vegana light
Quantidade por Porção
Calorias 148 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 149mg7%
Potássio 38mg1%
Carboidratos 31g10%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 2g4%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 6mg0%
Cobre 1mg
Folato 54mcg14%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 9mg2%
Fósforo 37mg3%
Selênio 4mcg7%
Zinco 1mg9%
Colina 2mg0%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave pizza vegana, pizza vegana light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário