Receita de quiche de ricota light gostosa e saudável

Especialista da área:
atualizado em 03/03/2021

Embora não seja tecnicamente um queijo, a ricota funciona como um queijo mais magro e pode aparecer em uma série de dietas para emagrecer. No entanto, não é todo mundo que aprecia o sabor do alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Para essas pessoas, a boa notícia é que dá para usar a ricota em várias receitas bem gostosas e tornar o seu consumo mais prazeroso. Por exemplo, você pode preparar uma deliciosa quiche de ricota light.

A preparação traz o alimento ao lado do saudável e nutritivo espinafre. Além disso, a sua lista de ingredientes conta com o queijo parmesão ralado, que deixa qualquer prato delicioso. Há também alho, cebola, orégano e azeite de oliva, que ajudam a dar um tempero bem gostoso à receita.

O prato funciona como uma excelente alternativa para aqueles dias em que você não aguenta mais comer o mesmo lanche de sempre. Mas, só não vale exagerar nas porções, para não consumir calorias demais!

Para saber se ele realmente te agradará, só testando, não é mesmo? Então, conheça a lista de ingredientes da receita em detalhes, aprenda o seu modo de preparo e corra até a cozinha para experimentar a quiche de ricota light!

Quiche de ricota

Quiche de ricota light

Uma forma bem gostosa de usar a ricota. Ideal para o seu lanchinho da tarde!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 55 mins
Refeição Lanche
Rendimento 4
Calorias 354 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Frigideira
  • Tigela
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Colocar o espinafre em uma panela com água e uma pitada de sal. Levar ao fogo para ferver até o espinafre ficar macio. Escorrer e deixar amornar em temperatura ambiente.
  • Refogar o alho e a cebola com um pouquinho de azeite em uma frigideira. Adicionar um pouco de sal e desligar quando o alho e a cebola estiverem macios e transparentes.
  • Juntar o alho e a cebola com o espinafre já morno em uma tigela e misturar. Acrescentar os ovos levemente batidos, a ricota e 50 gramas do parmesão ralado. Temperar com mais um pouquinho de sal, pimenta e orégano. Misturar novamente.
  • Preaquecer o forno em 180º C. Untar o fundo e as laterais de uma assadeira pequena com azeite e polvilhar com a farinha de mandioca.
  • Despejar a massa na assadeira, polvilhar com o restante do parmesão ralado e levar ao forno para assar por 40 minutos ou até um palito sair sem nenhuma sujeira ao espetar a massa.

Notas

  • Recomenda-se usar uma assadeira pequena, de aproximadamente 15 cm x 20 cm.
  • Como o alho cozinha mais rápido que a cebola, para evitar que ele queime na hora de refogar, a dica é colocar o alho na frigideira quando a cebola já estiver ficando macia.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Quiche de ricota light
Quantidade por Porção
Calorias 354 Calorias da Gordura 207
% Valores Diários*
Gordura Total 23g35%
Gordura Saturada 10g50%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 10g
Colesterol 130mg43%
Sódio 474mg24%
Potássio 653mg14%
Carboidratos 18g6%
Fibras 3g12%
Açúcar 2g
Proteína 20g40%
Vitamina A 8765IU292%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 27mg30%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 428mcg357%
Cálcio 463mg36%
Cobre 1mg
Folato 195mcg49%
Ferro 4mg22%
Manganês 1mg43%
Magnésio 89mg21%
Fósforo 342mg27%
Selênio 20mcg36%
Zinco 2mg18%
Colina 97mg18%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave quiche de ricota, quiche de ricota light, quiche light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário