Receita de salada de grão-de-bico nutritiva e fácil

Especialista da área:
atualizado em 25/06/2021

Certamente não é novidade para você que o grão-de-bico é um alimento cheio de benefícios, não é mesmo? Mas talvez você não use tanto a leguminosa porque não conhece muitas preparações com ela.

  Continua Depois da Publicidade  

Se esse é o seu caso, saiba que veio ao lugar certo! Isso porque hoje vamos apresentar uma receita de salada de grão-de-bico. O prato traz a leguminosa, que é fonte de carboidratos saudáveis, ao lado do atum, um alimento com proteínas.

Além disso, a salada leva outros ingredientes como tomate, alface, cebola, salsinha e cebolinha. Para ficar ainda mais saboroso, o prato pede vinagre de vinho, azeite de oliva e um pouquinho de sal.

Com tudo isso, a preparação é uma excelente alternativa para compor o cardápio do almoço ou jantar. Então, que tal experimentar na próxima vez em que fizer uma dessas refeições?

Confira a lista de ingredientes completa da receita e conheça o modo de preparo dessa salada de grão-de-bico. Você encontra tudo o que precisa saber logo abaixo:

Salada de grão-de-bico

Salada de grão-de-bico

Uma receitinha com grão-de-bico e atum. Ótima para o seu almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Acompanhamento, Almoço, Jantar, Salada
Culinária Brasileira
Rendimento 20
Calorias 71 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Tigela
  • Escorredor
  • Travessa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Deixar o grão-de-bico de molho na água por pelo menos 12 horas.
  • Descartar a água do molho e colocar o grão-de-bico na panela de pressão. Cobrir com outra água, adicionar um pouco de sal, tampar a panela e levar ao fogo médio para cozinhar por 30 minutos ou conforme as indicações da embalagem do grão-de-bico.
  • Após cozinhar o grão-de-bico, desligar o fogo e deixar a pressão da panela sair naturalmente, sem forçar. Só então abrir a panela, escorrer a água e deixar o grão-de-bico esfriar.
  • Enquanto o grão-de-bico esfria, colocar a cebola de molho em um pouco de vinagre de vinho por 10 minutos. Passado esse tempo, escorrer.
  • Juntar o grão-de-bico cozido já frio, a cebola, o tomate, a alface, a salsa, a cebolinha e o atum em uma travessa. Completar com vinagre de vinho, azeite de oliva e um pouquinho de sal. Misturar delicadamente e estará pronto!

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Salada de grão-de-bico
Quantidade por Porção (1 )
Calorias 71 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 6mg2%
Sódio 70mg4%
Potássio 186mg4%
Carboidratos 9g3%
Fibras 3g12%
Açúcar 2g
Proteína 6g12%
Vitamina A 283IU9%
Vitamina C 4mg4%
Cálcio 26mg2%
Ferro 1mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave salada, salada de grão de bico
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário