Domingo é aquele dia em que bate uma vontade de comer algo diferente no almoço ou jantar, não é mesmo? Um tipo de receita excelente para esses momentos é uma salada bem incrementada.
Por exemplo, que tal uma salada de lagosta light? A preparação traz o elegante fruto do mar na companhia de legumes, folhas verdes, frutas e outros ingredientes que deixam o prato mais saboroso.
A receita traz os benefícios da batata, além da cebola e da ervilha, além de folhas como rúcula e agrião. Por sua vez, as frutas que fazem parte da receita são as uvas.
Já o gosto especial vem por conta do tempero da pimenta-do-reino e dos itens que deixam a preparação bem cremosa: a maionese light e o iogurte natural de consistência firme.
Então, não deixe de aproveitar essa delícia no próximo domingo ou qualquer outro dia da semana que quiser. Para isso, confira o passo a passo que está descrito logo a seguir:
Salada de lagosta light
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Travessa
Ingredientes
- 1 lagosta cozida (aproximadamente 500 gramas)
- 250 gramas batata-inglesa sem casca
- 2 cebolas pequenas e cortadas em fatias finas
- 85 gramas ervilha tortas e cortadas em tiras
- 30 gramas agrião
- 55 gramas rúcula
- 85 gramas uvas vermelhas e sem caroço
- 85 gramas uvas verdes e sem caroço
- 2 colheres de sopa maionese light
- 2 colheres de sopa iogurte natural de consistência firme
- 1/2 limão (raspas)
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- água
Instruções
- Colocar as batatas em uma panela e cobrir com água fervente. Cozinhar por aproximadamente 15 minutos ou até as batatas ficarem macias, porém, firmes. Após cozinhar as batatas, esperar esfriar e cortar ao meio.
- Enquanto as batatas esfriam, misturar a maionese com o iogurte e as raspas de limão em uma tigela. Temperar com pimenta-do-reino e um pouco de sal. Reservar.
- Retirar as patas da lagosta e reservar. Com o auxílio de uma faca afiada, cortar o corpo da lagosta ao meio, no sentido do comprimento, desde a cauda até a cabeça.
- Separar a carne da carcaça e das patas. Picar essa carne em pedaços. É possível remover a carne das patas mais finais com uma pinça, mas o processo é muito trabalhoso para a quantidade de carne que elas rendem.
- Misturar o molhinho da tigela com as batatas, a cebola, a ervilha, as uvas e o agrião.
- Distribuir as folhas de rúcula em uma travessa. Adicionar a mistura acima, do molho com as uvas e os vegetais. Colocar a lagosta por cima e servir.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?