Benefícios da Batata Inglesa – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

De acordo com a Associação Brasileira da Batata, esse tubérculo é o quarto alimento mais consumido no mundo. Embora nem todos saibam, os benefícios da batata inglesa são inúmeros.

Ainda que existam muitos mitos sobre o consumo desse alimento, ele pode sim fazer muito bem ao organismo, dentre muitos motivos, promovendo a saúde cerebral e aumentando a sensação de saciedade.

Conheça alguns benefícios da batata inglesa, para que serve e suas propriedades.

Propriedades da Batata Inglesa

A batata inglesa possui inúmeras propriedades benéficas e necessárias ao funcionamento adequado do organismo e da mente, sendo rica em vitaminas e minerais. Portanto, alguns dos ingredientes que se destacam nela são a Vitamina C, Vitamina B6, Fibra, Ferro e Potássio.

Esses nutrientes são necessários para que o organismo e o sistema imunológico funcionem bem.

Além disso, outros benefícios da batata inglesa é que ela não possui gordura, mau colesterol – LDL, além de apresentar um baixo teor de sódio, o que é bom para reduzir o sódio da sua dieta.

batata inglesa

Uma porção com cerca de 170 gramas de batata contém:

PORÇÃO DE 170gQUANTIDADE POR PORÇÃO
Calorias161 Kcal
Gorduras0,2 g
Proteína4,3 g
Carboidratos36,6 g
Fibra3,8 g

Além disso fornece o seguinte em termos de vitaminas e minerais:

VITAMINASIDR *
Vitamina C28%
Vitamina B627%
Potássio26%
Manganês19%
Magnésio12%
Niacina12%
Folato12%
Fósforo12%
* IDR = Ingestão Diária Recomendada baseada em uma dieta de 2.000 Kcal

Benefícios da Batata Inglesa

Conheça abaixo alguns dos benefícios que a batata inglesa fornece ao nosso organismo.

1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

As batatas são alimentos ricos em tipo especial de amido, conhecido como amido resistente.

Estudos mostraram que esse tipo de amido é capaz de reduzir a resistência à insulina. Consequentemente há um melhor controle do nível de açúcar no sangue.

Além disso, em estudos feitos com pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 e que se submeteram à ingestão de amido resistente, notou-se que o consumo do mesmo ajudou essas pessoas a eliminar o excesso de açúcar após a refeição.

Entretanto para potencializar os efeitos do amido resistente, a dica é armazenar as batatas já cozidas na geladeira durante a noite, e após amanhecer, comê-las ainda frias.

2. Promove a saúde óssea

Os ossos também são beneficiados com a ingestão da batata inglesa. Isso se deve ao fato de em sua composição haver uma quantidade significativa de cálcio, magnésio, zinco, fósforo e ferro, essenciais para a manutenção da estrutura e força óssea.

Além disso, o zinco e o ferro exercem papéis fundamentais na produção de colágeno, essencial para a manutenção das cartilagens.

3. Promove a saúde fetal

A colina é uma vitamina do complexo B presente na batata inglesa. Esse nutriente é responsável por promover a saúde cognitiva, como o humor, capacidade de concentração, aprendizado e até mesmo a memória.

Os benefícios desse tipo de vitamina também alcançam as gestantes, pois aumentar o consumo de colina durante a gravidez reduz o risco de defeitos congênitos e problemas no fechamento do tubo neural.

Da mesma maneira, o hipocampo cerebral do feto tende a se desenvolver adequadamente quando esse nutriente é consumido em quantidade ideal. Além disso, as possibilidades de o bebê desenvolver hipertensão e diabetes ao longo da vida são reduzidas.

4. Benefícios cardiovasculares

Devido aos níveis de potássio, fibra, vitamina C e vitamina do complexo B, aliado à falta de colesterol, a saúde cardiovascular agradece o seu consumo.

Por fim, a quantidade de fibras presente no alimento ajuda e diminuir a quantidade total de colesterol na corrente sanguínea. Consequentemente os riscos de doenças cardíacas são menores.

5. Promove saciedade

Embora as batatas não sejam alimentos com baixo teor calórico, o seu consumo tende a causar uma sensação de saciedade bastante significativa.

Determinadas pesquisas realizadas permitiram afirmar que uma proteína da batata, conhecida como inibidor da proteinase da batata 2 (PI2), é capaz de reduzir o apetite.

Sendo assim, alimentos que promovem essa sensação podem ser aliados na perda ou manutenção de peso, uma vez que você não precisará ingerir uma grande quantidade para matar sua fome.

6. Contribui para a saúde cerebral

Devido à quantidade de ferro e cobre presente no alimento, mais um dos benefícios da batata inglesa é melhorar as atividades cerebrais, assim como a vitamina B6 e vitamina C, que impulsionam a função desse órgão.

Além disso os aminoácidos, os ácidos graxos, os carboidratos e o potássio desempenham um papel fundamental para auxiliar no funcionamento das funções cerebrais.

E ainda nesse sentido, estudos divulgados na revista Stroke apontam que o consumo de batata é capaz de reduzir as chances de uma pessoa ter um Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, por conta dos níveis de potássio presente nela.

7. Auxilia nos sintomas da TPM

A quantidade de carboidrato presente na batata inglesa é capaz de aumentar os níveis de triptofano no organismo. Isso faz com que ocorra a elevação de serotonina no corpo humano, que, por sua vez, é o hormônio que promove sensação de alegria e bem-estar.

Portanto, o consumo da batata inglesa é uma boa opção para ajudar no combate aos sintomas da tensão pré-menstrual.

8. Previne câimbras

As contrações involuntárias causadas nos músculos ocorrem quando o organismo apresenta deficiência em potássio e cálcio. Então, alimentos ricos nesses minerais, como a batata inglesa, ajudam a evitar os desconfortos ocasionados pelas câimbras.

Versatilidade da Batata

A batata inglesa é um alimento muito versátil e seu consumo pode ser feito de muitas formas.

Por fim, é importante ressaltar, no entanto, que consumir batata frita pode elevar consideravelmente seu índice calórico. Sendo assim, se você pretende focar na boa forma, recomenda-se que evite esse tipo de preparo do alimento.

Ainda assim as batatas podem ser saborosas e fornecer os nutrientes necessários para a manutenção do organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da batata inglesa? Pretende consumir mais? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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