Receita de suflê de legumes gostoso e saudável

Especialista da área:
atualizado em 07/01/2021

Quem disse que para ser saborosa, uma receita precisa ser cheia de calorias? Existem muitas preparações saudáveis que são completamente capazes de matar a vontade de comer algo gostoso. Ao mesmo tempo, elas não colocam tanto em risco uma boa dieta balanceada.

Um desses exemplos é o suflê de legumes. O prato leva ingredientes saudáveis e nutritivos como brócolis, cenoura e abobrinha. Além disso, há temperos do bem que ajudam a dar um gostinho todo especial ao prato: azeite de oliva, pimenta-do-reino e noz-moscada.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a receita funciona tanto para quem está procurando tornar a dieta mais saudável, quanto para quem já segue uma alimentação do tipo, mas deseja sair da mesmice e comer algo diferente no dia a dia.

Como se não bastasse, por ser uma receita à base de legumes e não conter carne, a preparação também é uma excelente alternativa para aqueles que seguem a dieta vegetariana.

Qualquer que seja o seu caso, você pode experimentar o suflê de legumes agora mesmo! Isso porque o passo a passo de como prepará-lo está logo a seguir:

Suflê

Suflê de legumes

Uma receita à base de vegetais, bem saudável para o seu dia a dia. Para agradar quem come e quem não come carne!
4.67 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 4
Calorias 135 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Tigela
  • Batedeira
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Dissolver a farinha de trigo no leite e levar ao fogo médio, mexendo até engrossar. Temperar com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reservar.
  • Juntar a cebola e o azeite em uma panela e levar ao fogo médio para refogar até a cebola ficar macia. Adicionar a abobrinha, o brócolis e a cenoura. Misturar e refogar por mais cinco a 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Acrescentar o creme do primeiro passo e o queijo ralado. Misturar bem, desligar o fogo e acertar o tempero, se necessário. Reservar até esfriar ou ficar morno.
  • Bater as claras em neve até que elas fiquem firmes. Dica: bater as claras em neve com um pouco de sal torna o processo mais rápido e fácil.
  • Delicadamente, incorporar às claras à mistura fria ou morna da panela. Testar o tempero e despejar a massa do suflê em uma assadeira untada. Levar ao forno para assar por 20 a 30 minutos ou até o suflê crescer e dourar.

Notas

  • Você pode substituir a farinha de trigo por maisena.
  • Dá para usar outros legumes na receita, como tomate, palmito, ervilha, milho, azeitona, entre outros.
  • Um truque que pode ajudar é usar claras de ovo bem geladas na receita. Para isso, deixe-as na geladeira por duas horas antes de usar no suflê.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Suflê de legumes
Quantidade por Porção
Calorias 135 Calorias da Gordura 45
% Valores Diários*
Gordura Total 5g8%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 3g
Colesterol 5mg2%
Sódio 177mg9%
Potássio 610mg13%
Carboidratos 16g5%
Fibras 4g16%
Açúcar 8g
Proteína 9g18%
Vitamina A 3727IU124%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 80mg89%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 84mcg70%
Cálcio 175mg13%
Cobre 1mg
Folato 76mcg19%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 41mg10%
Fósforo 179mg14%
Selênio 10mcg18%
Zinco 1mg9%
Ácido Fólico (B9) 3mcg1%
Colina 33mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave suflê, suflê de legumes
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.67 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário