A farinha de soja pode ser uma substituta da farinha de trigo na dieta de quem sofre com a doença celíaca ou alguma outra doença que impede a ingestão do glúten.
Ao mesmo tempo, ela também pode ser uma opção de farinha para as pessoas que deixaram de consumir a farinha de branca tradicional por entender que a farinha de trigo faz mal.
No entanto, como usar a farinha de soja? Bem, uma das receitas na qual o ingrediente pode aparecer no lugar da farinha de trigo é no pão. Fazer um pão de farinha de soja não é difícil, mas não basta substituir a farinha de trigo pela farinha de soja nas mesmas proporções.
É preciso combinar a farinha de soja com outras farinhas sem glúten para ter um bom resultado. Por exemplo, na receita de pão de farinha de soja, o ingrediente aparece ao lado da farinha de arroz integral e da farinha de banana verde.
Além das farinhas, a receita também traz a saudável e nutritiva quinoa. A preparação até demora um tempo para ficar pronta, mas ainda assim é fácil de fazer. Só não dá para exagerar nas porções, pois o pão não é pobre em calorias.
Quer tirar a prova dos nove? Então, aproveite que está por aqui, aprenda agora mesmo o passo a passo da receita e coloque já a mão na massa. Confira as instruções logo abaixo:
Pão de farinha de soja
Equipamento
- Tigela grande
- Forma de pão
Ingredientes
- 2 xícaras farinha de soja
- 2 xícaras farinha de arroz integral
- ½ xícara farinha de banana verde
- ½ xícara quinoa cozida
- 1½ xícaras água morna
- ½ xícara azeite de oliva (e mais um pouco para untar)
- 2 pacotes fermento biológico seco
- 2 envelopes adoçante zero calorias
- 2 ovos levemente batidos
- 1 colher de chá sal (rasa)
Instruções
- Despejar a água morna em uma bacia, adicionar o fermento e mexer para dissolver. Deixar o fermento se tornar ativo (isso ocorre quando ele começa a forma uma espuma).
- Então, acrescentar uma xícara de farinha de arroz integral e o adoçante. Misturar e deixar descansar por 30 minutos para crescer. É aconselhável deixar a massa crescer ao sol ou dentro do forno aquecido, porém desligado. A temperatura quente ajuda a massa a fermentar.
- Passado esse tempo, adicionar o restante das farinhas, os ovos, o azeite e o sal. Misturar sem sovar a massa.
- Adicionar a quinoa. A massa deverá ficar homogênea e mole.
- Untar a forma com azeite e despejar a massa por cima. Deixar a massa descer por uma hora. Nesse meio tempo, preaquecer o forno em 200º C.
- Passado esse tempo, levar ao forno por 30 minutos. Após desligar, esperar esfriar por completo antes de cortar para evitar que esfarele.
Notas
- Se quiser uma receita sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de lactose.
- No lugar de untar a forma com azeite, você pode forrá-la com papel-manteiga.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?