Receita incrível de pão de farinha de soja – Sem glúten!

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2020

A farinha de soja pode ser uma substituta da farinha de trigo na dieta de quem sofre com a doença celíaca ou alguma outra doença que impede a ingestão do glúten.

Ao mesmo tempo, ela também pode ser uma opção de farinha para as pessoas que deixaram de consumir a farinha de branca tradicional por entender que a farinha de trigo faz mal.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, como usar a farinha de soja? Bem, uma das receitas na qual o ingrediente pode aparecer no lugar da farinha de trigo é no pão. Fazer um pão de farinha de soja não é difícil, mas não basta substituir a farinha de trigo pela farinha de soja nas mesmas proporções.

É preciso combinar a farinha de soja com outras farinhas sem glúten para ter um bom resultado. Por exemplo, na receita de pão de farinha de soja, o ingrediente aparece ao lado da farinha de arroz integral e da farinha de banana verde.

Além das farinhas, a receita também traz a saudável e nutritiva quinoa. A preparação até demora um tempo para ficar pronta, mas ainda assim é fácil de fazer. Só não dá para exagerar nas porções, pois o pão não é pobre em calorias.

Quer tirar a prova dos nove? Então, aproveite que está por aqui, aprenda agora mesmo o passo a passo da receita e coloque já a mão na massa. Confira as instruções logo abaixo:

Pão de soja

Pão de farinha de soja

Um pão sem farinha de trigo e sem glúten. Uma delícia para o café da manhã ou lanchinho da tarde.
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 2 hrs
Tempo Total 2 hrs 10 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 8
Calorias 449 kcal

Equipamento

  • Tigela grande
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar a água morna em uma bacia, adicionar o fermento e mexer para dissolver. Deixar o fermento se tornar ativo (isso ocorre quando ele começa a forma uma espuma).
  • Então, acrescentar uma xícara de farinha de arroz integral e o adoçante. Misturar e deixar descansar por 30 minutos para crescer. É aconselhável deixar a massa crescer ao sol ou dentro do forno aquecido, porém desligado. A temperatura quente ajuda a massa a fermentar.
  • Passado esse tempo, adicionar o restante das farinhas, os ovos, o azeite e o sal. Misturar sem sovar a massa.
  • Adicionar a quinoa. A massa deverá ficar homogênea e mole.
  • Untar a forma com azeite e despejar a massa por cima. Deixar a massa descer por uma hora. Nesse meio tempo, preaquecer o forno em 200º C.
  • Passado esse tempo, levar ao forno por 30 minutos. Após desligar, esperar esfriar por completo antes de cortar para evitar que esfarele.

Notas

  • Se quiser uma receita sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de lactose.
  • No lugar de untar a forma com azeite, você pode forrá-la com papel-manteiga.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão de farinha de soja
Quantidade por Porção
Calorias 449 Calorias da Gordura 198
% Valores Diários*
Gordura Total 22g34%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 5g
Gordura Monoinsaturada 12g
Colesterol 41mg14%
Sódio 317mg16%
Potássio 870mg19%
Carboidratos 50g17%
Fibras 5g20%
Açúcar 3g
Proteína 15g30%
Vitamina A 94IU3%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 4mg25%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 28mcg23%
Cálcio 72mg6%
Cobre 1mg
Folato 154mcg39%
Ferro 3mg17%
Manganês 2mg87%
Magnésio 174mg41%
Fósforo 322mg26%
Selênio 6mcg11%
Zinco 2mg18%
Colina 89mg16%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave pão de farinha de soja, pão sem farinha de trigo, Pão sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário