7 receitas caseiras para tirar cravos

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2021

Os cravos são pontinhos pretos que surgem na pele por conta da obstrução dos poros. Por sua vez, os poros podem ficar obstruídos com acúmulo de células mortas ou oleosidade, que quando em contato com o ar oxidam e ficam com uma cor escura.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de ser tentador espremer a pele para remover os cravos, essa prática pode aumentar o risco de inflamações e de cicatrizes de acne

Muitas vezes, você pode reduzir os cravos na pele por meio de esfoliações frequentes e através do uso de outros remédios caseiros para acne que ajudam a limpar a pele e a regular a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Veja então algumas opções de receitas caseiras que você pode fazer em casa para se livrar dos cravos. 

1. Receita de máscara de mel

Ingredientes

  • Mel;
  • Gaze ou pincel para o rosto.

Como fazer

Aqueça um pouco o mel em uma panela ou no microondas. Em seguida, aplique o mel morno na pele do rosto com a ajuda de uma gaze ou pincel. Espalhe bem e deixe o mel agir por 15 minutos. 

Após esse tempo, enxague o rosto usando água morna e aproveite para esfoliar a pele. Por fim, seque o rosto com uma toalha. Além da esfoliação leve, o mel é rico em nutrientes que ajudam a hidratar a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Receita de máscara de argila verde

máscara de argila verde

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila verde;
  • Água mineral;
  • Pincel para o rosto;
  • Pote pequeno.

Como fazer

Em primeiro lugar, pegue um recipiente de vidro ou de plástico e coloque a argila. Em seguida, vá adicionando água aos poucos e mexendo com o pincel até formar uma pasta. 

Com esse mesmo pincel, espalhe a máscara pelo rosto e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Por último, enxague bem o rosto com água morna para remover toda a argila e seque o rosto com uma toalha macia.

Essa máscara ajuda a remover os cravos. Além disso, a argila é capaz de remover impurezas da pele e de prevenir a formação de novos cravos. Confira os benefícios da argila verde.

3. Receita de máscara de gelatina com leite

Ingredientes

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 colher de sopa de gelatina incolor sem sabor;
  • 1 e ½ colheres de chá de leite;
  • Pote para microondas.

Como fazer

Coloque a gelatina em pó e o leite em um pote e misture bem. Em seguida, coloque o pote no microondas por 10 a 15 segundos para ajudar a amolecer. O ideal é que você obtenha uma mistura bem homogênea e viscosa.

Então, espalhe a mistura ainda morna no rosto, dando ênfase aos locais com mais cravos. Você pode espalhar a máscara de gelatina e leite com o dedo limpo ou com um pincel. Depois disso, deixe a máscara agir e endurecer por completo por aproximadamente 15 minutos. Finalmente, remova a máscara com cuidado e enxágue bem assim que terminar o processo.

4. Receita de máscara de clara de ovo

clara de ovo

Ingredientes

  • 1 clara de ovo;
  • 1 folha de papel toalha;
  • Pincel para o rosto.

Como fazer

Bata a clara de ovo em uma tigela até que ela fique bem espumosa. Em seguida, aplique a espuma no rosto com o auxílio de um pincel. Depois de espalhar bem a clara, coloque um pedaço de papel toalha na região pincelada e passe mais uma camada de clara de ovo batida.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, espere a máscara secar por cerca de 30 minutos. Por fim, retire a máscara do rosto com cuidado. Não se esqueça de enxaguar bem o rosto para retirar qualquer resíduo da pele.

Essa receita funciona porque a clara do ovo encolhe os poros e força os cravos para fora da pele, o que facilita a sua eliminação. Além disso, a clara é rica em nutrientes que melhoram a saúde da pele e ajudam a reduzir a oleosidade. Veja também outros benefícios da clara de ovo para o rosto.

5. Receita para tirar cravo com bicarbonato de sódio

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de água.

Como fazer

Misture o bicarbonato de sódio com água suficiente para criar uma pasta. Em seguida, espalhe a mistura com os dedos sobre os cravos e faça uma esfoliação suave por alguns minutos. Por último, lave bem o rosto com água para remover toda a pasta.

O bicarbonato é um agente esfoliante natural que ajuda a remover células mortas, oleosidade em excesso e sujeira da pele. Além disso, ele não agride muito a pele. Por isso, você pode usá-lo para uma esfoliação gentil e eficaz até duas vezes por semana. Confira outros benefícios do bicarbonato para a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Receita com mel, açúcar mascavo e limão para tirar cravos

mel e limão

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Depois disso, aplique a mistura no rosto e massageie o local fazendo movimentos circulares por cerca de 5 minutos.

Por fim, enxague bem o rosto, seque a pele e aplique um creme hidratante para evitar o ressecamento da pele.

7. Receita de máscara de aveia

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Como fazer

Para preparar essa máscara para tirar cravos, misture a aveia, o iogurte e o azeite. Em seguida, aplique a mistura na pele do rosto ligeiramente úmida. Deixe agir por cerca de 15 minutos antes de enxaguar e secar o rosto.

Essa receita é útil na remoção e prevenção de cravos porque a aveia tem propriedades anti-inflamatórias, esfoliantes e calmantes que ajudam a deixar a pele limpa e saudável. Já o iogurte e o azeite ajudam a hidratar a pele.

Receitas caseiras para tirar cravos funcionam?

Certamente, existem muitas variações de receitas para eliminar cravos e nem todas funcionam para todos os tipos de pele. 

Além disso, vale lembrar que, ainda que essas receitas caseiras para remover cravos sejam eficazes, é importante não exagerar na frequência de aplicação. Isso porque o excesso de esfoliações ou uso de máscaras faciais pode irritar a pele e causar ainda mais problemas. Sendo assim, o ideal é escolher uma dessas receitas para usar apenas duas vezes por semana.

Ao notar que sua pele está muito ressecada ou irritada, espace ainda mais o uso das receitas caseiras para tirar cravos. E se a sua pele apresentar sinais como vermelhidão intensa ou descamação excessiva, procure um dermatologista para avaliação.

Fontes e referências adicionais

Você já testou alguma receita caseira para remover cravos? Como foi sua experiência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário