Ana Maria Braga, apresentadora do programa Mais Você, da TV Globo, afirmou em seu próprio programa, na última semana, estar com câncer de pulmão pela terceira vez – a recorrência nesse tipo de câncer não é incomum. Ela foi diagnosticada com adenocarcinoma, um tipo de tumor maligno de pulmão.
Ana Maria tratou de tranquilizar fãs e espectadores afirmando estar bem e adiantando que o tratamento combinado com imunoterapia e quimioterapia foi iniciado no último dia 24 de janeiro, em São Paulo.
A imunoterapia funciona ativando com maior intensidade o sistema imunológico para que ele mesmo identifique e combata o câncer. Você pode conferir também essas dicas de como fortalecer o sistema imunológico desde já para ajudar a prevenir e combater qualquer tipo de doença.
“Eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no passado. Um foi operado e o outro foi tratado com radiocirurgia. Agora, infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, é um adenocarcinoma, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia”, explicou a apresentadora de 70 anos durante seu programa matinal.
O que é o adenocarcinoma? Como prevenir?
O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil (atrás do câncer de pele) e está em primeiro no mundo em incidência e mortalidade, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Cerca de 40% dos tumores de pulmão são adenocarcinomas, que começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco.
O grande vilão do câncer de pulmão sem dúvidas é o cigarro – ocorre principalmente em pessoas fumantes e ex-fumantes, mas há casos em que a pessoa nunca fumou e desenvolveu a doença, que também é mais frequente em mulheres (o histórico familiar e ser fumante passivo também podem ser outros fatores). Porém, o cigarro pode aumentar em até 20 vezes esse tipo de câncer.
Ou seja, é extremamente importante para prevenir o câncer de pulmão saber como parar de fumar naturalmente e também, claro, se necessário, recorrer aos remédios para parar de fumar mais usados, de acordo com o indicado por um médico pneumologista.
Também não custa nada conhecer e passar longe desses alimentos cancerígenos perigosos para a saúde que, se não são os principais responsáveis do câncer de pulmão, podem desencadear uma série de outros tipos de câncer.
Sintomas
Não existe um sinal ou sintoma específico. O câncer pode se manifestar de várias maneiras.
Porém, entre os principais sinais do câncer de pulmão estão:
- Tosse persistente;
- Tosse com sangue;
- Falta de ar com piora progressiva;
- Dor torácica persistente;
- Perda de peso e falta de apetite;
- Rouquidão.
Você verá abaixo por que é importantíssimo estar atento a esses sinais.
Há chances de cura?
Por ser um tipo de câncer extremamente agressivo (e por isso também ter alta taxa de reincidência, como houve com Ana Maria Braga), é de suma importância o diagnóstico cedo para iniciar o tratamento rapidamente.
Dependendo do estágio, o adenocarcinoma pode ser difícil de remover por cirurgia, pois cresce rapidamente e é agressivo porque tem alta capacidade de gerar metástases. O mais importante é que Ana Maria descobriu o adenocarcinoma já no final de janeiro e iniciou o tratamento rapidamente.
Ana Maria afirmou que fará ciclos de tratamento a cada 21 dias. “Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo! Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio”, escreveu a apresentadora global em seu Twitter.
Aproveite e veja também alguns alimentos que previnem o câncer que são ótimos para fazer parte da sua rotina de dieta.
Passo por o mesmo problema que Ana Maria so com uma diferença faço tratamento pelo SUS tudo muito demorado e longe e sei que esta doença e uma questao de tempo para ajudar no tratamento