Salonpas Funciona? Para Que Serve e Como Usar

Especialista:
atualizado em 02/12/2019

Salonpas é um produto de uso adulto que pode ser encontrado na forma de adesivo, emplastro, spray ou gel. Ele pode ser indicado para o alívio de dores e inflamações de condições como fadiga muscular, dores lombares e musculares, rigidez nos ombros, contusões, pancadas, torções, entorses, torcicolo, dores nas costas, nevralgia (dor do nervo), dores articulares e em outros casos recomendados pelo médico.

As informações são da bula de Salonpas.

Será que Salonpas funciona mesmo?

Agora que já vimos para que serve o produto, vamos procurar entender se Salonpas funciona realmente.

O primeiro ponto que temos a destacar é que só podemos esperar que o produto funcione para os casos em que ele for indicado. Portanto, antes de usar Salonpas, é importante que você converse com o médico ou o farmacêutico para se certificar de que ele realmente pode ajudar o seu caso.

Além disso, como vimos no começo do artigo, a bula não informa que Salonpas funciona como um remédio que vai curar as condições ali citadas, mas que pretende aliviar as dores e inflamações resultantes delas.

A bula de Salonpas também informa que o que o produto faz é fornecer ação anti-inflamatória e analgésica (de combate a dor), que alivia a dor e o inchaço ao ser aplicado sobre a região atingida.

O medicamento tópico promove um alívio e uma sensação de refrescância, que são imediatas, ao usuário. No mesmo sentido, o Salonpas proporciona uma sensação de gelo no local onde é aplicado, amenizando assim a dor e o inchaço.

Encontramos relatos de internautas satisfeitos com o desempenho de Salonpas para dor e distensão muscular. Uma usuária afirmou que “(Salonpas) é excelente como anti-inflamatório para dores musculares. Eu uso o adesivo porque o cheiro do Spray me incomoda, mas o efeito é o mesmo”.

Entretanto, se depois de aplicar o produto você não obtiver melhoras, procure o auxílio médico para receber o tratamento adequado.

Efeitos colaterais de Salonpas

A bula do produto informa que ele pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Prurido (coceira);
  • Eritema (vermelhidão);
  • Erupção;
  • Lesão bolhosa;
  • Descamação;
  • Manchas;
  • Reações no local da aplicação;
  • Irritação local;
  • Eczema (inflamação da pele, que pode apresentar vermelhidão, inchaço, bolhas, crostas, descamação, coceira e ardência).

Ao experimentar qualquer uma das reações adversas mencionadas acima ou ainda algum outro tipo de efeito colateral, procure imediatamente a ajuda do médico, além de parar de usar o produto e lavar bem o local com água corrente.

Contraindicações e cuidados com Salonpas

O produto não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • Que já tenham demonstrado hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula de Salonpas;
  • Que já tenha apresentado hipersensibilidade a outros anti-inflamatórios não esteroidais ou ao ácido acetilsalicílico;
  • Crianças com menos de dois anos – o uso em crianças deve ser feito após consultar o médico;
  • Na pele irritada, em feridas e/ou escoriações abertas.

Já os seguintes grupos de pessoas só podem utilizar Salonpas depois de consultar o médico:

  • Que têm ou já tiveram problemas gastrintestinais como sangramentos, úlceras no estômago ou intestino;
  • Que se encontram em tratamento com medicamentos anticoagulantes;
  • Que sofrem de doença no fígado ou nos rins;
  • Que já tenham tido crise de asma induzida pela administração de salicilatos ou outras substâncias semelhantes;
  • Que já tenha apresentado hipersensibilidade a produtos tópicos;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres que estejam amamentando.

É necessário informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer outro medicamento, suplemento ou planta medicinal para que ele determine se não há problemas em utilizar Salonpas e a substância em questão ao mesmo tempo.

O uso do remédio é somente tópico (externo) e ao aplicá-lo, deve-se evitar contato com as mucosas e os olhos. Porém, se isso acontecer, o usuário deve lavá-los bem com água corrente e procurar a ajuda do médico.

Air Salonpas – a versão do medicamento em aerossol – é inflamável e, por tal motivo, deve ser mantido longe do fogo e de chamas. A sua embalagem também não deve ser perfurada ou incinerada.

Como usar Salonpas

Para ter segurança na hora de usar Salonpas ou caso tenha dúvidas, busque a orientação do médico ou farmacêutico antes de aplicar o remédio. Se os sintomas não desaparecerem, você deve buscar a ajuda do médico.

Agora, vamos conhecer as instruções da bula quanto ao modo de usar Salonpas:

  • Emplastro Salonpas: Lavar e secar a área afetada. Retirar o filme plástico e aplicar o produto na área afetada de duas a três vezes por dia, sem deixar cada emplastro por mais de oito horas.
  • Air Salonpas (aerossol): Lavar e secar a área afetada. Agite vigorosamente o tubo e aplique o produto no mínimo a 10 cm de distância da pele de três a quatro vezes ao dia. Não aplicar no mesmo local por mais de três segundos. No momento de usar, evitar inalação e proteger os olhos durante a aplicação.
  • Salonpas adesivo: Lavar e secar a área afetada. Retirar o filme plástico e aplicar o adesivo na área afetada. Aplicar um adesivo na área afetada e deixar por até oito horas. Se a dor persistir após o uso do primeiro adesivo, um segundo adesivo pode ser aplicado por mais oito horas. Não utilize mais do que quatro adesivos ao dia.
  • Salonpas gel: Lavar e secar a área afetada. Aplicar o gel na pele de três a quatro vezes ao dia. A quantidade apropriada poderá variar dependendo da área afetada. Não massagear a região durante e após a aplicação.

A bula também informa que não se deve utilizar bandagem ou qualquer outro tipo de material oclusivo (que causa fechamento ou obstrução) na área de aplicação de Salonpas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já usou alguma vez e atestou que Salonpas funciona mesmo? Para que tipo de lesão foi necessário? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

1 comentário em “Salonpas Funciona? Para Que Serve e Como Usar”