Especialista da Área:

Sorvete Engorda Mesmo? Dicas e Análise

Quem resiste a um delicioso sorvete? Principalmente nos dias de calor como durante o verão. Aquele clima torna ainda mais irresistível o sabor refrescante de um picolé ou sorvete. Todo mundo tem como certo que sorvete engorda. Mas não é bem assim. Existe uma grande variedade de sorvetes no mercado e ainda existe a opção de você fazer o seu próprio sorvete em casa. Vale lembra também que não vai ser uma colher de sorvete que irá acabar com sua dieta. O grande problema geralmente é que essa colher se transforma em duas, três, quatro,… e quando você percebe já está comendo várias bolas de sorvete e isso se repete em vários dias da semana.

É importante mudarmos nossos pensamentos quando buscamos mudar nosso corpo. A maioria dos nutricionistas concorda que não devemos optar por processos radicais e abrir mão de todas as delicias de nossa alimentação. Pode-se ingerir doces, mas evidentemente que o consumo deve ser moderado, para que não haja consequências indesejadas como o ganho de peso.

O sorvete por ser produzido com leite, é uma fonte de cálcio, mas sua ingestão não deve ser baseada apenas nessa contribuição. O consumo leva à reflexão sobreas taxas calóricas dos alimentos. Então nos perguntamos antes e após a ingestão: O sorvete engorda? Existe algum sorvete indicado para dietas? Os sorvetes de fruta são menos prejudiciais à dieta? A seguir poderemos discutir sobre as influências no plano alimentar e opções saudáveis.

Sorvete de Chocolate

Esse vale a pena mencionar porque é o sorvete mais consumido por todos. Muitas pessoas acreditam que o sorvete engorda menos quando é apenas de chocolate por ser mais “simples”. Mas infelizmente não é assim. Ele pode ter menos calorias do que sorvetes mais rebuscados mas ainda assim tem muitos carboidratos e gorduras. Então, o racional a seguir vale para ele e também para os sorvetes ainda mais calóricos.

O consumo moderado e em ocasiões especial não é proibido, a dica fundamental é ter controle sobre a ingestão, é importante reconhecer a hora de parar de comer e reconhecer a saciedade.

Agora vamos à análise dos valores nutricionais do sorvete de chocolate. O sorvete de chocolate é bastante calórico, uma bola de 60g do sorvete pode conter de 120 a 150 calorias e 16g a 20g de carboidrato, enquanto o valor proteico é bem inferior, entre 1g e 2g. Para quem objetiva perder medidas, é importante atentar para a quantidade de sódio dos produtos, pois isso pode contribuir para a retenção de líquidos no corpo. A bola de sorvete de chocolate em geral contém 36 mg de Sódio. De acordo com esses valores, a dica para quem busca a redução de peso é evitar os excessos e ingerir com muita cautela esses sorvetes que engordam mais.

Sorvete de Frutas

O sorvete de fruta é uma das opções saudáveis para quem deseja se refrescar nos dias de calor. Esse tipo de sorvete engorda menos sim. A ingestão é indicada pelos nutricionistas, pois muitas receitas são feitas com água, o que reduz significativamente o valor calórico, que pode ser até 50% menor que os sabores tradicionais. Uma bola de 60g tem em torno de 90 calorias. Já um picolé de frutas de entre 50 e 100 calorias geralmente. Atualmente é comum a combinação entre sorvete e salada de frutas, mas ainda assim o consumo deve ser moderado. As receitas menos calóricas contém iogurte, e podem ser moldadas de acordo com o gosto pessoal.

Sorvete proteico

Essa é uma novidade para os atletas e adeptos de dietas ricas em ingestão proteica. Os produtos podem ser encontrados em estabelecimentos de produtos naturais ou lojas de suplementos alimentares. O valor varia entre R$12,00 a R$ 18,00 em porção de 170g. O produto possui grande teor proteico e não possui glúten e gorduras, é livre de açúcar. Sua produção é feita de whey protein, possui alto teor de fibras, além de ser fonte de Cálcio e antioxidantes. Opção perfeita, não? O produto não é facilmente encontrado, mas com o crescimento da busca por alimentos saudáveis e benéficos para a vida saudável, a venda se tornará mais comum em mais estabelecimentos. Esse sorvete engorda menos e o valor energético é apenas 58 kcal por porção de 60g, contém apenas 7,6g de carboidrato, 7,3g de proteínas e 5,1g de fibra alimentar.

O Perigo dos Acompanhamentos

O sorvete engorda menos sem acompanhamentos, isso é uma verdade. Os sorvetes tradicionais possuem alto valor calórico, mas mesmo que você opte pelo consumo moderado ou por opções lights, é importante que atente para os acompanhamentos. A ingestão de sorvete sempre é acompanhada de coberturas e doces, o que compromete ainda mais o resultado da dieta. Modere no consumo do sorvete e das guloseimas.

Uma colher de sopa de cobertura pode somar 50 calorias ao seu sorvete. Então reflita e analise se vale a pena ou não. Se você colocar castanha, granulados e outas delícias você poderá estar adicionando até 100 calorias a cada colher de sopa destes acompanhamentos. Há sorvetes que engordam menos, mas eles podem prejudicar ainda mais se as escolhas de acompanhamentos forem erradas.

A deliciosa casquinha também contribui para o aumento do valor calórico da sobremesa, deve-se acrescentar 36 calorias a cada 10g (unidade). É verdade que nas versões light, como o de frutas, ou os feitos com adoçantes, o sorvete engorda menos, mas a adição de balas e coberturas altera os valores nutricionais drasticamente, aumentando a ingestão de açúcar, que é controlada e reduzida em dietas para controle de peso.

– Dicas para comer sorvete e não engordar

Como já dito anteriormente, o consumo deve ser moderado e não radicalmente evitado. É importante evitar tentações e superar a ingestão sem controle. Há algumas medidas que podem auxiliar a driblar o desejo pela sobremesa, controlando a ingestão e ansiedade.

1- Não compre potes grandes de sorvete

Jamais compre embalagens grandes de sorvete, ele irá te encarar todas as vezes que você abrir a geladeira e induzirá seu consumo contínuo. Opte pelas opções individuais e casuais. É a dosagem que influenciará menos, poderá ser recompensada com a prática de exercícios físicos e não comprometerá o equilíbrio do seu metabolismo.

2- Não se engane com rótulos e tabelas nutricionais

Existem diversas opções light e diet, mas não se engane tão fácil. É importante comparar, pois diversas opções alternativas possuem diferenças insignificantes quando comparadas às versões tradicionais. Analise os valores nutricionais, e principalmente os valores referentes à taxa de sódio, carboidrato e total de calorias, pois devem ser controlados para controle de peso.

3- Utilize taças e copos pequenos

Comer em taças e copos pequenos auxiliam nas medidas de dosagem para consumo. Pesquisas provaram que o consumo de sobremesas em taças maiores induz à ingestão de pelo menos 20% a mais que o ideal.

4- Não use o sorvete como distração

É comum usar o computador e assistir televisão enquanto mastigamos algo. O habito é um dos mais comuns e contribui para o descontrole de alimentação. Evite se alimentar enquanto faz outras atividades, isso prejudica sua digestão e pode comprometer os resultados de uma dieta.

Receita de sorvete de frutas light

INGREDIENTES:

  • 5 copos de iogurte natural desnatado;
  • Frutas (Morango, kiwi, uva, abacaxi, manga, etc)
  • Hortelã a gosto
  • Adoçante a gosto

MODO DE PREPARO:

  • Leve o iogurte ao liquidificador e bata com adoçante e hortelã
  • As frutas podem ser acrescentadas, mas que a mistura seja pouco batida, para que o sorvete tenha pequenos pedaços das frutas
  • O conteúdo pode ser distribuído em potes individuais para um consumo controlado
  • O sorvete pode ser ingerido em até 3 meses, se mantido congelado
  • A receita pode ser congelada em forma de picolé também
  • Para que a receita fique mais cremosa, pode-se acrescentar creme de leite light

Qual é seu sorvete preferido? Alguma sugestão de sorvete light? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...

1 comentário em “Sorvete Engorda Mesmo? Dicas e Análise”

Deixe um comentário