Suco Detox Industrializado Funciona?

Especialista:
atualizado em 03/01/2020

Ao mesmo tempo em que a gente escuta maravilhosas promessas a respeito dos sucos detox, a gente também ouve coisas péssimas acerca dos produtos industrializados. Você verá a seguir se o suco detox industrializado funciona da mesma maneira que a versão fresca e orgânica da bebida, além de descobrir se os sucos detox funcionam mesmo.

Essa é uma dúvida realmente válida, uma vez que o consumo de orgânicos pode fazer diferença para a saúde. Por exemplo, você sabia que o consumo de alimentos orgânicos já foi associado à diminuição do risco de câncer?

Sobre os sucos detox

Detox é uma palavra em inglês que significa desintoxicação em português e antigamente era empregada para se referir unicamente ao processo biológico pelo qual os nossos organismos eliminam naturalmente as toxinas. A presença do termo no nome dos sucos detox já dá um spoiler do que a bebida promete.

Os sucos detox são bebidas preparadas à base de frutas, vegetais e, em alguns casos, ervas e especiarias, que prometem auxiliar o emagrecimento, limpar o organismo, fornecer nutrientes, melhorar o funcionamento do intestino e do fígado, conceder ação antioxidante, auxiliar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o trânsito intestinal.

Entretanto, segundo a enfermeira e doutora em saúde pública Juliana Guimarães, os sucos detox não podem ser coados para que as suas fibras e outros benefícios não sejam perdidos.

“É importante combinar a ingestão do suco detox a uma alimentação saudável, sem alimentos industrializados e atividade física regular. Para uma orientação mais completa e uma maior eficácia da sua alimentação para fins de emagrecimento, consulte um/uma médico/a nutrologista ou nutricionista”, aconselhou a doutora em saúde pública.

No entanto, vale a pena saber que os detox da vida são objetos de crítica, justamente pelo processo de desintoxicação já ser algo realizado naturalmente pelo organismo, mais precisamente pelo fígado, pelos rins, pela pele e pelos pulmões.

E então, será que um suco detox industrializado funciona?

Um dos problemas em relação ao suco detox industrializado é que diferentemente de quando a gente prepara a bebida por conta própria em casa com ingredientes frescos e orgânicos, ao comprar o suco já pronto não dá para controlar e ter certeza que foram utilizados somente produtos igualmente frescos e orgânicos na fabricação do produto.

Por isso, mais do que acreditar que um suco industrializado é tão detox quanto as suas propagandas e as letras garrafais – presente na parte da frente da sua embalagem – prometem, é necessário checar a tabela nutricional da bebida. Por exemplo, se o produto apresentar muito mais calorias ou açúcares do que um suco detox natural do mesmo tipo teria, temos um indício de que ele não é boa coisa.

Outro truque importante é o de conferir a lista de ingredientes que também deve estar presente na embalagem do suco. Os ingredientes que aparecem primeiro na lista são os que são encontrados em maior quantidade na composição do produto.

Portanto, caso as frutas, os vegetais e os outros ingredientes naturais demorarem a ser mencionados na lista de ingredientes e o açúcar apareça primeiro, a bebida não pode ser classificada como detox, já que o maior teor de açúcar anularia boa parte dos benefícios dos alimentos saudáveis do produto. Isso porque o açúcar faz mal de diversas maneiras para a saúde.

Ao mencionarmos isso é importante dizer que o açúcar pode não ser listado somente sob o nome de açúcar na lista de ingredientes de um produto. Termos como sacarose, frutose, maltodextrina, maltose, mel, melaço, melado, néctares, glicose, glucose de milho, lactose, dextrose, xarope de milho, xarope de malte, açúcar mascavo, caldo de cana e açúcar invertido, por exemplo, também significam açúcar.

Então, quando eles aparecerem primeiramente na lista de ingredientes de um suco que promete ser detox, saiba que isso quer dizer que o produto em questão contém bastante açúcar.

Entretanto, isso não significa necessariamente que todo suco detox industrializado seja de se jogar fora, apenas é necessário ter atenção e pesquisar bastante para escolher um que seja realmente bom e que cumpra tudo o que promete.

Tanto que o nutricionista clínico e funcional, Fábio Bicalho, afirmou que um suco detox industrializado funciona desde que não apresente conservantes e corantes em sua formulação.

No entanto, o especialista alertou à publicação que os efeitos não vão ser os mesmos que um suco natural porque existem diferenças como a transferência de substâncias químicas da embalagem para a bebida, a perda de nutrientes e a presença de aditivos químicos.

O nutricionista clínico e funcional afirmou ainda que os sucos detox industrializados jamais serão superiores à versão natural da bebida e enfatizou que a melhor alternativa é escolher frutas e vegetais frescos que também sejam, se possível, alimentos orgânicos para preparar um suco natural.

Porém, ainda que os sucos detox industrializados apresentem uma quantidade mais baixa de vitaminas e minerais do que as versões naturais da bebida, eles ainda são melhores do que os refrigerantes.

O especialista Fábio Bicalho defendeu que os sucos detox industrializados podem servir como uma alternativa para a alimentação caso não haja outra possibilidade de incluir esse tipo de suco na dieta, pois a versão industrializada da bebida vai ser melhor do que não comer ou beber a fruta.

Para ter realmente certeza que um suco detox é bom

Recomendamos que você leve a embalagem do produto que você comprou para um nutricionista avaliar se a bebida realmente pode trazer os benefícios que promete. Ou você pode pedir ao profissional que te indique uma boa marca de suco detox industrializado para você comprar.

Independente do que escolher, tenha em mente que não dá para colocar a saúde e a boa forma em dependência apenas de uma bebida. Para assegurar a saúde do seu organismo e chegar a um peso ideal, é fundamental que toda a dieta seja saudável, equilibrada, nutritiva e controlada.

Para aqueles que têm dificuldades em seguir um programa alimentar do tipo, vale muito a pena aproveitar a consulta com o nutricionista para pedir que o profissional indique um regime que auxilie em relação ao objetivo de peso que desejam alcançar, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar direitinho.

Outra opção

É dar uma apertadinha na rotina e se esforçar para conseguir preparar os sucos detox com os ingredientes frescos, naturais e orgânicos por conta própria em casa, uma vez que as versões industrializadas da bebida não trazem o mesmo efeito.

A solução para arranjar tempo pode ser passar menos tempo no celular, diminuir uns minutinhos do horário do almoço para sair mais cedo do trabalho ou acordar uma meia horinha antes do que o normal.

Você ainda pode pedir com jeitinho para alguém que mora com você preparar a bebida. Existem diversas receitas de suco detox que são rápidas e práticas. Se nada disso funcionar, experimente incluir mais frutas e vegetais integrais na dieta no lugar das versões líquidas e industrializadas desses alimentos para aproveitar melhor as vitaminas e minerais que eles podem trazer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o suco detox industrializado? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário