Tae Bo

Tae Bo Emagrece? Dicas para Resultados

Existem inúmeras alternativas de atividades físicas que prometem auxiliar quem deseja emagrecer e perder barriga. Entretanto, para saber qual realmente pode ser adequada para o seu caso, é importante conhecer melhor cada tipo de exercícios, além de contar com apoio de profissionais como um personal trainer, obviamente.

Pensando nisso, vamos conhecer melhor uma dessas atividades – o Tae Bo. Será que o Tae Bo emagrece de verdade? Como funciona essa prática para quem quer perder barriga?

O que é Tae Bo? 

Antes de descobrirmos se o Tae Bo emagrece, vamos ficar um pouco mais familiarizados com a prática, conhecendo do que se trata.

A atividade é uma mistura de ginástica aeróbica com artes marciais como o taekwondo, o boxe tailandês e o karatê. Tanto que o nome da modalidade é uma junção das iniciais de taekwondo e boxe.

A atividade foi desenvolvida pelo praticante de artes marciais Billy Blanks no ano de 1976. Blanks também considera o nome Tae Bo um acrônimo para as palavras “Total Awareness Excelence Body Obedience”, que significam “Total Consciência Excelência Obediência Corporal”.

Em uma aula de Tae Bo, primeiramente os alunos fazem alongamentos como forma de se preparar para os exercícios. É somente depois disso que eles executam os movimentos das artes marciais de forma coreografada, acompanhados de músicas de fundo.

A prática trabalha a parte superior do corpo – como os ombros, braços e peito –, a região inferior do corpo – como as coxas – e os músculos da região central do corpo (core).

Um dos objetivos da atividade é o aumento da força funcional, ou seja, aquela que precisamos utilizar no dia a dia. Os proponentes do treinamento também apontam a resistência como uma de suas vantagens.

Outros benefícios que podem ser trazidos pelo Tae Bo são a melhoria da agilidade, o desenvolvimento de agilidade e flexibilidade, o alívio do estresse e a melhoria do funcionamento do coração e do transporte de oxigênio para as células, por se tratar de um exercício aeróbico.

Tae Bo emagrece?

Um estudo conduzido pelo Conselho Americano de Exercício identificou que uma hora de aula de uma atividade como o Tae Bo pode promover a queima de 350 a 450 calorias.

Já de acordo com a Health Research Funding (Apoio à Pesquisas sobre Saúde, tradução livre), uma pessoa com aproximadamente 54,5 kg pode queimar 552 calorias durante uma hora de aula.

A mesma organização indicou que um praticante com pouco mais de 68 kg pode eliminar 687 calorias em cada 60 minutos de treinamento e que em uma hora de prática, um indivíduo que pesa entre cerca de 90,7 kg até em torno de 113,4 kg pode atingir o gasto de 912 a 1137 calorias.

No entanto, a professora de Tae Bo Adriana Mancilha Pivato explicou que o gasto energético por aula pode chegar até as 800 calorias, dependendo do metabolismo de cada praticante e do desempenho correto dos movimentos.

Além disso, o sexo, a composição corporal e o peso de cada pessoa determinam a quantidade de calorias que ela pode perder durante uma sessão de atividade física. Por isso, podemos apresentar estimativas, mas não temos como definir um valor exato.

Fato é que, ao fazer corretamente o que o professor indica durante as aulas, você queimará uma quantidade significativa de calorias ao longo de sua sessão de Tae Bo. Então, isso automaticamente significa que o Tae Bo emagrece?

Não necessariamente. Isso porque a perda de peso não envolve somente as calorias que perdemos, mas também abrange a quantidade calórica que fornecemos ao nosso corpo. Portanto, para emagrecer com o auxílio da atividade, é importante seguir uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada com foco na perda de peso.

Até porque, se o praticante perde todas essas calorias em uma aula de uma hora de Tae Bo, mas chega em casa e come uma pizza, um hambúrguer com refrigerante e outras guloseimas calóricas, devolverá ao corpo as calorias que perdeu durante o treinamento e não verá diferenças em seu peso.

Dicas

Para os iniciantes, é importante saber que não há restrições para fazer a atividade, que pode ser praticada inclusive por pessoas da terceira idade.

Entretanto, conforme o que a professora Adriana disse, antes de começar a praticar o Tae Bo ou qualquer outro esporte, é necessário passar por uma avaliação médica para saber se está apto ao treino.

Isso deve incluir avaliações físicas, clínico-cardiológicas e ortopédicas. Dependendo da idade da pessoa, ela também pode precisar submeter-se a uma avaliação de esforço.

A professora explicou ainda que mesmo se um problema for detectado durante a avaliação, pode até ser que a pessoa seja liberada para fazer o exercício, porém, seu treino deverá ser diferente do habitual, com mudanças apropriadas para o seu caso.

Pessoas que sofrem com problemas na coluna precisam de autorização do médico para fazer o Tae Bo, tendo em vista que a atividade exige a prática de muitos saltos e giros.

Uma vez que o aval para a prática do exercício for recebido, é fundamental buscar uma boa academia com professores competentes para fazer as aulas. Isso é importante para ter segurança durante os treinamentos, contar com auxílio para aprender corretamente as técnicas dos movimentos e ser socorrido caso sofra algum tipo de machucado ou lesão.

Por se tratar de uma atividade que gasta bastante energia e gera muito suor, é importante ter uma garrafa de água em mãos e tomar o líquido antes, durante e depois da aula de Tae Bo. A atividade também exige a utilização de sapatos confortáveis e adequados para absorver o impacto no solo.

Esses cuidados são importantes para garantir o bom andamento da sessão de Tae Bo e, assim, ter bons resultados a partir da prática da atividade.

Você conhece alguém que tenha praticado e afirme que o Tae Bo emagrece? Tem vontade de experimentar essa prática para perder barriga? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. eu pesava 167 quilos quando comecei uma reducação alimentar ainda estou nesse processo e aulas de tae bo me ajuda e me ajudou nesse processo de emagrecimento, hoje estou com 90 quilos e quero perder mais

  2. Faço tae bo há 4 meses e emagreci, perdi gordura abdominal e melhor ainda não sinto mais dores nas articulações e tenho muita disposição. Enfim recomendo ,foi a melhor coisa na minha vida.

  3. Comecei no Tae bo ha dois meses , perdi na circunferência abdominal e outras medidas tenho muita disposição……..

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*