Tocilizumabe: remédio para artrite pode tratar casos severos de COVID-19

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

A vacina contra o novo coronavírus é uma possibilidade cada vez mais real. Mas ao mesmo tempo, os cientistas também estão em busca de tratamentos para a doença. Principalmente quando se trata dos casos mais severos.

  Continua Depois da Publicidade  

O tocilizumabe, por exemplo, é uma droga que pode ser promissora para tratamento dos casos mais graves de COVID-19.

De acordo com um estudo recente feito por pesquisadores ingleses e holandeses, este remédio apontou resultados significativos no tratamento de casos mais severos da doença.

Entenda como este remédio usado para artrite pode ajudar e saiba o que dizem os cientistas sobre o estudo recente.

Tocilizumabe modifica reposta biológica, segundo cientistas

O tocilizumabe é um medicamento usado no tratamento da artrite reumatoide. De acordo com os médicos, este medicamento age para modificar a resposta biológica do organismo à doença.

Portanto, ele nada mais é do que um anticorpo.

Estudo indicou possibilidade do uso no tratamento da COVID-19

De acordo com os pesquisadores, o Tocilizumabe não permitiria a deflagração da cascata de citocinas pró-inflamatórias associadas aos quadros graves de COVID-19.

Isso porque agiria dando um reforço no sistema imunológico. O remédio tem como alvo o sistema imunológico, que entra em atividade em alguns pacientes com coronavírus. É essa reação, e não o próprio vírus, que pode ser mortal.

O teste foi conduzido pelo Imperial College London, pelo Centro Nacional de Auditoria e Pesquisa de Terapia Intensiva do Reino Unido e pela Universidade de Utrecht, nos pacientes mais graves.

Estudo é complexo e deve ser visto com cautela, alertam pesquisadores

Apesar da reposta positiva no tratamento dos pacientes, os médicos ainda alertam para que se tenha cautela com o uso deste remédio.  

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, embora os resultados sejam animadores, deve-se lembrar de que se trata de uma amostragem pequena e sem grupo controle.

O estudo demonstrou uma melhora nos resultados do tratamento da COVID-19. No entanto, conforme os pesquisadores, esta pode ainda ser uma combinação estatística de outras medidas, como taxas de sobrevivência e tempo em terapia intensiva.

Segundo o professor Anthony Gordon, um dos chefes da pesquisa, os médicos sabem que a droga tem algum efeito, mas demorará para saber se ela está salvando vidas ou apenas acelerando a recuperação.

Relembre estratégias para se proteger da COVID-19

coronavirus

Com a chegada do fim de ano, é importante relembrar que, por mais que exista flexibilização, a pandemia ainda está a todo vapor. Sendo assim, manter alguns cuidados é essencial.

Primeiramente, a higienização é fundamental. Lembre-se de que o mantra dos infectologistas para se proteger é usar máscaras, manter a distância e lavar sempre bem as mãos.

Se sair, não se esqueça do álcool em gel. Evite aglomerações. Isto pode ser extremamente difícil nas festas de final de ano, mas pode salvar vidas.

Outras medidas importantes são:

  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
  • Fique em casa se você se sentir indisposto;
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Proteja-se. Cuidando de você, você também cuida de quem ama!

  Continua Depois da Publicidade  

Você já conhecia o Tocilizumabe? Sofre com artrite e teve de tomar este medicamento? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário