Tontura – Tipos, causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2021

Você sabia que existem vários tipos de tontura? Conheça então os tipos, as causas e o que fazer para lidar com essa sensação de desequilíbrio.

  Continua Depois da Publicidade  

A tontura é uma sensação de estar tonto ou com falta de equilíbrio. Geralmente, ela ocorre por uma desorientação dos órgãos sensoriais como os olhos e os ouvidos. Aliás, veja também o que pode ser a dor de ouvido.

Muita gente confunde a tontura com a vertigem. Apenas para você entender a diferença: a vertigem é aquela sensação de que tudo ao seu redor está girando. Por outro lado, a tontura tem mais a ver com o desequilíbrio.

Na maioria dos casos, ela não é um sintoma grave – principalmente se é ocasional e temporária. Mas alguns episódios podem resultar em desmaio. Nesses casos, é importante buscar avaliação médica.

Veja então a seguir quais os tipos e as principais causas de tontura para saber o que fazer.

Tipos de tontura

Cada pessoa experimenta a tontura de uma forma diferente. Tem gente que a descreve como:

  • Uma sensação de desmaio;
  • Escurecimento da visão;
  • Fraqueza ou instabilidade do corpo;
  • Perda de equilíbrio.

A boa notícia é que raramente a tontura é algo grave. Na maioria das vezes, ela é passageira e não causa grandes transtornos.

Ainda assim, é importante saber que existem vários tipos de tontura:

  • Emocional: tem a ver com condições como a ansiedade e o estresse por causa das mudanças no padrão de respiração e de batimentos cardíacos;
  • Hemodinâmica: pode ter relação com a queda da pressão arterial;
  • Tontura do aparelho labiríntico: ocorre depois de movimentos bruscos ou por causa de problemas no ouvido interno;
  • Tontura de estruturas neurológicas: pode ser resultado de problemas de visão, uso de medicamentos ou doenças neurológicas.

Devido a tantas possibilidades, consultar a opinião de um médico se a sua tontura for frequente é essencial para descobrir a causa.

Causas

homem com tontura

Muitas coisas podem desencadear a tontura. Veja quais as principais causas:

  Continua Depois da Publicidade  

Enxaqueca

Quem tem crises de enxaqueca também pode sentir tontura. Às vezes, ela surge antes mesmo da dor de cabeça.

De acordo com dados da American Migraine Foundation, cerca de 30 a 50% das pessoas vão sentir tonturas durante uma crise de enxaqueca.

Problemas no ouvido interno

O equilíbrio do nosso corpo é regulado pelo ouvido. Por isso, infecções no ouvido e outros problemas no local podem causar tontura.

É o caso da doença de Menière, por exemplo, em que um fluido se acumula no ouvido e causa sintomas como:

  • Tontura;
  • Zumbido;
  • Perda auditiva;
  • Ouvido tampado.

Aliás, a labirintite também é um gatilho para a tontura. Nesse caso, ela ocorre por causa de uma infecção séria no ouvido interno (ou labirinto).

Vertigem

Apesar de algumas pessoas acharem que vertigem e tontura são sinônimos, elas são coisas diferentes.

Como muita gente confunde esses termos, a sua tontura pode na verdade ser apenas vertigem. A saber, o tipo mais comum de vertigem é a vertigem posicional benigna.

Isso acontece quando mudamos rapidamente de posição e parece que estamos rodando ou que tudo ao nosso redor está girando – causando uma sensação desagradável mas temporária de enjoo, desequilíbrio e mal-estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Anemia

Um dos sintomas de anemia pode ser a tontura. Isso acontece porque baixos níveis de ferro no sangue prejudicam a circulação sanguínea.

De fato, a má circulação pode causar outros problemas como queda de pressão e sintomas como tontura, fadiga e palidez.

Hipoglicemia

Um episódio de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) pode causar tontura. Isso é mais comum em pessoas que sofrem de diabetes, mas pessoas saudáveis também podem sofrer com isso.

Pressão arterial alterada

A queda brusca da pressão arterial também pode causar tontura ou desmaio. Isso pode acontecer depois de ficar muito tempo sem comer ou logo após mudar de posição muito rapidamente.

Além disso, pode acontecer uma queda de pressão ao se expor ao calor excessivo.

Uso de remédios

Certos remédios podem causar tontura como um efeito colateral. Isso é comum em remédios usados no tratamento da hipertensão. Além disso, outros remédios que podem gerar esse efeito incluem:

  • Anticonvulsivantes;
  • Antidepressivos;
  • Tranquilizantes e sedativos.

Ansiedade

Por fim, alguns transtornos de ansiedade podem causar a sensação de tontura. Por exemplo, ela pode ser um dos sintomas de uma crise de pânico.

Isso acontece porque durante um evento estressante ou uma crise de ansiedade, o cérebro libera hormônios que afetam o sistema respiratório e também o sistema cardiovascular. Dessa forma, a mudança na respiração e na circulação sanguínea podem causar tontura e sensação de desmaio.

O que fazer

O tratamento nem sempre é necessário, pois tudo vai depender da causa. No momento da tontura, você deve:

  1. Mover-se devagar ou ficar parado até melhorar;
  2. Deitar e descansar um pouco até restabelecer o equilíbrio do corpo;
  3. Beber bastante água.

Assim, o ideal é observar se a sua tontura aparece muitas vezes e se ela vem junto com outros sintomas. Se esse for seu caso, procure um médico que poderá te indicar o melhor tratamento.

No caso de problemas no ouvido, por exemplo, existem remédios que podem ajudar. Aliás, o mesmo vale para a enxaqueca, que pode ser tratada com remédios e também com ajustes no estilo de vida.

Geralmente, lidar melhor com o estresse e a ansiedade ajuda a reduzir a tontura. Por isso, procure praticar atividades físicas regularmente e aprender técnicas como o mindfulness, por exemplo.

Por fim, cuidar da sua alimentação e se manter bem hidratado é importante para acabar com a tontura resultante de episódios de hipoglicemia ou por uma queda de pressão arterial.

Mas, fique tranquilo, a tontura normalmente é inofensiva. No entanto, se isso te preocupar ou prejudicar o seu dia a dia, consulte um clínico geral para te avaliar e orientar.

Vídeo

Por fim, veja também no vídeo abaixo a nossa nutricionista mostrando as possíveis causas de tontura:

Fontes e referências adicionais

Você se lembra da última vez que sentiu tontura? Como foi a sensação? Durou muito tempo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário