Mindfulness – O que é, benefícios e como praticar a atenção plena

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atualizado em 25/02/2021

Saiba agora o que é o mindfulness, os benefícios e como praticar a técnica de atenção plena que ajuda controlar a ansiedade e ter dias mais produtivos.

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Muita gente pensa que é impossível focar a sua atenção plena em uma tarefa hoje em dia. Com tanta informação circundando a nossa mente, a ideia de mindfulness parece estar muito distante. Mas você sabe o que é isso?

A mindfulness ou atenção plena é uma prática que consiste em treinar a sua atenção e, assim:

  • Ter mais foco;
  • Concentrar-se melhor;
  • Sentir mais tranquilidade em suas tarefas diárias.

Sabemos que o nosso estado mental vem sofrendo cada vez mais com a ansiedade e o estresse por causa do estilo de vida moderno. Mas é possível reverter esse quadro ansioso e estressante com exercícios de respiração e outra técnicas baseadas em mindfulness.

Aliás, você vai gostar de ver no vídeo abaixo as dicas da nossa nutricionista para obter em 10 minutos de relaxamento o equivalente a 44 minutos de sono:

O que é a atenção plena

Em resumo, a atenção plena é manter a atenção no presente. Isto é, sem se preocupar com o futuro ou remoer o passado.

Ficar atento ao momento presente ajuda a sua mente e o seu corpo a relaxar – gerando uma sensação de bem estar. Além disso, você é capaz de lidar com o que realmente está acontecendo naquele instante e não perder o seu tempo com devaneios, por exemplo.

Na atenção plena, você deve treinar a mente para se concentrar no agora. Para isso, você pode prestar atenção no seu corpo e na atividade que você está fazendo.

Com o tempo, o treinamento de mindfulness te ajudar a:

  • Entender melhor os sinais de estresse do seu corpo;
  • Compreender os seus sentimentos;
  • Observar os seus pensamentos;
  • Preocupar-se menos com o futuro;
  • Lidar melhor com problemas de saúde e dores crônicas;
  • Aproveitar melhor os momentos;
  • Ter uma qualidade de vida melhor.

Benefícios da atenção plena

mindfulness

Além de aumentar as chances de você executar bem uma tarefa (já que você está focando em uma de cada vez), a atenção plena melhora a saúde – principalmente daquelas que sofrem de quadros de ansiedade ou depressão.

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1. Melhora o foco e a concentração

Quem presta mais atenção no presente do que no passado ou no futuro consegue se concentrar melhor.

Além disso, o mindfulness ajuda a lidar melhor com as distrações e com o excesso de informações que surgem no nosso dia a dia.

2. Reduz a ansiedade e o estresse

Já percebeu que muitas vezes você fica mais preocupado com uma situação que está por vir do que com aquilo que você está vivendo no momento? Isso se chama ansiedade.

Preocupar-se demais com o futuro não faz bem, principalmente se isso dificultar as suas tarefas atuais – o que em alguns casos pode caracterizar uma crise de ansiedade.

Felizmente, a técnica de mindfulness ajuda a diminuir a ansiedade e a lidar melhor com o estresse. Focar no agora ajuda a reduzir as preocupações sobre o futuro e também os arrependimentos do passado.

De fato, desenvolver essa habilidade traz mais tranquilidade para o dia a dia e faz com que os momentos sejam melhor vividos.

3. Pode prevenir e tratar alguns sintomas de depressão

Muitos psicoterapeutas vêm ensinando seus pacientes sobre a prática de mindfulness. De fato, focar a atenção no presente é muito importante para ajudar a lidar com as emoções. 

Por isso, quem pratica a atenção plena costuma ter melhores resultados no tratamento e prevenção da depressão e de outros transtornos psiquiátricos.

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4. Alivia quadros de insônia

Às vezes, a insônia é uma resposta do corpo para um excesso de preocupações. Nesses casos, a atenção plena é uma grande aliada.

Praticar a atenção plena ajuda a ter uma mente mais tranquila, o que consequentemente reduz as preocupações e o cansaço mental que insistem em aparecer na hora de dormir.

5. Ajuda a desenvolver a inteligência emocional

Com o passar do tempo, quem pratica o mindfulness percebe que aprende a lidar melhor com as próprias emoções.

Além disso, relacionamentos com outras pessoas também tendem a melhorar.

Exercícios de mindfulness

Com a correria do dia a dia e o excesso de informações, fica fácil perder a conexão com o presente.

Felizmente, existem exercícios que podem ajudar a retomar essa consciência sobre o momento presente.

Mas antes de mais nada, controle suas expectativas. Comece a praticar os exercícios a seguir por poucos minutos por dia, mas faça isso diariamente. Quanto mais você praticar, melhores serão seus resultados.

1. Concentre-se em sua respiração

O exercício de respiração é o mais fácil de começar a treinar a atenção plena. Para isso, sente-se em uma posição confortável e concentre a sua atenção na sua respiração.

Feche os olhos se isso te ajudar na concentração e apenas observe as sensações do seu corpo enquanto você inspira e expira o ar.

Sinta a sua barriga subir e descer enquanto respira. Esse tipo de respiração é chamado de respiração diafragmática, que traz diversos benefícios para a saúde.

2. Faça uma atividade simples como comer com atenção plena

Ao invés de almoçar na frente da televisão ou usando as redes sociais, tenha uma refeição focando em comer.

Preste atenção na textura, no cheiro e no sabor dos alimentos. Observe a sua mastigação e não faça nenhuma atividade paralela enquanto come.

Você pode até notar que a comida está mais gostosa do que antes ou que você está satisfeito antes de terminar o prato.

De fato, é possível treinar a atenção plena com qualquer atividade cotidiana, como por exemplo:

  • Escovar os dentes;
  • Dirigir;
  • Caminhar;
  • Lavar louça.

3. Não tente expulsar seus pensamentos

Por fim, não fique chateado se for difícil se concentrar no início. É normal que pensamentos aleatórios surjam durante a prática. Aliás, o objetivo da atenção plena não é se livrar dos pensamentos e emoções, mas sim lidar melhor com eles e retomar seu foco para o aqui e o agora.

Assim, ao invés de lutar contra eles, apenas aceite os pensamentos e sentimentos e retome sua atenção ao que você está fazendo. 

Aos poucos, o mindfulness fica cada vez mais fácil e traz cada vez mais benefícios para seu corpo e sua mente.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tentou praticar mindfulness no seu dia a dia? Acha que essa técnica pode realmente ajudar a reduzir o estresse? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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