Dormir bem quando se está sofrendo de torcicolo pode ser uma tarefa quase impossível, já que esse problema costuma causar dores intensas. Mas, como veremos a seguir, existem algumas formas de tornar esse processo um pouco mais fácil, e assim conseguir uma noite de sono restauradora.
Então, no artigo a seguir vamos aprender formas de dormir bem com quando o pescoço está travado, além de entender melhor o que é exatamente o torcicolo, suas causas e formas de tratamento.
Veja também: Torcicolo: O que fazer? O que é, sintomas e tratamento
O que é o torcicolo?
O torcicolo é um distúrbio que atinge os músculos do pescoço, causando contrações intensas, rigidez e dor no local, além de dificuldades de movimento.
Isso ocorre, na maioria das vezes, como resposta a um trauma físico, esforço intenso dos músculos do pescoço ou acúmulo de tensões emocionais.
No entanto, o torcicolo tende a ser um problema autolimitado, ou seja, que se resolve espontaneamente em pouco tempo.
Principais sintomas do torcicolo
O torcicolo pode se apresentar de formas levemente diferentes, a depender da sua causa específica, da sua gravidade e das características físicas da pessoa.
Mas, em geral, os sintomas são:
- Dor no pescoço, que pode irradiar para o ombro ou para as costas
- Dor de cabeça
- Dificuldade para movimentar o pescoço e a cabeça
- Rigidez e inchaço nos músculos do pescoço e ombros
- Assimetria na posição dos ombros e do pescoço, ou seja, um ombro pode ficar mais alto que o outro, e o pescoço pode pender para um dos lados
Esses sintomas são causados pela rigidez e por espasmos musculares, que impedem a movimentação normal do pescoço e usam dores de intensidades variadas.
Como dormir com torcicolo?
Dormir durante uma crise de torcicolo pode ser um desafio. Mas existem formas de aliviar os sintomas do problema, e assim conseguir uma noite de sono restauradora, que irá te ajudar a relaxar e a resolver a tensão muscular no pescoço.
Para isso, selecionamos algumas técnicas que podem contribuir para a redução do desconforto do torcicolo na hora de dormir:
- Utilize um travesseiro que ofereça um bom suporte para o pescoço, sem forçar os músculos, articulações e ligamentos. Assim, o ideal é que ele não seja nem muito alto nem muito baixo, e deixe o pescoço numa posição neutra
- Encontre uma posição que cause menos incômodos. Algumas pessoas relatam que deitar de costas, com um travesseiro mediano para apoiar a cabeça é uma boa forma de aliviar a dor
- Use técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação, que ajudam a aliviar o estresse e a tensão muscular
- Tome um banho quente antes de dormir, uma vez que o calor da água ajuda a relaxar os músculos
- Evite o uso de dispositivos eletrônicos, pois eles podem aumentar a tensão no pescoço e atrapalhar ainda mais o sono
Por fim, a dica principal é: Não se desespere. O torcicolo dói e atrapalha bastante o sono, mas ele normalmente melhora sozinho.
Veja também: Qual é a melhor posição para dormir? Dicas e cuidados
Principais causas do torcicolo
Essa rigidez dos músculos do pescoço não surge do nada, mas sim como resultado de algum outro problema que atinge a região.
Os mais comuns são:
- Dormir com uma posição incorreta da cabeça durante o sono
- Movimento muito brusco do pescoço
- Exercício físico feito de forma errada, ou com muita intensidade
- Pancadas na região da cabeça e pescoço
- Hérnia de disco
- Desvios na coluna, como a escoliose
- Artrose ou outros tipos de inflamação e degeneração que atinjam as vértebras do pescoço
- Problemas psicológicos, estresse e tensões emocionais
Além disso, existem casos de torcicolo congênito, um problema que afeta bebês recém nascidos. Nesses casos, o torcicolo está relacionado às condições do parto ou com a posição do bebê dentro do útero.
Nos bebês, o distúrbio deve ser tratado rapidamente, para evitar dificuldades futuras na movimentação da cabeça e do pescoço.
Quanto tempo dura o torcicolo?
A duração dos sintomas do torcicolo depende da causa do distúrbio.
Assim, temos:
- Quando é causado apenas por espasmo da musculatura, os sintomas normalmente desaparecem em até 3 dias
- Já em casos de torcicolo causado por problemas articulares, o alívio dos sintomas pode levar algumas semanas
Assim, na grande maioria dos casos, o torcicolo melhora rapidamente sozinho, ou com o uso de medidas simples, como compressas quentes e massagem.
Mas, quando a dor e os espasmos são causados por problemas nos ossos ou articulações, o tempo de melhora pode ser mais longo, requerendo diferentes formas de tratamento.
Formas de tratar o torcicolo
Na maioria das vezes, o torcicolo é um problema que melhora espontaneamente em poucos dias. Mas, é possível aliviar a dor e o incômodo da rigidez muscular, seja com o uso de medicamentos ou com medidas não farmacológicas:
- Anti-inflamatórios, para aliviar a dor
- Relaxantes musculares, que diminuem a contração dos músculos
- Massagens e alongamentos, para relaxar a musculatura local
- Terapias alternativas, como a acupuntura
Além disso, quando existe uma causa já identificada, é necessário tratar esse problema de base. Então, quando o torcicolo aparece com muita frequência, ou quando causa muita dor e rigidez, é importante procurar um médico.
É possível prevenir o torcicolo?
Sim, é possível prevenir boa parte dos casos de torcicolo. Isso é verdade principalmente quando a rigidez muscular é causada por mau posicionamento do pescoço ou alguma outra sobrecarga desses músculos.
Nesses casos, as medidas de prevenção incluem:
- Alongamentos e fortalecimento muscular, com a orientação de um profissional habilitado
- Usar cadeiras, colchão e travesseiros adequados
- Tentar o máximo evitar o estresse e tensão emocional, quando possível
Já nos casos de torcicolo causado por estresse, a prevenção pode ser mais difícil, mas ainda é possível, com o uso de técnicas de relaxamento.
Fontes e referências adicionais
- Torcicolo, Ministério da Saúde
- Neck pain: global epidemiology, trends and risk factors, BMC musculoskeletal disorders
- Global, regional, and national burden of neck pain in the general population, 1990-2017: systematic analysis of the Global Burden of Disease Study 2017, BMJ 2020;368:m791
- Assessment of patients with neck pain: a review of definitions, selection criteria, and measurement tools, J Chiropr Med. 2010 Jun; 9(2): 49–59.
Fontes e referências adicionais
- Torcicolo, Ministério da Saúde
- Neck pain: global epidemiology, trends and risk factors, BMC musculoskeletal disorders
- Global, regional, and national burden of neck pain in the general population, 1990-2017: systematic analysis of the Global Burden of Disease Study 2017, BMJ 2020;368:m791
- Assessment of patients with neck pain: a review of definitions, selection criteria, and measurement tools, J Chiropr Med. 2010 Jun; 9(2): 49–59.