6 melhores relaxantes musculares

publicado em

Os melhores relaxantes musculares são indicados no tratamento da dor muscular causada por problemas de contratura muscular, torção, trauma, torcicolo e dor na coluna lombar, por exemplo. 

Além desses quadros dolorosos corriqueiros, os relaxantes musculares podem ser usados no tratamento de crises agudas de doenças crônicas, como a artrite reumatoide e a fibromialgia.

O alívio da dor proporcionado pelo relaxamento muscular se dá pela inibição dos espasmos musculares, que são contrações musculares dolorosas e involuntárias. 

Além do alívio da dor, o relaxante muscular devolve a amplitude dos movimentos, que são limitados pela rigidez muscular. 

Os relaxantes musculares também podem ser usados por pessoas que sofrem de ansiedade ou estresse exagerados e, por isso, têm dificuldade para dormir. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os relaxantes musculares geralmente têm em sua composição substâncias analgésicas, como paracetamol ou dipirona, anti-inflamatórios, como o diclofenaco, e a cafeína. 

Esses medicamentos só devem ser usados por adultos e, de preferência, com prescrição médica. Os efeitos colaterais mais comuns dos relaxantes musculares são sonolência e tontura. 

Veja quais são os melhores relaxantes musculares usados no tratamento da dor muscular. 

Carisoprodol (Mioflex®)

Mioflex
Reprodução: via Mantecorp

O carisoprodol, ou Mioflex A®, é um relaxante muscular combinado com paracetamol, cafeína anidra e diclofenaco de sódio. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esse medicamento é normalmente indicado no tratamento de reumatismo e de outras síndromes ou doenças que afetam o sistema musculoesquelético, como:

  • Dor na coluna lombar (lombalgia)
  • Osteoartrite
  • Osteoporose
  • Crise aguda de artrite reumatoide
  • Crise aguda de gota
  • Dor pós-traumática ou pós-operatória

Como tomar

A dose usual é de 1 comprimido a cada 12 horas, portanto 2 comprimidos por dia. Mas você pode tomar até 3 comprimidos por dia, que é a dose máxima diária, respeitando um intervalo de 8 horas entre as doses. O tratamento não deve ultrapassar 10 dias. 

O carisoprodol é contraindicado para gestantes, lactantes, menores de 14 anos, hipertensos e pessoas com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave. 

Ciclobenzaprina (Miosan®)

O cloridrato de ciclobenzaprina, ou Miosan®, é indicado no tratamento de lombalgias e torcicolo, mas também pode ser usado para aliviar a dor muscular causada por:

  • Fibromialgia
  • Periartrite no ombro
  • Dor no pescoço que irradia para o braço

Existe uma formulação que combina o cloridrato de ciclobenzaprina com cafeína, que potencializa o seu efeito analgésico e relaxante muscular. Essa composição é encontrada com o nome comercial “Miosan® Caf”.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tomar

A dose usual é de 1 comprimido de 5 ou 10 mg, a cada 12 horas. Dependendo da intensidade da dor, os comprimidos podem ser administrados até 4 vezes ao dia, com intervalos de 6 horas entre as doses. O tratamento dura, em média, de 2 a 3 semanas. 

O cloridrato de ciclobenzaprina é contraindicado para gestantes, lactantes, menores de 15 anos, pessoas com glaucoma, retenção urinária, hipotireoidismo e doenças cardiovasculares

Orfenadrina (Dorflex®)

dorflex
Reprodução: via Sanofi

A orfenadrina ou citrato de orfenadrina, cuja marca de referência é o Dorflex®, é um relaxante muscular muito usado para o alívio de dores causadas por:

O relaxante muscular orfenadrina geralmente é associado à dipirona monoidratada e à cafeína anidra, que potencializam a ação analgésica do medicamento.  

Como tomar

A dose usual do medicamento é de 1 a 2 comprimidos, de 2 a 4 vezes ao dia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Este relaxante muscular é contraindicado para crianças, gestantes, lactantes, pessoas com glaucoma, problemas no trato digestivo, hipertrofia da próstata, problemas cardíacos, miastenia grave e obstrução do colo da bexiga.

Baclofeno (Baclofen®)

O baclofeno, ou Baclofen®, é um relaxante muscular indicado para o alívio da rigidez e do espasmo muscular presente em doenças neurológicas e em outras condições de saúde, como:

  • Esclerose múltipla
  • Doenças ou lesões na medula óssea
  • Mielite
  • Pós acidente vascular cerebral

O relaxamento muscular promovido pelo baclofeno melhora a mobilidade e alivia a dor, conferindo uma melhor qualidade de vida para os portadores dessas doenças. 

Como tomar

O esquema de doses do baclofeno varia de caso para caso, mas geralmente começa com 10 a 15 mg da substância por dia, dividida em 3 a 4 doses. Essa dose pode ser aumentada após 3 dias, com um incremento de 15 mg, podendo chegar à dosagem máxima de 100 a 120 mg de baclofeno por dia. 

O baclofeno só pode ser usado com prescrição e supervisão médica, sendo contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas com doença de Parkinson, epilepsia, úlcera no estômago, problemas nos rins ou no fígado e diabetes. 

Tizanidina (Sirdalud®)

A tizanidina, ou Sirdalud®, é um relaxante muscular que age principalmente na medula espinhal, reduzindo a tensão muscular. 

Devido ao seu local de ação, a tizanidina é indicada para o alívio da dor muscular causada por distúrbios na coluna cervical e lombar, comuns nas seguintes condições clínicas:

  • Pós-operatório de hérnia de disco
  • Pós operatório de osteoartrite no quadril
  • Esclerose múltipla
  • Acidente vascular cerebral
  • Lesão medular 

Como tomar

A dose ideal de tizanidina varia de acordo com a doença ou síndrome de base da dor muscular, mas geralmente é de 2 a 6 mg por dia, divididos em 3 doses. 

A tizanidina é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas com insuficiência renal grave.  

Diazepam (Valium®)

Diazepam
Reprodução: via Neo Química

O diazepam, cuja marca de referência é o Valium®, é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, usado principalmente no tratamento da ansiedade. 

O diazepam é útil, também, como relaxante muscular. Ele ajuda a aliviar os espasmos musculares causados por lesões, por processos inflamatórios e por problemas neurológicos, como paralisia cerebral e paraplegia. 

Esse medicamento só é indicado para o tratamento da dor muscular muito intensa e debilitante.

O efeito de relaxamento muscular também contribui indiretamente para a diminuição da ansiedade, pois pode ajudar a pessoa a dormir melhor.  

Como tomar

A dose diária usual de diazepam é de 5 a 10 mg, podendo chegar a 20 mg, em alguns casos. 

Este medicamento é contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas com insuficiência renal ou respiratória grave, síndrome da apneia do sono, miastenia grave ou com dependência química.

Fontes e referências adicionais

Quais desses medicamentos você já tomou ou costuma tomar para aliviar a dor muscular? Você sente sono quando toma um relaxante muscular? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário