Qual é a melhor posição para dormir? Dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

Dormir na posição errada pode causar dores no corpo e até prejudicar a qualidade do sono. Como passamos até um terço das nossas vidas dormindo, é importante escolher uma boa posição para descansar.

  Continua Depois da Publicidade  

Nem sempre a posição mais confortável para dormir é a mais saudável. Aliás, a má postura muitas vezes é resultado de uma posição inadequada na hora de dormir.

A melhor posição é aquela em que o alinhamento da coluna vertebral é respeitado. De fato, manter a coluna alinhada e bem apoiada durante o sono ajuda os músculos a relaxarem e promove um sono mais profundo. E, é claro, evita problemas de postura e dores ao acordar.

Então, saiba quais são as melhores posições para dormir e quais você deve evitar para ter uma coluna saudável e um sono reparador.

Qual é a melhor posição para dormir?

A posição de dormir influencia não apenas na curvatura da coluna mas também fatores como o ronco e o refluxo ácido, por exemplo. De fato, dormir na posição correta é essencial para descansar as articulações e os músculos usados durante o dia.

Dormir de lado

dormir de lado

Deitar de lado é uma das melhores posições para dormir. Nessa posição, a coluna fica bem apoiada e segue uma linha contínua. Além disso, essa posição evita lesões e previne a dor nas costas.

Outras vantagens de dormir de lado, especificamente sobre o lado esquerdo do corpo, incluem uma melhoria na circulação sanguínea e uma boa digestão, já que o intestino fica levemente inclinado para a esquerda. Alguns especialistas também acreditam que essa posição fortalece o sistema imunológico.

  Continua Depois da Publicidade  

Dormir nessa posição é especialmente benéfico para mulheres grávidas, idosos e pessoas que sofrem de condições como dor nas costas, má circulação, dor no pescoço, refluxo e apneia do sono.

Porém, para que você colha os benefícios de dormir de lado, é importante usar 2 travesseiros com a espessura semelhante à distância entre seu pescoço e o seu ombro. Um deles ficará no seu pescoço e o outro entre as pernas. Esses apoios ajudam a manter a coluna alinhada e o corpo relaxado.

Se você já tentou e não consegue dormir bem na posição de lado, é possível adaptar outras posições para que a coluna não sofra tanto e você tenha um sono tranquilo.

Dormir de barriga para cima

dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima ou de costas é uma posição que, com os ajustes corretos, pode ser benéfica para sua saúde. 

Além de ser uma boa opção para quem tem dor nos ombros ao deitar de lado, a posição de barriga para cima evita dores no pescoço e nas costas. Essa posição também é adequada para quem está se recuperando de uma cirurgia.

Essa forma de deitar também pode aliviar a congestão nasal, mas apenas se a sua cabeça e suas costas estiverem levemente em um nível acima do resto do corpo. Entretanto, colocar um travesseiro mais alto para apoiar as costas e a cabeça favorece o aparecimento da hipercifose torácica, também conhecida como postura corcunda, isto é, quando o pescoço fica desalinhado da coluna. Portanto, embora possa ser bom para uma situação pontual de congestão nasal, não é uma postura saudável para dormir no dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Dormir de barriga para cima também é ruim para mulheres grávidas, pessoas obesas e aqueles que sofrem de refluxo ou apneia. Nesses casos, a língua desliza para trás dificultando a respiração.

Se ainda assim você prefere dormir desta maneira, escolha um travesseiro fino para apoiar a cabeça e outro um pouco mais grosso para ficar abaixo dos joelhos. Além disso, mantenha os braços descansando ao lado do corpo, para permitir um bom alinhamento da coluna.

Dormir de bruços

dormir de barriga para baixo

Deitar de bruços é uma das piores posições para dormir. Essa posição prejudica o pescoço e não respeita a curvatura natural da coluna.

Dormir de barriga para baixo não é recomendado para a maioria das pessoas. Isso porque essa posição aumenta muito a pressão sobre a coluna e as chances de acordar com dor são altas. Além disso, você acaba dormindo com o pescoço virado para o lado, deixando ele totalmente desalinhado em relação ao resto da coluna.

Por último, ficar com o rosto colado no travesseiro pode aumentar o risco do aparecimento de espinhas. Isso porque as fronhas acumulam células mortas e a oleosidade da nossa pele, que pode penetrar nos poros e causar o surgimento de espinhas. Além das espinhas, dormir com o rosto virado para o travesseiro pode formar rugas devido à pressão e atrito causado pelo contato do rosto com o travesseiro.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de não ser a melhor posição para dormir, se você só consegue dormir de bruços, escolha um colchão firme e use um travesseiro muito fino (ou nenhum travesseiro) abaixo da cabeça. Coloque ainda um travesseiro fino abaixo da região dos quadris para aliviar a pressão sobre a coluna vertebral.

Mais dicas e cuidados para dormir bem

Dormir numa posição confortável e que não prejudique a coluna é muito importante para sua saúde e qualidade de vida a curto e longo prazo.

Além de escolher uma boa posição para descansar, é preciso garantir que você está tendo um sono reparador. Para isso, pode ser que você tenha que fazer alguns ajustes na sua rotina diária:

  • Evite tomar bebidas com cafeína antes de dormir;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Faça algo relaxante antes de deitar;
  • Reduza o uso de telas durante a noite.

Conheça outros motivos que podem estar causando cansaço e comprometendo a qualidade do sono.

Caso você não consiga encontrar uma boa posição para dormir, uma boa opção é procurar um médico do sono. Este profissional da saúde poderá entender a sua dificuldade e te dar dicas para você ter uma boa noite de sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Qual é a sua posição preferida para dormir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário