Tremoço engorda? Calorias, informações nutricionais, receitas light e dicas

Especialista da área:
atualizado em 02/02/2022

O tremoço é uma leguminosa pouco conhecida, porém rica em proteínas e fibras. Entretanto existe uma crença de que ela engorda. Será verdade?

Do gênero Lupinus, essa semente é uma ótima fonte de proteína vegetal. Sem glúten, o tremoço oferece nutrientes como manganês, zinco, cobre, cálcio, ferro, potássio, magnésio e vitamina B1, vitamina B9 e vitamina E.

  Continua Depois da Publicidade  

Saiba a seguir se o tremoço engorda, conheça suas informações nutricionais e aprenda algumas receitas light para preparar com esse alimento tão nutritivo.

Tremoço engorda?

O tremoço não engorda, desde que consumido com moderação em uma dieta equilibrada.

Na verdade, o alimento ajuda a aumentar a saciedade, já que ele é fonte de fibras e proteínas. Com isso, ocorre a redução do apetite e pode ficar até mais fácil perder peso.

Além disso, as fibras presentes no tremoço podem servir para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, regular o colesterol e melhorar o processo digestivo.

Dicas e cuidados

tremoço
Tremoço / Imagem: site UneBrasil

Muitas vezes, o tremoço é vendido em conservas que contêm sódio. Em excesso, o sódio pode levar à retenção de líquidos e ao inchaço, dando a impressão de que você ganhou peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, o sódio não só causa retenção de fluidos como também pode aumentar o risco de problemas de saúde como entupimento de vasos sanguíneos, pressão alta, ataque cardíaco, AVC e insuficiência cardíaca.

Se você for usar tremoço em conserva, lave muito bem o alimento em água corrente e deixe de molho por até 12 horas antes do cozimento. Lembre-se de trocar a água ao longo do dia. Além de remover o excesso de sódio, esse processo ajuda a cozinhar o tremoço mais rapidamente.

Você pode comer o tremoço em uma salada, como acompanhamento no almoço ou até mesmo como petisco.

Informações nutricionais

O tremoço tem 3 vezes mais fibras do que cereais como a aveia e o trigo, por exemplo.

Em uma porção de 100 g, há cerca de 119 calorias. Nesta mesma porção, é possível encontrar 9,8 g de carboidratos, 2,8 g de fibras, 15,6 g de proteínas, 2,9 g de gordura e 245 mg de potássio. 

Mais uma vez, fica o alerta para a quantidade de sal que pode chegar a 3,9 g a cada 100 g de tremoço. 

  Continua Depois da Publicidade  

Receitas light com tremoço 

Confira abaixo algumas ideias de receitas light e deliciosas que você pode fazer com o tremoço hoje mesmo.

1. Salada de tremoço com legumes

Salada de tremoços
Salada de tremoço / Imagem: site Sabores Ajinomoto

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de tremoço drenado
  • 1 cebola média ralada
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde picado
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • 6 rabanetes com casca, cortados em pedaços finos
  • 3 cenouras médias descascadas e raladas
  • 2 pepinos pequenos descascados e cortados em rodelas finas.

Modo de preparo

Primeiramente, cozinhe o tremoço com água durante 30 minutos na panela de pressão. Em seguida, escorra a água e deixe esfriar.

Quando estiver frio, você pode colocar o tremoço em uma travessa de servir e adicionar os demais ingredientes da salada como cebola, cenoura e pepino.

Por último, tempere a salada com limão, azeite, pimenta e cheiro-verde. Misture bem e finalize com os rabanetes por cima.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Hambúrguer de tremoço

Ingredientes

  • 250 g de tremoço
  • 2 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico
  • 2 colheres de café de curry (caril)
  • ½ couve-flor
  • Manjericão a gosto
  • Salsa picada a gosto
  • Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

Para preparar esta receita, é recomendado remover a pele do tremoço para melhorar a textura do hambúrguer. 

Lave bem a couve-flor e coloque para cozinhar em uma panela com água até que ela fique macia. Em seguida, corte a couve-flor em pedaços pequenos e leve ao processador de alimentos. Adicione também o tremoço. 

Logo após processar os alimentos, coloque a mistura em um recipiente grande e adicione a farinha de grão-de-bico, o curry, o manjericão e a salsa. Misture bem com uma espátula ou use as mãos se preferir. 

Então, faça várias bolinhas do mesmo tamanho com a massa e achate para que elas fiquem no formato de hambúrgueres. Por fim, pincele um pouco de azeite em cada um deles e transfira-os para uma assadeira untada com um pouco de azeite e farinha.

Em um forno pré-aquecido a 180°C, asse os hambúrgueres por cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados. Se preferir, você também pode congelar algumas porções para consumir aos poucos.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que as leguminosas podem ser aliadas do seu emagrecimento? Já fez hambúrguer de tremoço em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Tremoço engorda? Calorias, informações nutricionais, receitas light e dicas”