Tudo Sobre o Whey Protein Isolado

Especialista:
atualizado em 30/04/2019

Quando se fala em suplemento para ganho de massa muscular, o tipo que normalmente nos vem à cabeça é a Whey Protein. Muito utilizado por fisiculturistas, esportistas e amadores da academia, esse suplemento é o mais vendido do mercado. Tamanha fama não é à toa, o Whey Protein tem muito a oferecer e é de grande auxílio para se conquistar o corpo “ideal”. Basta ser utilizado à risca, com acompanhamento de dieta e exercícios.

O Whey Protein possui diversos tipos e marcas disponíveis no mercado. Um deles é o Whey Protein isolado. Para ajustar-se a diferentes gostos e necessidades do consumidor, o Whey Protein isolado traz consigo uma fórmula diferenciada, produzindo outros efeitos no organismo. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre o Whey Protein isolado, conhecendo suas características e peculiaridades.

O que é Whey Protein Isolado

Antes de mais nada, é importante conhecer o produto que deu origem ao Whey Protein isolado. Falamos agora do Whey Protein, nome comercial do produto final da extração da proteína do soro do leite, sendo que são necessários dois mil litros de leite para que haja a extração de 1 quilo de soro de leite. Esse processo é também utilizado para a transformação do leite em queijo. Com essa extração da proteína, é possível separá-la facilmente dos demais componentes do soro do leite, já que essa possui peso molecular mais leve, sendo também de mais rápida absorção pelo corpo.

O Whey Protein possui uma dose alta de aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não consegue produzir e só são adquiridos por meio da alimentação ou suplementação. Alguns deles são: leucina, isoleucina e valina (conhecidos também como BCAA), além de glutamina e arginina. Esses aminoácidos são importantes para a formação das microfibras das células musculares, indispensáveis para a construção dos músculos.

Há algumas versões de Whey Protein em que a matéria prima não é a proteína do soro do leite, e sim a da carne, da soja ou do arroz. É importante que uma pessoa que tenha qualquer tipo de alergia com relação aos ingredientes citados leia com atenção a fórmula do produto e escolha a opção que não traga prejuízos à sua saúde.

Tipos de Whey Protein

Como já foi dito, existem diversos tipos de Whey Protein no mercado, cada um com sua forma e características próprias, visando atender um maior número de consumidores. O Whey Protein isolado é um desses tipos, mas existem alguns outros, como o hidrolisado e concentrado.

Quando ocorre a extração do soro de leite, o teor de água encontrado nesse produto ainda é muito alto, chegando a totalizar quase que 100% da composição (sobrando pouco espaço para as proteínas, que são o que interessa). Sendo assim, é necessário que essa extração passe pelo processo de microfiltração e ultrafiltração, resultando em uma maior concentração de proteínas. Esse processo irá resultar nos tipos de Whey Protein já citados.

O Whey Protein concentrado é a opção mais barata, já que seu processo de elaboração não é tão caro. Esse tipo já passou pelo passo de filtração (microfiltração e ultrafiltração). Assim, as proteínas já estão concentradas, resultando em 70% a 80% do produto final, o resto é apenas carboidratos e gorduras. Não deixa de conter os aminoácidos essenciais já citados, como os BCAA, além das glutaminas.

Outro tipo é o Whey Protein hidrolisado. Esse tipo sofre um processo cuidadoso de filtragem, conhecido como hidrólise, e é isso que o diferencia dos demais. A partir desse processo, há a quebra das cadeias de proteína em fragmentos menores. Isso facilita a absorção do suplemento pelo organismo.

Por fim, temos o Whey Protein isolado, que possui uma concentração de proteínas ainda maior, se comparado aos demais tipos. Esse benefício é explicado pelo fato de que, no processo de filtragem, o Whey Protein isolado sofre troca iônica, resultando na concentração de até 95% de proteínas, quase que deixando nula a quantidade de carboidratos e gorduras de sua fórmula.

A principal vantagem do Whey Protein isolado é a ausência de lactose, carboidratos e gorduras. Isso o torna ideal para pessoas que têm alergia a lactose e também faz sua assimilação no organismo ser muito rápida.

Vale lembrar que pessoas que estão fazendo dietas hipocalóricas podem gostar muito do fato deste whey não ter nenhum carboidrato.

Há suplementos de Whey Protein que possuem todos esses tipos já citados em sua fórmula, tornando-os mais completos. 

Composição

Já sabemos o que é Whey Protein e seus tipos. Agora veremos qual a composição do Whey Protein isolado, este que é considerado o de melhor concentração proteica e o que contém menos gorduras e carboidratos.

Os aminoácidos que compõem esse suplemento, como já foi visto, são os BCAA, que são mais facilmente absorvidos pelo corpo. Além de proteger contra bactérias, já que possui características antimicrobiana, ajuda também na manutenção das funções imunológicas.

Benefícios

Como o Whey Protein isolado é utilizado para auxiliar no ganho de massa muscular, suas proteínas possuem grande valor biológico. Um de seus benefícios é contribuir para a reparação do músculo, principalmente para quem pratica exercícios físicos.

Outro benefício desse suplemento é auxiliar na diminuição do colesterol ruim (conhecido como LDL), além de controlar os níveis de glicose no sangue e pressão arterial. Por conter uma alta concentração de glutamina e de BCAA, esse suplemento fornece os aminoácidos essenciais para o corpo, sem levar gorduras e carboidratos para a corrente sanguínea, além de atuar como gerador de energia e participar do processo de síntese proteica. Sendo assim, para quem busca perder peso e ainda cultivar um corpo com músculos definidos, o Whey Protein isolado é a melhor opção.

As proteínas têm papel significativo na construção da massa muscular, promovendo anabolismo e impedindo a diminuição dos músculos. O Whey Protein isolado promove, por meio das proteínas, o fortalecimento da imunidade, contendo também agentes antioxidantes. Possui o poder de melhorar a potência e rendimento durante os treinos; reduz a gordura corporal através da melhora da sensibilidade à insulina, favorecendo a captação de glicose; reduz os efeitos dos hormônios que estimulam a formação de gordura; aumenta os níveis de hormônios que são responsáveis pela preservação dos músculos e utilização da gordura como fonte de energia e produz hormônios gastrointestinais que regulam o apetite, entre outros diversos benefícios.

Efeitos Colaterais

Como o Whey Protein isolado é rico em proteínas, este poderá elevar a produção de ureia no organismo, tencionando os rins. Sendo assim, esse suplemento é contraindicado para pessoas que possuem doenças renais ou qualquer outra alteração nesses órgãos.

Como Tomar

Para pessoas que não são atletas, recomenda-se uma menor quantidade de proteínas diárias (cerca de 1g a 1,2g por quilo corporal). Já para as pessoas que visam o aumento da massa muscular, recomenda-se uma dose maior do que essa, mas para saber com mais precisão esta quantidade, recomenda-se a consulta em uma nutricionista.

A vantagem do Whey Protein é a sua versatilidade, podendo ser utilizado em quase todas as bebidas, shakes, sobremesas e outras receitas. A dica é alimentar-se bem, com alimentos nutritivos e saudáveis, acrescentando o shake (ou qualquer outra receita) de Whey Protein isolado em alguns períodos do dia.

Uma dica é consumir o suplemento após acordar e, mais tarde, após malhar, aliando-o a carboidratos simples (como frutas e mel). Assim, terá o combo perfeito que será responsável em ajudar o corpo a se recuperar após exercícios físicos intensos. O papel dos carboidratos é de ajudar o corpo a absorver todos os componentes que o Whey Protein isolado oferece, garantindo melhores resultados.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você prefere gastar mais para usar o Whey Protein isolado na sua suplementação, ou prefere economizar e comprar um tipo de Whey mais barato? Comente abaixo sua escolha.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário