Vacinas da gestante – Quais vacinas tomar na gravidez?

Especialista da área:
atualizado em 20/04/2021

Tomar vacinas na gestação tem ação dupla, pois protege a mãe e o feto. Saiba agora quais são as vacinas da gestante e quais tomar na gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

Atualizar a caderneta de vacinação é importante em qualquer situação. Na gravidez, não poderia ser diferente.

A vacinação na gestação é um motivo de muitas dúvidas. De fato, existem algumas vacinas que é bom evitar durante a gravidez – como a da febre amarela, por exemplo. Mas muitas outras são extremamente seguras e necessárias para proteger a saúde da gestante e do feto.

Aliás, existe um certo receio sobre a vacinação da COVID-19 em grávidas, mas saiba que estudos indicam que a vacina é eficaz para grávidas e lactantes.

Confira então quais são as vacinas seguras durante a gravidez e quais você deve esperar um pouco para tomar.

Vacinas da gestante

As vacinas seguras e indicadas durante a gravidez são aquelas que contêm vírus mortos (ou inativados).

Durante o pré natal, o seu médico vai solicitar o seu histórico de vacinação e te orientar sobre o calendário de vacinas da gestante.

Além disso, ele deve te dizer quais são as vacinas que você deve tomar ainda durante a gravidez e as que você deve esperar para tomar após o parto.

Quais vacinas tomar na gravidez?

grávida tomando vacina

A vacinação na gestação é extremamente importante, pois ela protege a mãe e o seu bebê ao mesmo tempo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM), as vacinas recomendadas (obrigatórias) para as gestantes são:

  Continua Depois da Publicidade  

Vacina da gripe

A vacinação anual contra a gripe não deve ser pulada pela gestante. Sendo assim, todas as mulheres gestantes devem tomar a vacina da influenza – independentemente do trimestre da gestação que você ela estiver.

dTpa: tétano, difteria e coqueluche

Chamada também de tríplice bacteriana, a vacina dTpa é essencial durante a gravidez, pois protege o bebê contra a coqueluche (ou tosse convulsa) – uma infecção muito grave em recém-nascidos.

Assim, é indicado tomar a vacina de preferência entre as semanas 27 e 36 da gestação.

Se por algum motivo você não conseguir tomar a vacina dTpa durante a gravidez, tome a dose imediatamente depois do nascimento do bebê.

Hepatite B

Às vezes, a vacina contra a hepatite B também é recomendada, embora não seja obrigatória. De fato, ela protege a mãe e o bebê contra infecções e você deve tomá-la em 3 doses em qualquer momento da gestação.

Porém, se sua vacinação contra a hepatite estiver em dia, não há necessidade de se vacinar novamente.

Quais vacinas não devo tomar se estiver grávida?

Existem dois tipos de vacinas: as que contêm o vírus vivo e as que estão inativadas. Os órgãos de saúde recomendam que as grávidas não tomem vacinas de vírus vivos, pois existe o risco de infectar o bebê e causar complicações.

No caso da vacina contra a COVID-19, por exemplo, o vírus é inativado e provavelmente seguro para as grávidas. Mas, como não existem estudos específicos com as gestantes, é preciso perguntar a opinião do seu médico sobre o uso ou não dessa vacina.

  Continua Depois da Publicidade  

A saber, as vacinas contraindicadas na gestação são aquelas contra:

  • Febre amarela;
  • Hepatite A;
  • Sarampo, caxumba e rubéola (MMR);
  • Varicela (catapora);
  • HPV;
  • Poliomielite.

Certamente, essas vacinas só devem ser tomadas na gravidez se os benefícios superarem os riscos associados.

Por isso, não deixe de conversar com seu médico para avaliar se você realmente precisa dessas vacinas agora ou se pode esperar até o bebê nascer para atualizá-las.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que a gestante precisa tomar várias vacinas ao longo da gravidez? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário