Vinagre de maçã

Vinagre de Maçã para Colesterol Funciona? Como Tomar?

Será que tomar o vinagre de maçã para colesterol é uma boa opção? Muitas pessoas estão fazendo uso deste vinagre com este objetivo, de diversas formas. Mas será que é uma boa ideia?

No Brasil, 40% da população adulta apresenta níveis elevados de colesterol, informou a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Certa quantidade de colesterol é necessária para o organismo produzir hormônios, vitamina D e substâncias que auxiliam o processo de digestão de alimentos. O problema é quando se tem um excesso de colesterol no sangue – a condição pode gerar problemas como aterosclerose, doença arterial coronariana, angina (dor no peito), ataque no coração, doença da artéria carótida, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica.

As principais causas para o colesterol elevado incluem fatores genéticos, alimentos alimentares ruins, falta de atividade física e o hábito de fumar.

Será que tomar vinagre de maçã para colesterol funciona? 

Segundo o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, o colesterol pode ser diminuído por meio de mudanças no estilo de vida como a adesão a uma dieta saudável para o coração, o controle do peso e a prática regular de atividades físicas.

Caso tudo isso não surta o efeito necessário, o médico também pode prescrever o uso de medicamentos para diminuir o colesterol. Mas será que além disso, também pode ser benéfico utilizar o vinagre de maçã para colesterol?

Um estudo de 2008, realizado com animais por um pesquisador do Irã e seus colegas, mostrou que a suplementação com vinagre de cidra de maçã em ratos registrou uma diminuição no colesterol ruim, o LDL, e um aumento do colesterol bom, o HDL.

Conforme o Medline Plus, o colesterol bom é aquele que carrega o colesterol de outras partes do corpo para o fígado, de onde a substância é removida do organismo, enquanto o colesterol ruim é o que provoca o acúmulo de placas nas artérias.

Isso pode servir de indício para afirmarmos que o vinagre de maçã para colesterol funciona, entretanto, não nos permite ter 100% de certeza, tendo em vista que o experimento foi realizado em animais, não em seres humanos.

De qualquer forma, de acordo com informações do site da BBC, especialistas afirmam que utilizar o vinagre de cidra de maçã com moderação na dieta, particularmente perto do horário das refeições, pode ter um efeito benéfico em relação aos níveis de colesterol.

Pesquisa com humanos 

Um estudo, realizado por pesquisadores do Irã e de Cingapura, analisou a influência do vinagre de cidra de maçã nos lipídios sanguíneos em 19 pacientes com hiperlipidemia (níveis elevados de lipídeos como colesterol e triglicerídeos no sangue).

Durante o experimento, foi solicitado que os participantes não modificassem a sua dieta ou o seu padrão de atividade física. Entretanto, eles tinham que consumir duas vezes ao dia (na parte da manhã e na parte da noite) 30 ml de vinagre de cidra de maçã durante oito semanas.

A conclusão obtida foi que “de maneira geral, o estudo indicou que o consumo de vinagre de cidra de maçã pode diminuir o LDL, os triglicerídeos e o colesterol em pacientes como hiperlipidemia”, escreveram os cientistas.

Além disso, uma pesquisa realizada em Minnesota, nos Estados Unidos, analisou 120 pessoas, sendo que metade delas ingeriu vinagre de maçã durante oito dias, enquanto a outra metade tomou uma solução com água e 2% de vinagre balsâmico.

O resulto obtido foi que o consumo de uma ou duas colheres de vinagre de maçã diariamente pode aumentar os níveis do colesterol bom, que é conhecido por ter um efeito protetor em relação à saúde cardiovascular, completou a publicação.

Como tomar vinagre de maçã para colesterol

Nada de engolir o vinagre de cidra de maçã concentrado porque ele é muito ácido e pode danificar os dentes. A equipe da BBC salientou que os especialistas alertam que o vinagre de cidra de maçã realmente deve ser consumido com moderação porque ingerir quantidades elevadas do ingrediente é contraindicado e também pode prejudicar o tubo alimentar.

Em vez de tomar muito vinagre de cidra de maçã concentrado, recomenda-se misturar de uma a duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã em água e utilizar o produto como um molho de saladas.

A BBC relata que os especialistas aconselham utilizar o vinagre de maçã em pequenas quantidades na comida ou tomá-lo de modo muito diluído. “Existem outras maneiras de diminuir o colesterol que trazem menos riscos colaterais”, enfatizou a publicação.

Outros cuidados que você não pode esquecer

Entretanto, aproveitamos também para deixar um alerta: este artigo serve simplesmente para lhe informar, jamais pode substituir o diagnóstico e as recomendações do médico.

Portanto, antes de utilizar o vinagre de maçã para colesterol, converse com o seu médico para se certificar de que a estratégia realmente pode lhe ajudar e que não fará mal a você. Converse com ele a respeito de qual a dosagem indicada para você.

Além disso, não abandone, em hipótese alguma, as orientações já passadas por ele para o seu tratamento contra o colesterol elevado para não correr o risco de que isso prejudique seriamente a sua saúde.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar da utilização do vinagre de maçã para colesterol? Possui colesterol alto e procura formas de melhorar os níveis? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. olaaaa. eu tomo vinagre de maça organica eu tomo suco de limão eu tomo pinga com limão eu tomo,casca de abacaxi eu tomo raizes amargas eu tomo tudo o que é e o que falam que emagrece e até agora eu estou pesando 90 kl e tenho 170 de altura da um play ai o que eu tomo agora de verdade, da ideia. será que eu tenho que, consultar com uma nutricionista.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*