Home » Suplementos » Vitamina D Aumenta a Testosterona? Entenda a Relação

Vitamina D Aumenta a Testosterona? Entenda a Relação

Vitamina D e testosterona

A vitamina D é responsável por diversas funções no corpo, como a produção de leucócitos, regulação da pressão arterial e controle da absorção de cálcio. Ela pode ser encontrada em alimentos como cogumelos, salmão, ovos e laticínios, ou sintetizada na pele através da exposição ao sol.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dessas funções que citamos acima, é verdade que a vitamina D aumenta a testosterona no organismo?

A Testosterona

É o hormônio responsável pela densidade óssea, formação da musculatura, da libido e produção de esperma. Na adolescência, os níveis de testosterona são mais altos, e diminuem depois dos 30 anos, que se evidenciam pela depressão, fadiga, redução do desejo sexual e aumento de gordura, segundo dados da Urology Care Foundation.

A produção de testosterona, em 95% de homens adultos, varia de 3 a 10 mg por dia. Esse processo ocorre nos testículos, e o restante desse hormônio é produzido pelas glândulas adrenais. Quando a testosterona se desprende das proteínas, a globulina dos hormônios sexuais e a albumina, temos a chamada “testosterona livre”, que os laboratórios utilizam em pesquisas clínicas.

Cada laboratório possui referências diferentes para a contagem da testosterona. O que encontramos nos resultados de testes laboratoriais são a testosterona livre, total e biodisponível. A testosterona total inclui a testosterona junto com as proteínas do sangue mais a testosterona livre. A testosterona livre foi mencionada acima, e a biodisponível refere-se à testosterona com um pouco de albumina mais a testosterona livre.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante lembrar que o fator idade contribui para a queda dos níveis hormonais. Doenças crônicas, como HIV, câncer, doenças inflamatórias agudas no pulmão e rins, também diminuem os níveis de testosterona, além de drogas como maconha, álcool, quimioterapia, e Nizoral.

A Vitamina D

Responsável por regular mais de 1.000 funções do corpo, é verdade que a vitamina D aumenta a testosterona também. Ela está enquadrada entre as 24 vitaminas essenciais para a sobrevivência.

Podemos obtê-la simplesmente com um banho de sol, ou através do consumo de alimentos como peixes e ovos, ou suplementos.

As funções reguladas por ela incluem as funções sexuais, a fertilidade, o sistema endócrino e o crescimento. Essas funções estarão normais se os níveis de vitamina D estiverem equilibrados.

É também conhecida como “vitamina maravilhosa” e “vitamina do osso”, alusões feitas aos benefícios que a vitamina D produz ao coração e ossos.

Estudos sobre Vitamina D e Níveis de Testosterona

  1. No primeiro estudo, descobriu-se que homens que possuem altos níveis de vitamina D têm níveis de testosterona significativamente mais altos, e a contagem SHBG, uma glicoproteína que se liga aos hormônios sexuais, era menor, comparados com homens com quantidades insuficientes de vitamina D (ou hormônio) no soro sanguíneo.
  2. Homens saudáveis participaram de um estudo tomando 3332 UIs (unidades internacionais) de vitamina D diariamente, durante um ano. O resultado encontrado foi um aumento de 25,2% de testosterona, em média, em relação ao o grupo que recebeu o placebo.
  3. Homens mais velhos que ingerem suplementos de vitamina D têm menos probabilidade de terem níveis de testosterona baixos, comparados com aqueles que não usam os suplementos.
  4. Em estudo realizado na Austrália, os pesquisadores descobriram que o padrão baixo de vitamina D em homens mais velhos está ligado ao risco de fraturas aumentado e baixa testosterona livre.
  5. Outro estudo fez a análise da associação positiva, já mostrada anteriormente, com os níveis de testosterona e vitamina D. Foram observados 1.362 homens, e os resultados mostraram que a vitamina D tem uma associação linear positiva com o soro total e os níveis de testosterona livres. Isso significa que de fato a vitamina D aumenta a testosterona, mas não vai adiantar se você já estiver dentro dessa faixa ótima (que definitivamente não é onde a maioria dos homens está).
  6. Especialistas aconselham que se obtenha a vitamina D com a exposição solar, segundo os resultados de um estudo feito em 1939, por Dr. Abraham Myerson. Ele demonstrou que a exposição aos raios UV, durante 5 dias, na região do peito, aumentou os níveis de testosterona em 120%.
  7. Existem algumas evidências de que a exposição à luz solar envia mensagens ao cérebro para liberação do hormônio luteinizante (LH), que estimula as células testiculares a produzirem testosterona. Portanto, é uma ótima ideia sair ao ar livre e banhar-se de sol para receber vitamina D.
  8. Os níveis de vitamina D no sangue estão associados positivamente à qualidade do esperma e mobilidade, segundo alguns estudos realizados com humanos e animais.

Conclusões dos Estudos com vitamina D e Testosterona

A exposição aos raios ultra-violeta parece aumentar a produção de testosterona.

  Continua Depois da Publicidade  

Talvez você não obtenha os benefícios de um aumento na testosterona com suplementos extras de vitamina D, se os níveis de vitamina D do soro já estiverem no patamar ótimo. Observou-se um aumento de testosterona na corrente sanguínea, na ordem de aproximadamente 25%, em homens sadios, que decidiram usar suplementos com baixas doses de vitamina D, durante um ano.

Homens com níveis de vitamina D baixos têm mais probabilidade de terem baixos níveis de testosterona, quando comparados com homens com quantidades adequadas da vitamina.

Estes estudos parecem indicar então que realmente a vitamina D aumenta a testosterona, a partir de vários pontos de vista.

  Continua Depois da Publicidade  

Suplementos de vitamina D

Estudo publicado em março de 2011, “Pesquisa Metabólica e Hormonal”, realizado por cientistas da Medical University de Graz, na Áustria, confirma o aumento dos níveis de testosterona em participantes que ingeriram suplementos de vitamina D durante um ano.

Dosagem de vitamina D para a testosterona

Você pode manter a quantidade ideal de vitamina D no soro sanguíneo, que gira em torno de 50-70 ng/dl, de três formas muito simples.

  1. Passar algumas horas no sol todos os dias.
  2. Tomar suplementos diários de uma dose normal de vitamina D3 de alta qualidade. A dose diária recomendada, pela University of Maryland Medical Center, em consenso com outras instituições, é de 400 a 800 UI (unidades internacionais), mas pode variar conforme o país em que você mora.
  3. Tomar multivitamínicos. Alguns especialistas defendem que a dose ideal na verdade é de 3000 a 5000 UI para adultos e somente acima de 10000 UI haveria efeitos colaterais.

Observações

Minerais também afetam os níveis de testosterona. O zinco, por exemplo, pode reduzir a testosterona, caso haja deficiência, e por isso não é recomendada a ingestão de carnes e crustáceos, ou através de suplementos.

Estudos comprovam que doses muito altas de vitamina D podem exercer o efeito contrário, isto é, ao invés de aumentarem os níveis de testosterona, podem diminuir a fertilidade.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a vitamina D aumenta a testosterona? Acredita que precisa de mais horas diárias exposto ao sol para aumentar seus níveis do hormônio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*