Whey Protein Concentrado ou Isolado – Qual Tomar?

Especialista:
atualizado em 30/04/2019

O Whey Protein é o campeão absoluto entre todos os suplementos. Em virtude de sua grande concentração e disponibilidade de proteínas, o Whey Protein é usado por atletas de todas as formas: antes e depois dos treinos, logo ao acordar, entre as refeições, etc.

Esse entusiasmo não é sem motivo: o Whey Protein é excelente como fonte de proteínas, contendo em todas as suas formas concentrações baixas de gorduras e carboidratos. Essa combinação permite que o suplemento seja utilizado para estimular a queima de gorduras e o crescimentos muscular – ou seja, basicamente tudo que uma pessoa quer quando decide ir para a academia.

Entretanto, a evolução do Whey Protein levou à multiplicação dos seus tipos. Hoje em dia os praticantes de musculação estão sempre se perguntando se devem escolher o Whey Protein Concentrado ou Isolado. Os mitos sobre um e sobre o outro são extremamente frequentes, e entender as reais diferenças é fundamental para fazer a escolha se baseando no critério mais correto.

Diferenças entre Whey Protein Concentrado e Isolado

O Whey Protein (de todos os tipos) é produzido a partir da mesma fonte: o leite. Diferentes processos de filtragem retiram a água e a maior parte das gorduras e carboidratos, obtendo um produto de alta concentração proteica. As diferenças entre os tipos de Whey Protein são, portanto, diferenças no processo de filtragem – que pode ser mais simples ou mais complexo.

O Whey Protein Concentrado é produzido com um processo de filtragem simples. Dessa forma, sua concentração de proteínas é ligeiramente menor que a dos demais tipos de Whey Protein. Além disso, na sua composição é possível encontrar mais gorduras e carboidratos, além da importante lactose.

O Whey Protein Isolado passa por uma filtragem mais longa e elaborada, de modo que a sua concentração de proteínas é maior. Os demais elementos do leite são encontrados em proporções ainda menores, com quantidades desprezíveis de gorduras e carboidratos. A lactose é, no Whey Protein Isolado, praticamente inexistente.

A diferença de concentração e dos níveis de outros componentes determina a diferença fundamental: a facilidade da digestão. O Whey Protein Isolado é digerido muito mais facilmente, de modo que as proteínas presentes nesse suplemento são mais rapidamente absorvidas do que as do Whey Protein Concentrado.

Whey Protein Concentrado ou Isolado: Qual Tomar?

Consideradas todas as diferenças, escolher entre o Whey Protein Concentrado ou Isolado é uma tarefa razoavelmente simples. O importante é se afastar dos mitos e das soluções generalizantes. Muitos dizem que um dos tipos é extremamente superior por algum motivo. A verdade, porém, é que cada um deles serve a propósitos ligeiramente diferentes e, além disso, cada um se encaixa melhor na vida de cada pessoa.

A escolha pode ser feita rapidamente obedecendo quatro critérios: a composição de cada um dos suplementos, a diferença na velocidade de absorção, em qual fase de treino o atleta se encontra e, por fim, a significativa diferença entre os custos.

1. Composição

As diferenças de composição entre o Whey Protein Concentrado e o Whey Protein Isolado podem oferecer critérios rápidos para a escolha. Em primeiro lugar, pessoas com intolerância a lactose devem optar pelo Whey Protein Isolado, ainda que muitas delas possam não ter problemas com os níveis de lactose do Whey Protein Concentrado.

Para além disso, a concentração de proteínas pode ser um critério. Para muito atletas, é claro que uma concentração maior é um fator benéfico. Mais importante, porém, é a presença maior de gorduras e carboidratos no Whey Protein Concentrado: para uma pessoa que se preocupa muito com a redução nos níveis de gordura corporal, ou para alguém que não segue uma dieta equilibrada, o Whey Protein Isolado é uma opção bem mais razoável.

2. Velocidade da Absorção

A concentração e a pureza do Whey Protein Isolado determinam a sua absorção mais veloz. Enquanto o Whey Protein Concentrado demora até 90 minutos para ser completamente absorvido, o Whey Protein Isolado é, em geral, totalmente assimilado em 60 minutos.

Esse dado não determina por si só a escolha do Whey Protein a ser consumido: deve-se ter em mente que uma absorção mais veloz é desejável, por exemplo, depois de um treino pesado. Entretanto, uma absorção mais lenta se faz necessária caso o Whey Protein seja consumido, por exemplo, no café da manhã ou entre as refeições.

Dependendo do seu momento de suplementação, um dos tipos apresentará claras vantagens.

3. Fase de Treino

O momento do treino de um fisiculturista determina, em geral, a composição de sua alimentação. Naturalmente, determina também o tipo de suplemento proteico que ele deve consumir.

Em geral, pode-se falar de duas fases: a fase de crescimento simples, e a fase de definição. Na primeira, o atleta se concentra em crescer, simplesmente. Na segunda, geralmente aplicada quando as competições se aproximam, o atleta se concentra em perder gordura para ter um corpo mais definido.

Essas fases podem ser aplicadas para os praticantes de musculação amadores, seja como momentos que se alternam, seja como uma orientação geral. Deve-se considerar qual é o objetivo: simplesmente crescer, ou obter definição?

Se a reposta for o crescimento em primeiro lugar, o Whey Protein Concentrado pode cumprir muito bem a função. Se a definição, porém, for o desejo mais imediato, o Whey Protein Isolado é sem dúvida melhor. Mas vale lembrar que para o consumidor comum isso não se aplica.

4. Custo

Todos esses critérios, porém, podem ser limitados por um fator do qual não podemos escapar: o alto custo dos suplementos. O Whey Protein Isolado é claramente mais caro que o Whey Protein Concentrado, de modo que para muitas pessoas esse será o critério determinante: o suplemento usado, no fim, é aquele que podemos comprar.

Nesse ponto, não é possível obter a perfeição. Mesmo que o Whey Protein Isolado seja claramente melhor para uma determinada pessoa, pode ser que ela não tenha opção se não comprar o Whey Protein Concentrado. Nesses casos, o que deve ser feito é adaptar o treino e a alimentação a essa necessidade: as gorduras e os carboidratos devem ser vigiados mais de perto, e o treino mais bem equipado com exercícios aeróbicos para queimar gordura.

A Terceira Opção: Whey Protein Hidrolisado

Você não deve ficar preso, porém, somente no dilema Whey Protein Concentrado ou Isolado. O Isolado não é a forma mais sofisticada que se encontra no mercado. Existe, ainda, o Whey Protein Hidrolisado, cuja filtragem é ainda mais intensa e que, além disso, passa por um processo de hidrólise no qual as proteínas são quebradas em componentes menores.

O resultado é um suplemento de proteína ainda mais puro, com praticamente nenhuma gordura ou carboidrato. Além disso, as moléculas quebradas são absorvidas de modo ainda mais rápido, fazendo do Whey Protein Hidrolisado um excelente suplemento para o pós-treino.

O custo, porém, é extremamente alto se comparado aos demais tipos.

É Possível Combinar Diferentes Tipos de Whey Protein?

Por fim, não é preciso escolher apenas um tipo de Whey Protein. Ainda que para muitos amadores isso seja uma complicação desnecessária, é possível utilizar um Whey Protein de rápida absorção (Isolado ou Hidrolisado) no pós-treino e deixar o Whey Protein Concentrado para o consumo em geral ao longo do dia.

De toda forma, o importante é conhecer os suplementos e saber quais deles estão ao alcance das nossas possibilidades. Feito isso, adaptá-los às nossas necessidades e objetivos não é tão complicado quanto parece.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem definida uma preferência entre Whey Protein Concentrado ou Isolado? Qual você costuma utilizar com mais frequência e quais são os seus motivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Whey Protein Concentrado ou Isolado – Qual Tomar?”

  1. Bom dia. Muito esclarecedora a matéria. Mas gostaria de sanar uma dúvida. Pra quem não é atleta, mas pratica atividades mais leves como o yôga e tem a finalidade de manter ou até diminuir o peso sem perder massa magra, nesse caso, qual tipo de whey seria o mais indicado?