Tudo Sobre o Whey Protein Hidrolisado

Especialista:
atualizado em 18/12/2015

Se você se preocupa com o corpo e pratica algum tipo de atividade física, com certeza você já ouviu falar de Whey Protein. A proteína se tornou um dos suplementos mais populares entre atletas e malhadores, e não é sem motivo.

O que acontece é que proteína é a chave para criar músculos, por isso fisiculturistas se preocupam em ter uma dieta rica em proteína e tomam suplementos com esta substância. Dentre os suplementos de proteína, o whey é o mais popular por ser rico em aminoácidos essenciais e ter rápida digestão e assimilação. Tomar um suplemento de whey protein de qualidade e da maneira certa pode fazer diferença na sua performance como atleta e no processo para desenvolver músculos.

Nos últimos tempos, apareceu um outro tipo de whey protein que está em alta: o Whey Protein Hidrolisado. Assim como o whey protein comum, ele é uma incrível fonte de energia, oferece antioxidantes, ajuda a diminuir a gordura corporal e incentiva o crescimento dos músculos. A grande diferença é que a versão hidrolisada é processada novamente, sendo “pré-digerida” e quebrada em partículas menores. O que acontece que a substância se torna mais pura e de fácil digestão e absorção do que as outras opções.

Como tudo, não adianta sair consumindo uma substância sem saber o que é, como funciona e qual é a melhor maneira de usufruir de seus benefícios. É preciso entender do que se trata, qual a melhor maneira de consumir e, principalmente, se vale a pena o gasto extra.

O que é?

Whey Protein é uma das proteínas do leite. O leite possuí duas: whey e caseina. A whey protein consegue ser separada da caseina ou ainda criada a partir a produção de queijo. Ela é uma proteína completa que possui os nove aminoácidos essenciais e baixo nível de lactose. Essa alta concentração dos aminoácidos essenciais está relacionada com uma maior síntese proteica, ou seja: mais músculos! Além disso, é uma proteína de rápida digestão e absorção, levando cerca de 30 minutos para ser processada pelo corpo.

Sua composição é basicamente Beta-lactoglobulina (pelo menos 50% do produto), Alfa-lactalbumina (pelo menos 20%), Albumina de soro bovino (pelo menos 5%), Imunoglobulinas (pelo menos 10%), Lactoferrina (cerca de 1%) e Glicomacropeptídeos.

Há vários tipos de whey protein, entre eles, o whey protein hidrolisado. Como dito anteriormente, a versão hidrolisada é pré-digerida. Ela passa por uma hidrolise parcial (processo do corpo para absorver a proteína), então ela não exige muita digestão.

Em função desse processo, ela é absorvida muito mais rápido e, por possuir níveis baixíssimos de lactose, é ideal para alérgicos e pessoas com intolerância à lactose. Ou seja, a ideia é que por ser mais rápida, ela seja mais eficiente e traga resultados mais rapidamente.

Benefícios do whey protein hidrolisado

Assim como os outros tipos de whey protein, o whey protein hidrolisado traz uma série de benefícios, tanto para manter a boa forma, quanto para a saúde em geral. Inclusive, ajudando a tratar e prevenir algumas doenças.

– Acelera o desenvolvimento de músculos

Ingerir proteína é essencial para a produção de massa muscular e o whey protein hidrolisado possui maior porcentagem de proteína que outros tipos de whey, com pelo menos 90% da substância. Alguns wheys protein isolados também possuem essa quantidade de proteína.

O que acontece é que tomar o suplemento de whey protein aumenta a síntese proteica, promovendo a criação de massa muscular. Claro, isso acontece em pessoas que fazem exercício físico regular. Estudos apontam que pessoas que consomem whey protein junto com os exercícios ganham mais força, massa muscular magra e perdem mais massa gorda do que as pessoas que fazer exercícios e consomem casein.

Veja também: Como Tomar Whey Protein Para Ganhar Massa Muscular

– Ajuda a queimar gordura

Whey protein é rico em leucina que auxilia na síntese proteica, processo que queima calorias e estimula oxidação dos ácidos graxos. Além disso, consumir bastante proteína acelera o metabolismo, queimando gordura mais rápido.

Cientistas fizeram uma pesquisa onde os participantes não mudavam sua dieta, mas metade consumia whey protein diariamente por duas semanas e depois duas vezes ao dia por mais oito semanas.

Os dois grupos entraram em um programa de atividade física. Após 10 semanas, o grupo que consumia whey perdeu mais massa gorda que o outro – -9,3% frente a -4,6% do grupo que não consumiu o suplemento.

Outro estudo descobriu que adicionar 60 gramas de whey protein por dia diminui consideravelmente a gordura e o peso corporal, comparando com dietas que incluíam 60 gramas de proteína de soja ou 60 gramas de carboidrato.

Veja também: Como Tomar Whey Protein Para Emagrecer

– Aumenta a sensação de saciedade

Especialistas fizeram uma pesquisa com um grupo de homens obesos. Aqueles que consumiram bebidas contendo whey protein tiveram consideravelmente menos grelina, o hormônio que informa o cérebro que estamos com fome. Aumentando a sensação de saciedade, o suplemento faz com que as pessoas comam menos.

– Aumenta energia

O suplemento de whey ajuda a aumentar os níveis de glicogênio, uma fonte de energia poderosa para quem pratica exercício de alta intensidade. Além disso, a própria proteína extra dá energia para o corpo.

– Rico em antioxidantes

Whey é rico em antioxidantes e possui níveis altos de cisteína, que incentiva a síntese do antioxidante glutationa, criado pelo corpo. A glutationa é um dos antioxidantes mais poderosos que existe.

Entre os benefícios dos antioxidantes, está prevenir o câncer, pois eles ajudam a neutralizar os radicais livres e recuperar células danificadas, e proteger a pele contra o envelhecimento precoce, que acontece em função do estresse oxidativo

– Rápida digestão e absorção

O whey já é uma proteína de rápida digestão, demorando cerca de 30 minutos para ser digerida e absorvida pelo corpo. Porém, a versão hidrolisada vai mais rápido por ser “pré-digerida” e isso aumenta a quantidade a aminoácidos disponíveis para estimular a síntese proteica e transformar em músculos.

– Não causa efeitos em intolerantes à lactose ou alérgicos a leite

Como whey vem do leite da vaca, pessoas com intolerância a lactose ou alergia a leite podem sofrer alguns efeitos colaterais. O whey protein concentrado já possui muito menos lactose e não causa efeitos colaterais em quem sofre com intolerância ou alergia leve. Porém, o whey protein hidrolisado vai além e dificilmente causa efeitos indesejados. Uma pesquisa aponta que 90% das crianças com alergia a leite de vaca consumiram whey protein hidrolisado sem sofrer nenhum efeito indesejado.

– Fortalece o sistema imunológico

Pesquisadores descobriram que whey protein pode melhorar o sistema imunológico. No estudo, homens que faziam atividade aeróbica sofriam com redução dos níveis de glutationa, que é importante para o funcionamento do sistema nervoso, gastrointestinal e imunológico. Depois que eles passaram a consumir whey protein junto com os exercícios, os níveis de glutationa passaram a diminuir significantemente menos.

– Ameniza o estresse

O suplemento de whey ajuda a diminuir o estresse. Uma pesquisa com 58 participantes descobriu que aqueles que consomem whey protein possuem menos sintomas de depressão e estresse, apontando que a substância afeta a serotonina.

– Ajuda a combater o câncer

Uma pesquisa mostrou resultados promissores em relação ao efeito da whey protein em pacientes que lutam contra o câncer. O suplemento possui concentrado proteico de soro e modulação de glutationa que podem auxiliar no tratamento.

– Ajuda a baixar o colesterol ruim

Um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição afirmou que foi registrado uma diminuição significativa no total de colesterol ruim (LDL) dos participantes que consumiram whey protein comparando com os que consumiram casein.

– Auxilia no tratamento contra diabetes

Whey Protein pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, aumentando a insulina e a sensibilidade aos efeitos dela. Pesquisas mostraram que whey é muito mais eficiente em ajudar diabéticos que outras fontes de proteína como peixe e ovos.

Consumir whey protein antes de uma refeição rica em carboidrato diminui o nível de açúcar no sangue tanto para diabéticos, quanto para pessoas que não sofrem com a doença.

– Diminui processos inflamatórios

Especialistas descobriram que altas doses de whey reduz significantemente a proteína C reativa, responsável pela inflamação no corpo. Enquanto um pouco de inflação é necessária para o funcionamento do corpo, impedido que o dano aumente, em excesso, principalmente em casos crônicos, pode ser nocivo, aumentando o risco de doenças sérias e causando dores crônicas.

– Ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Um estudo mostrou que pessoas que tomaram bebida com whey protein tiveram uma redução da pressão sanguínea e menor risco de desenvolver doenças cardíacas em geral.

O quão mais eficiente que outros tipos de whey ela é?

Se a pessoa sofre de alergia ou intolerância à lactose, o whey protein hidrolisado é o mais indicado. Em relação a ser mais eficiente, não está claro. Apesar de ser uma proteína mais facilmente digerida e absorvida, alguns especialistas apontam que isso não aumenta a capacidade de estimular a síntese proteica e a criação de músculos.

Ao comparar whey protein comum com caseina e depois whey protein hidrolisado e caseina, especialistas descobriram que os dois tipos de whey se mostraram duas vezes melhor que a caseina, sem mostrar grande diferença entre os dois tipos. Outras pesquisa também aponta que o perfil aminoácido é levemente empobrecido no processo de hidrolise, fazendo com que o suplemento perca um pouco da eficácia.

Como começar a tomar o whey protein hidrolisado

Primeiro, o ideal é conversar com seu médico/nutricionista antes de começar a tomar o suplemento. Apesar do whey ter uma série de benefícios comprovados, ele precisa ser tomado corretamente. Além disso, um especialistas pode indicar quanto, como e quando é melhor consumir a substância de maneira saudável e mais eficiente para a sua situação.

Antes de começar a tomar o suplemento, é preciso entender quanto de proteína o corpo precisa. Proteína em excesso pode causar problemas graves, principalmente nos rins. A quantidade de proteína necessária depende do seu peso. Por exemplo, mulheres adultas que praticam atividades físicas devem consumir 1 e 2 gramas diárias de proteína para cada kg de peso corporal.

Depois, é preciso compreender quanto você consome de proteína na sua alimentação e só assim entender o quanto você precisa consumir de suplemento para receber os benefícios sem efeitos colaterais. Como este é um processo complexo, o ideal é ser realizado por um especialista para você não correr riscos.

Para ingerir o whey, você pode fazer um shake de proteína, com frutas e outros ingredientes como mel e iogurte. Você também pode colocar em comidas, ou ainda comprar barras de whey para comer.

Quando tomar

Tomar um shake entre 30 e 60 minutos antes de fazer exercício irá prevenir a perda muscular e aumentar a energia corporal. O corpo precisa de proteína para criar musculatura, como se fossem os tijolos dos músculos. Então, para os exercícios fazerem efeito, o corpo precisa ter proteína disponível.

Consumir o whey protein hidrolisado imediatamente após os exercícios é importante para o corpo se recuperar e aumentar a síntese proteica e o ganho de massa muscular. Logo após o estresse do treino, os músculos absorvem mais proteína do que nunca e precisam dela para manter o crescimento da massa muscular.

Você ainda pode misturar o suplemento no seu café da manhã, aumentando o consumo diário de proteína sem alterar a dieta e a rotina, ou ainda consumir na última refeição do dia. Como o corpo passa horas sem receber alimento durante a noite, consumir whey antes de dormir pode ser importante para manter os níveis de aminoácidos e nutrientes e evitar que os músculos entrem em estado catabólico e você perca massa muscular. Porém, tomar antes de dormir pode causar insônia nos mais sensíveis.

Poréns

O principal porém é que o whey protein hidrolisado pode ser até 200% mais caro que outros tipos de whey. Além do preço, a hidrolise torna o produto bastante amargo, sendo intragável para algumas pessoas mais sensíveis.

Outro fator relevante é que não existe proteína hidrolisada 100%. Se algum produto exibe isso em seu recipiente, ele quer dizer que 100% do produto passou pelo processo, mas na verdade a substância passa por 2% ou 5% do processo de hidrolise. Não há como uma proteína 100% digerida ser transformada em pó.

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Resource Library – Milk Composition & Syntheis. (n.d.). Animal Sciences Classes. Retrieved March 29, 2013, de http://classes.ansci.illinois.edu/ansc438/m
  2. Solutions, N. B. (n.d.). PRINCIPALS OF DAIRY CHEMISTRY. NEM Business Solutions Specialist in food industry CIP systems. Retrieved March 29, 2013, de http://www.cip.ukcentre.com/chem1.htm
  3. Bishop, R. (n.d.). Dairy Proteins.Wisconsin Center for Dairy Research and the Wisconsin Milk Marketing Board,. Retrieved March 31, 2013, de cdr.wisc.edu/programs/dairyingredie
  4. Rhicha Sinha, C. Radha, Jamuna Prakash, Purnima Kaul, Whey protein hydrolysate: Functional properties, nutritional quality and utilization in beverage formulation, Food Chemistry, Volume 101, Issue 4, 2007, Pages 1484-1491, ISSN 0308-8146, 10.1016/j.foodchem.2006.04.021. (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814606003050)

Você já experimentou tomar o whey protein hidrolisado alguma vez? Qual você costuma comprar normalmente? Comente abaixo seus motivos e preferências.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,39 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Tudo Sobre o Whey Protein Hidrolisado”