Xarope de Abacaxi com Mel – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 27/07/2020

O xarope de abacaxi com mel vem da união de dois alimentos nutritivos que fazem muito bem para a saúde do organismo. Descubra a seguir para que ele serve, como tomar, como fazê-lo e muito mais.

Por exemplo, será que o xarope de abacaxi com mel pode funcionar com um bom remédio para tosse? E será que o remedindo caseiro pode ajudar no caso de outros problemas de saúde?

O que é e para que serve o xarope de abacaxi com mel?

Trata-se de uma preparação que une o abacaxi em pedaços com o mel, levando-os ao fogo para formar um xarope. O remedinho caseiro também pode receber o acréscimo de outros ingredientes, como é o caso do gengibre, por exemplo. Na listinha a seguir, você confere onde o xarope é empregado dentro da medicina popular:

– Prevenção de problemas de saúde

De acordo com informações, o xarope de abacaxi pode ser um aliado na prevenção contra doenças. O médico que atua na área de medicina integrativa, Edison de Mello afirmou que ele é indicado para quem está em contato com alguma pessoa doente. Neste caso, a recomendação é tomar o xarope menos vezes por dia do que a indicação geral determina.

Para quem busca seguir uma dieta saudável não somente para manter o peso ideal, mas também para tentar ficar longe de doenças graves, vai valer a pena conhecer os alimentos que podem prevenir o câncer.

– Tosse

Segundo um estudo apontou, o suco de abacaxi possui habilidades para acalmar a garganta e dissolver o muco. A mesma pesquisa apontou que uma mistura de suco de abacaxi, mel, sal e pimenta diminuiu a tosse.

O abacaxi é composto pela enzima bromelaína, conhecida por apresentar propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se ainda que a bromelaína possui propriedades mucolíticas, que auxiliam a fragmentar e expelir o muco.

Entretanto, o questionamento que fica é se o abacaxi possui uma concentração suficiente da enzima para promover esses efeitos. Além disso, outros medicamentos e tratamentos tradicionais podem ser mais eficientes que a fruta para lidar com a tosse, dependendo especialmente do que está causando essa tosse.

É preciso ter em mente que a tosse não termina em si mesma – ela é um sintoma e pode ser sinal de uma série de problemas de saúde, inclusive de alguns mais graves, que precisam de um tratamento mais completo e abrangente.

Se você sofre com uma dessas condições de saúde mais sérias que podem ter a tosse como sintoma, consulte o médico a respeito do uso do xarope de abacaxi com mel para complementar o tratamento e jamais abandone as recomendações médicas para usar somente o remedinho caseiro porque isso poderá ser bastante perigoso para a sua saúde.

Já se você não tiver uma doença do tipo e optar por experimentar o xarope de abacaxi com mel para lidar com a sua tosse, fique atento aos sinais que seu corpo dá. Se perceber que a tosse não passou, que piorou e/ou que surgiram outros sintomas, procure rapidamente o médico para descobrir qual é o problema por trás dela e tratá-lo devidamente.

– Bronquite e pneumonia

Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde da Atenção Primária em Saúde (BVS-APS) do Ministério da Saúde, o abacaxi é um expectorante que pode funcionar bem não somente para lidar com a tosse como também pode auxiliar o tratamento da bronquite e da pneumonia.

A ênfase aqui deve ser dada ao auxiliar, uma vez que a bronquite e a pneumonia são doenças sérias. A bronquite é uma inflamação aguda ou crônica no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Já a pneumonia é uma infecção que inflama os sacos aéreos de um ou de ambos os pulmões, causando tosse, febre, calafrios e dificuldade para respirar. Se não for tratada adequadamente, a doença pode matar. As informações são da Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, e dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização internacional e sem fins lucrativos de ajuda médica e humanitária em situações de emergências.

Portanto, jamais pode-se afirmar que o xarope de abacaxi com mel pode curar um quadro de bronquite ou pneumonia e o remedinho caseiro nunca pode substituir o tratamento prescrito pelo médico para lidar com esses problemas.

Quem foi diagnosticado com uma dessas doenças precisa seguir todo o tratamento que for indicado pelo médico e deve usar o xarope de abacaxi com mel ou outro remedinho caseiro do tipo somente quando o profissional autorizar e sempre de acordo com as suas orientações.

Como fazer – Receitas de xarope de abacaxi com mel

Xarope de abacaxi com mel básico

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de mel;
  • 3 rodelas grandes de abacaxi descascado e lavado.

Modo de preparo:

1 – Juntar os dois ingredientes e levar para bater no processador de alimentos;

2 – Transferir a mistura obtida para uma panela e levar ao fogo. Aquecer até ferver, misturando sempre para não grudar. Então, desligar o fogo;

3 – Armazenar o xarope em um recipiente esterilizado de vidro e tampar bem.

Como tomar: recomenda-se tomar duas colheres de sopa à noite, antes de dormir, sem esquecer-se de escovar os dentes depois.

Xarope de abacaxi com mel e gengibre

Ingredientes:

  • 1 abacaxi médio;
  • 1 colher de sopa de gengibre raspado;
  • 1 xícara de mel.

Modo de preparo:

1 – Descascar, lavar e cortar o abacaxi em pedaços pequenos;

2 – Levar esses pedaços ao fogo médio em uma panela (não pode ser de metal), mexendo sempre para não grudar, até soltar a água da fruta;

3 – Depois que desligar o fogo, cobrir com o mel e tampar a panela. Deixar descansar até esfriar bem. Então, coar, espremendo muito bem a fruta para soltar o seu líquido;

4 – Após, transferir o líquido obtido para um recipiente de vidro esterilizado, adicionar o gengibre, tampar bem e guardar o xarope na geladeira.

Como tomar: a orientação é consumir até quatro colheres de sopa do xarope por dia. Entretanto, o ideal é consultar o médico para saber qual a dosagem mais segura e eficiente para o seu caso e para conferir por quanto tempo no máximo o xarope pode ser utilizado.

Cuidados com o xarope de abacaxi com mel

O remedinho caseiro não deve ser administrado a crianças com menos de dois anos de idade, devido à presença do mel na receita. Como existe a preocupação que faz mal comer mel na gravidez, as gestantes também precisam consultar o médico antes de começar a tomar o xarope. A mesma recomendação vale para as mulheres que amamentam.

O xarope de abacaxi com mel também é considerado inviável para os pacientes que sofrem com a diabetes por conta da presença concentrada de mel na composição do remedinho caseiro. Se você é diabético, consulte o seu médico a respeito do uso do remedinho caseiro.  

Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de abacaxi com mel? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário