Yoga ou Pilates Para Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Um bom programa para emagrecer prevê uma associação e adoção de novos hábitos. Ter uma alimentação saudável, cuidar do corpo e da mente praticando alguma atividade física e seguindo à risca as orientações que o profissional de saúde indicou, por exemplo.

A prática de atividade física é o que algumas vezes é deixada de lado, pois muitas pessoas não gostam de frequentar uma academia e nem mesmo de exercícios ao ar livre, como uma caminhada. Mas para que o objetivo de emagrecer seja alcançado com sucesso, é preciso que, de alguma forma, a atividade física faça parte da rotina. Vamos explorar neste artigo se é melhor yoga ou pilates para emagrecer, já que são atividades que têm sido muito buscadas.

O ritmo diário de trabalho, a vida agitada nos grandes centros, as responsabilidades com o trabalho, casa, estudos, filhos, tudo isso cansa e ocupa muito tempo, por isso sempre há a desculpa de falta de tempo, de estar cansado. Sempre há a promessa de começar na próxima semana, no próximo mês – o ano novo então, é quem mais recebe promessas de que “este ano vou começar a praticar algum exercício”. Mas pense que pode estar fazendo isso exatamente porque ainda não encontrou uma forma de se exercitar que lhe agrade. E enquanto isso, pode até estar seguindo certinho uma dieta, mas o corpo pede além.

Você já pensou que se exercitar não significa exatamente ter que ir para a academia, ir para os aparelhos, fazer aeróbico ou ter que caminhar todos os dias? Já pensou que existm opções de atividades que enquanto trabalham o teu corpo, relaxam a sua mente? Que o cansaço e a falta de ânimo podem ser resultados de estresse e que isso pode ser quebrado?

Pense em opções como yoga ou pilates para emagrecer. São duas atividades terapêuticas que proporcionam grandes benefícios à saúde e que ajudam a relaxar, corpo e mente. Vamos descobrir qual é a melhor escolha!

É melhor Yoga ou Pilates para emagrecer?

Pensar em atividades como yoga ou pilates para emagrecer pode, a princípio e se não for uma pessoa paciente, te decepcionar. Podemos dizer que Pilates e Yoga não são exatamente exercícios para perder peso, porque você não tem exercícios vigorosos que precisa para queimar muitas calorias.

Não significa que os exercícios não queimem calorias, significa que as calorias queimadas em uma sessão de yoga ou de pilates representam um quarto do que você queimaria correndo, por exemplo. Se decidir praticar Yoga ou Pilates para emagrecer, pense nisso como um investimento a médio e longo prazo, ou, se quiser resultados mais rápidos, uma forma é restringir um pouco mais a dieta – mas isso tudo com orientações do seu médico, claro.

Benefícios do Yoga e do Pilates

Podemos dizer que emagrecer é um dos benefícios que indiretamente Yoga e Pilates promovem, porque mesmo que o seu organismo não queime calorias diretamente, estes tipos de atividade física são responsáveis pela melhora do humor e por diminuir os níveis de estresse, o que faz com que as pessoas que têm compulsão por comer diante de situações de pressão, ansiedade e nervosismo, tenham essa compulsão atenuada e até mesmo extinta, conforme o tempo passa.

Em um artigo de julho de 2005, Dr. Alan R. Kristal e colegas, publicaram resultados de uma pesquisa, que diz que pessoas que praticam yoga regularmente tendem a resistir melhor ao ganho de peso.

Ainda sobre estudos feitos por pesquisadores, desta vez do Fred Hutchinson Cancer Research Center, de Seattle, Estados Unidos, a prática regular de yoga leva à uma melhor consciência do que comemos, fazendo com que as pessoas entendam os sinais de satisfação que o corpo envia e prevenindo a compulsão por comer que a ansiedade e depressão causam.

Outros benefícios do Yoga e Pilates são: 

Yoga

  • auxilia no combate às desordens do aparelho digestivo
  • melhora o sistema cardiovascular
  • auxilia no combate às doenças psicossomáticas
  • melhora a autoestima
  • beneficia o sistema nervoso e o cérebro
  • alivia dores nas costas

Pilates

  • ameniza dores, principalmente nas costas
  • corrige a postura
  • melhora a respiração
  • trabalha os músculos
  • melhora a flexibilidade
  • melhora a coordenação motora

Não esqueça!

Nem o Yoga nem o Pilates sozinhos podem ajudar com a redução de peso se você não tiver uma dieta com redução de calorias. Há alguns tipos de yoga para emagrecer, como a Hot Yoga, que queimam mais calorias que o normal, mas mesmo assim não fazem maravilhas sozinhos.

O Pilates pode ajudar na construção muscular, mas fique atento às propagandas de marketing que prometem que a atividade sozinha te ajudará a perder peso de forma significativa.

Dicas:

  • Mesmo que não goste de exercícios físicos e por isso esteja pensando em algo alternativo como Yoga ou Pilates, cogite a ideia de praticar um outro exercício, talvez natação ou corrida. Considere praticar yoga ou pilates intercalados com uma atividade de cardio ou um treino de resistência e verá como o processo de emagrecimento acelerará. Sem esquecer da dieta!
  • Seja qual for a sua escolha, consulte o seu médico sobre as opções e consiga uma opinião profissional. Quando começar a atividade, procure ter sempre o acompanhamento de um profissional, que ajudará guiando os exercícios e dando dicas para um melhor aproveitamento.

Agora é a hora de optar pela atividade que mais lhe agrada. Se ainda leva uma vida sedentária, é hora de levantar da cadeira e cuidar da saúde. Lembrando sempre que emagrecer com saúde é o melhor caminho a seguir – e que manter-se saudável é um exercício para a vida toda.

Você já praticou yoga ou pilates para emagrecer? Qual resultado notou? Qual dos dois tem a sua preferência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

2 comentários em “Yoga ou Pilates Para Emagrecer?”

  1. ESTOU CORRENDO OU ANDANDO DE BICICLETA , COMEÇO A FICAR CANSADO E COM FALTA DE AR O QUE FAÇO , E TB FICO MUITO ANSIOSO