Zina engorda? Dá sono? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

Confira se podemos dizer que o remédio Zina engorda e para que serve esse medicamento, além de saber se dá sono ao tomar.

Zina é o nome de um medicamento antialérgico que pode ser prescrito pelo médico para o tratamento de sintomas de alergias, tais como:

  • Rinite alérgica sazonal (alergia provocada pelo pólen de plantas em certo período do ano, incluindo os sintomas oculares);
  • Rinite alérgica perene (alergias causadas por ácaro que podem ocorrer ao longo do ano);
  • Urticária crônica idiopática (inflamação da camada superficial da pele).

O uso do medicamento é oral, adulto e pediátrico acima dos seis anos de idade e a sua comercialização exige a apresentação da receita médica.

Zina (dicloridrato de levocetirizina) pode ser encontrado em embalagens contendo 10 comprimidos de 5 mg. As informações são da bula.

Será que Zina engorda?

Alergia

Agora que já vimos para que serve o medicamento, podemos entrar na parte em que vamos falar a respeito dessa ideia de que Zina engorda. Será que isso realmente pode acontecer?

Para descobrirmos isso, resolvemos consultar a bula do medicamento, que nos conta que é possível sim afirmar que Zina engorda.

Isso porque a bula apresenta o aumento do apetite como um dos possíveis efeitos colaterais do medicamento, que aparece classificado no grupo das reações com frequência desconhecida.

Ou seja, não se tem uma estimativa de quantos pacientes possam ser atingidos por esse crescimento no apetite ao usarem o medicamento. No entanto, sabe-se que é possível que ele aconteça.

Além disso, a bula também menciona o aumento de peso na lista de possíveis efeitos colaterais do remédio, porém, ele aparece no grupo de reações adversas que estão sob investigação.

Se você perceber que Zina engorda para você durante o seu tratamento, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, informe o médico a respeito do problema para investigar a causa do aumento de peso e saber o que fazer.

Até porque bula de Zina destaca que o tratamento com o remédio não deve ser interrompido sem o conhecimento do médico.

Zina dá sono?

É possível afirmar que Zina dá sono porque a sonolência também é um dos efeitos colaterais que podem ser provocados pelo medicamento, de acordo com o que informa a sua bula.

No documento, a sonolência aparece na lista das reações adversas comuns, ou seja, que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que usam o remédio.

Por outro lado, a insônia também é citada na bula como uma das alterações de comportamento que podem aparecer como efeito colateral de Zina. Entretanto, o documento coloca essas alterações como reações de frequência desconhecida.

Portanto, se você experimentar a insônia ou a sonolência, especialmente se de maneira expressiva, procure o auxílio do médico para saber como deve lidar com essas reações.

Posologia, efeitos colaterais e mais sobre Zina

Este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a consulta ao médico e a leitura da bula do remédio antes do início do tratamento. Portanto, não comece a usar um medicamento sem antes conversar com o médico e ler toda a bula.

Para conhecer melhor as indicações, quais efeitos colaterais pode causa, suas contraindicações e demais cuidados necessários com o medicamento, leia a bula de Zina na íntegra disponibilizada pela Anvisa.

Você conhece alguém que já tenha utilizado e afirme que o Zina engorda? Tem receio de usá-lo por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário