Zumbido do ouvido: como lidar com este sintoma da COVID

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

O novo coronavírus atinge diversas partes do nosso corpo. A população já está atenta aos mais diversos sintomas, como a febre e a dificuldade de respirar. No entanto, o vírus ainda pode produzir outros mais indesejados e desconhecidos, como o zumbido no ouvido.

  Continua Depois da Publicidade  

O zumbido auditivo, como o próprio nome já diz, é uma condição em que há a ilusão auditiva de um sibilo ou zumbido dentro dos ouvidos.

Este zumbido pode ter diversas causas. Em alguns casos, ele é um sinal de infeção viral como a ocasionada pelo novo coronavírus.

Zumbido no ouvido: o que pode ser

O zumbido no ouvido é uma condição que afeta muitas pessoas, principalmente por causa do uso cada vez mais frequente do fone de ouvido.

A condição aparece como um som incômodo dentro do ouvido que pode aparecer de diversas maneiras.

Por exemplo, você pode perceber um som contínuo de abelha ou chiado. Ele também pode aparecer como um ruído muito agudo, bem como um apito repetitivo.

Esta condição acontece quando o ouvido passa a identificar impulsos sonoros sem que haja interferência externa.

Causas

De acordo com os especialistas, o zumbido no ouvido surge por diversos fatores. Portanto, para verificar por que seu ouvido está com problema, é essencial consultar um médico.

Por exemplo, o zumbido no ouvido aparece devido à exposição prolongada a ruídos altos, bem como a ambientes de trabalho que não forneçam proteção.

O zumbido no ouvido ainda pode ocorrer devido ao uso excessivo do fone de ouvido. Usar os fones com o volume no máximo pode danificar seriamente sua audição e, com isso, ocasionar o zumbido no ouvido.

  Continua Depois da Publicidade  

O zumbido ainda pode aparecer por outros fatores como o estresse, excesso de cera no ouvido e infecções auriculares. Diabetes e tumores em muitos casos também podem ocasionar o zumbido no ouvido.

Conforme especialistas, o problema também aparece devido a alterações hormonais, pressão alta, ou uso de certos medicamentos. Por fim, o zumbido no ouvido também é um dos sintomas menos comuns do novo coronavírus.

Como tratar e aliviar o zumbido no ouvido

O tratamento para o zumbido no ouvido irá depender do seu caso. Sendo assim, você deve procurar um especialista que indicará o melhor curso de tratamento. 

Para o melhor diagnóstico, o médico irá solicitar uma audiometria ou acufenometria. Estes exames o ajudarão a verificar a gravidade do zumbido e a melhor forma de lidar com a situação.

O tratamento pode ser feito de diversas formas. O médico pode receitar remédios, alteração na dieta, tratamento odontológicos e até mesmo uma terapia comportamental.

Da mesma forma, o médico pode indicar uma estimulação magnética transcraniana. Além disso, em muitos casos, o paciente precisará também de um aparelho auditivo.

De acordo com os especialistas, quanto mais cedo você procurar o tratamento, melhores as chances de sucesso.

Outros sintomas da COVID-19

O novo coronavírus é, segundo os especialistas, um vírus multisistêmico. Isso significa que ele pode atacar diversos sistemas e causar vários problemas ao nosso corpo. Sendo assim, é importante você conhecer alguns sintomas menos conhecidos.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com as autoridades sanitárias, os sintomas mais comuns do novo coronavírus são febre, tosse seca e cansaço.

Já sintomas menos comuns, conforme os médicos especialistas, são dores e desconfortos. A COVID-19 ainda causa dor de garganta, diarreia, bem como conjuntivite e dores de cabeça.

O infectado com o novo COVID-19 ainda pode sofrer com perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele e descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

As autoridades sanitárias ainda alertam para alguns sintomas como:

  • Dificuldade de respirar;
  • Falta de ar;
  • Dor ou pressão no peito;
  • Perda de fala ou movimento.

Caso você apresente alguns destes sintomas e o zumbido no ouvido, faça um teste para COVID. Desta forma, será mais fácil avisar sua família e as pessoas que tiveram contato com você.

Da mesma maneira, as autoridades sanitárias afirmam que é importante manter todos os cuidados contra o novo coronavírus.

Sendo assim, mantenha o distanciamento social, use máscara e higienize sempre as mãos. Não se esqueça de usar o álcool gel quando necessário e evitar o contato da mão com os olhos, a boca e o nariz.

Você já sentiu zumbido no ouvido? Como foi a sua experiência? Conte para a gente nos comentários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário