Tímpano perfurado: o que pode causar, sintomas e tratamentos

Especialista da área:
atualizado em 08/04/2022

Entre o canal auditivo e o ouvido médio, existe uma fina e delicada camada chamada de membrana timpânica. Quando algum fator provoca uma abertura nessa membrana, resulta no problema de tímpano perfurado. 

Em grande parte dos casos, o nosso próprio corpo é capaz de regenerar o tímpano perfurado, até lá a pessoa pode sentir dor de ouvido e redução na capacidade auditiva. Porém, quando o rompimento da membrana é total ou ocorre uma infecção, pode ser necessário um tratamento com remédios. Casos mais graves necessitam de cirurgia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja o que pode causar a perfuração do tímpano, os principais sintomas e tratamentos. 

O que pode causar o tímpano perfurado?

Dor no ouvido
Algumas causas podem provocar o tímpano perfurado

O nosso ouvido é dividido em três partes: ouvido externo, médio e interno. Um problema em qualquer uma dessas partes pode resultar em perda auditiva, que pode ser temporária, permanente (surdez) ou flutuante. Ela pode acontecer nos dois ouvidos ao mesmo tempo, ou em um só. 

No caso do tímpano perfurado, essa perda auditiva é geralmente temporária, sendo totalmente restabelecida, assim que ele cicatriza. 

Veja quais são as causas que podem resultar em um tímpano perfurado.

Inflamação no ouvido

O tímpano pode ser perfurado devido à inflamação no ouvido médio, problema conhecido como otite média. 

  Continua Depois da Publicidade  

Essa inflamação pode ser aguda ou crônica. A otite média aguda tem curta duração e, geralmente, resulta de infecções nas vias aéreas superiores, por exemplo gripe e resfriado. 

A otite média crônica resulta em vários quadros de inflamação persistente, de longa duração e pode acontecer por diversos fatores. 

O acúmulo de secreção, comum nas otites, pode provocar a perfuração do tímpano. 

Pressão no ouvido

O tímpano pode ser perfurado quando há um desequilíbrio entre a pressão do ouvido médio e a do ambiente externo. 

As alterações na pressão podem ocorrer em viagens aéreas, atividades de mergulho, beijo no ouvido e impacto com o airbag do carro em um acidente, por exemplo. Assoar o nariz com muita força também pode aumentar a pressão no ouvido e provocar a perfuração do tímpano. 

Objetos no ouvido

Crianças e adultos podem ter seus tímpanos perfurados por objetos introduzidos no ouvido. Os adultos podem sofrer com o problema ao utilizar cotonete, grampos de cabelo, chave ou outros objetos para cutucar o ouvido. 

  Continua Depois da Publicidade  

Bebês e crianças pequenas podem inserir pequenas peças de brinquedos ou lápis no ouvido e perfurar o tímpano. O uso incorreto do cotonete no ouvido da criança também pode causar o problema. 

Se a criança colocou algum objeto no ouvido, não tente removê-lo, leve-a até o otorrinolaringologista, para que ele ou ela faça a remoção. 

Traumatismos 

Lesões na cabeça em acidentes ou agressão física podem causar o descolamento do tímpano ou danos à sua estrutura. Sons muito altos ou explosões também podem perfurar o tímpano e são casos de traumas acústicos

Sintomas do tímpano perfurado

Dor no ouvido
O tímpano perfurado provoca uma dor intensa no ouvido
  • Saída de pus com ou sem sangue: acontece em casos de tímpano perfurado por causa de infecções no ouvido médio. O acúmulo de secreção pode romper o tímpano e provocar a saída de pus com sangue. 
  • Dor intensa e súbita, às vezes acompanhada de sangramento: no caso de perfuração por lesões com objetos ou traumas, a pessoa sente uma dor muito forte e repentina. 
  • Perda da audição: como a função do tímpano é vibrar com o som, se ele estiver rompido, há uma perda auditiva temporária. 
  • Sensação de abafamento e de zumbido no ouvido
  • Vertigem: a tontura e o desequilíbrio também podem resultar em náuseas e vômito. 

Na presença desses sintomas, procure ajuda de um otorrinolaringologista, pois um tímpano perfurado pode deixar sequelas, como perda da audição e constante zumbido no ouvido. A perfuração do tímpano também deixa o seu ouvido mais vulnerável a infecções graves, como meningites e abscessos cerebrais. 

Diagnóstico do tímpano perfurado

Primeiramente, você irá relatar os seus sintomas ao otorrinolaringologista, que saberá como conduzir os exames, a partir do que você está sentindo. 

Seu ouvido será analisado com a ajuda de um otoscópio, um aparelho que tem uma luz na ponta e permite que o médico olhe dentro do ouvido, para verificar se o tímpano está perfurado. 

  Continua Depois da Publicidade  

Se houver muita cera impedindo a visão, o médico pode drená-la ou prescrever soluções que estimulem a sua drenagem. 

Tratamentos do tímpano perfurado

A maior parte dos casos de tímpano perfurado não requer cirurgia, pois as perfurações pequenas cicatrizam e se fecham naturalmente, em poucos dias ou semanas. 

De qualquer forma, é importante consultar o médico, pois há casos que necessitam do uso de medicamentos antibióticos orais ou em gotas otológicas. 

Agora, os casos de tímpano perfurado por complicações de processos inflamatórios crônicos, doenças associadas ou traumas envolvendo estruturas ósseas necessitam de cirurgia, chamada de timpanoplastia.

Na timpanoplastia, o cirurgião faz um enxerto composto da cartilagem ou outra estrutura da própria orelha, para reconstruir o tímpano. Se os pequenos ossos do ouvido tiverem sido danificados, eles também serão recompostos nessa cirurgia. 

Fontes e referências adicionais

Você já teve seu tímpano perfurado? Quais foram os seus sintomas? Em quanto tempo o seu caso foi resolvido? Comente abaixo! 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário