Zumbido no ouvido – Causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 31/03/2021

Você já teve zumbido no ouvido ou sofre constantemente com isso? Conheça então as causas desse desconforto e o que fazer para melhorar.

  Continua Depois da Publicidade  

Aquele barulho chato no ouvido que parece um mosquito voando bem perto da orelha é irritante, não é mesmo? Agora, imagine ficar com esse ruído no ouvido por várias horas ou por vários dias. Pois é, não é fácil.

Por isso, é importante investigar a raiz do problema para encontrar uma solução. 

Mas, na verdade, o zumbido no ouvido é uma ilusão auditiva. De fato, os profissionais da saúde afirmam que o barulho no ouvido é uma percepção fantasma – que é notada apenas pelo paciente.

Mas calma, isso não significa que o zumbido não tem solução. Apesar de ter uma influência psicológica, o zumbido no ouvido pode sim ter causas fisiológicas – principalmente quando associado à dor de ouvido ou outros sintomas.

Entenda aqui as possíveis causas e o que fazer com seu zumbido no ouvido.

Causas do zumbido no ouvido

mulher com ruído no ouvido

Muitos fatores podem estar envolvidos na percepção de zumbido no ouvido. Algumas pessoas relatam algo parecido com o som de uma panela de pressão. Embora seja mais uma percepção auditiva do que um sintoma real, o zumbido pode ser um sintoma de:

  • Excesso de cera;
  • Infecção;
  • Exposição a ruídos;
  • Lesão;
  • Perda de audição.

Segundo a American Tinnitus Association, 99% dos casos de zumbidos são subjetivos – isto é, o zumbido só é percebido pelo paciente.

É por isso que, às vezes, o zumbido não tem explicação mesmo. Mas vale a pena buscar um diagnóstico – principalmente se o seu problema é frequente ou constante.

O que fazer com o barulho no ouvido

De fato, o zumbido no ouvido pode ser debilitante. Quem sofre desse problema relata:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Problemas para dormir;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Baixa produtividade.

O primeiro passo é visitar o médico. O otorrinolaringologista é o profissional que pode te ajudar.

Já que o zumbido no ouvido não tem causa definida, ele pode fazer uma avaliação do seu canal auditivo para ver se está tudo bem. Dessa forma, ele pode:

  • Observar se há excesso de cera;
  • Verificar se existe uma lesão ou inflamação no ouvido;
  • Testar sua audição para saber se há alguma perda auditiva.

Aliás, se você tiver cera endurecida no ouvido prejudicando a sua audição ou causando dor, você pode fazer uma lavagem de ouvido

Caso um exame detecte uma perda auditiva, usar um aparelho auditivo pode ser a solução.

Se for uma inflamação, o médico pode indicar soluções para você pingar no ouvido que vão tratar a inflamação ou infecção.

Nos casos em que a causa do zumbido é uma infecção ou um problema auditivo, o tratamento resolve o problema. Com isso, o zumbido no ouvido para em alguns dias. 

Como tratar o zumbido sem causa definida

mulher com desconforto no ouvido

Por outro lado, em casos em que a causa não é determinada, não há o que fazer além de eliminar os gatilhos que podem estar por trás disso ou aprender a lidar com ele.

Em ambos os casos, a psicoterapia pode ajudar – principalmente a terapia cognitivo-comportamental que ajuda a lidar melhor com o zumbido e com os efeitos negativos que isso traz para a sua vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando o zumbido de ouvido está relacionado à ansiedade, um médico pode indicar o uso de ansiolíticos. Aliás, veja quais são os principais sintomas da ansiedade.

Além disso, também vale a pena experimentar terapias alternativas como acupuntura ou técnicas de relaxamento.

Por fim, outras estratégias que podem ajudar incluem:

1. Terapia do som

Trata-se de uma técnica que usa o ruído externo para que você não perceba mais (ou perceba em menor intensidade) o zumbido que tanto incomoda.

Isso consiste em usar dispositivos de ruído branco ou até mesmo um som ambiente para tirar a atenção do zumbido e focar nos outros ruídos.

2. Terapia de retreinamento do zumbido

Essa é uma terapia que consiste em treinar o sistema auditivo para entender o zumbido como um som natural e não mais perturbador.

Nesse caso, um profissional deve te guiar em várias sessões para aprender a lidar com o zumbido.

Mais dicas

Apesar de o estresse não ser a causa do zumbido, ele pode piorar a sensação ruim que ele causa. Assim, focar em atividades que reduzam o estresse no dia a dia pode ser bom para se sentir melhor.

Além disso, mesmo que seu zumbido seja passageiro, é importante cuidar da sua saúde auditiva. 

Portanto, evite usar fones de ouvido com volume muito alto. Cuide também para não deixar o volume da televisão muito alto.

Se você mora em um local muito barulhento, pode ser interessante investir em janelas antirruídos ou em tampões para o ouvido.

Por fim, se você se preocupa com a sua audição, faça exames auditivos com frequência. Assim, qualquer problema poderá ser tratado com mais rapidez e eficiência.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma ter zumbido no ouvido? Por isso, já procurou um médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário