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Lanche no Escritório

5 Dicas de Dieta para Diminuir o Apetite

Você já se sentiu com fome logo depois de terminar um almoço gostoso, um jantar completo ou um lanchinho do meio da noite? Você não está sozinho. Alguns alimentos têm ativadores de saciedade que dizem ao seu corpo que nós estamos cheios, mas existem outros que enganam seu cérebro e o fazem acreditar que não estamos cheios. Essa sensação de fome após a refeição pode ser a razão para os centímetros adicionados à sua cintura. Vamos descobrir nestas dicas de dieta quais alimentos podem estar fazendo você comer demais, mesmo com estômago cheio e como você pode evitá-los para diminuir o apetite e não engordar.

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Você bebe muito refrigerante

Um corpo de refrigerante com a refeição parece inofensivo mas pode estar fazendo você comer demais. Refrigerantes, chás gelados e outras bebidas adoçadas contém xarope de milho rico em frutose. A frutose pode enganar seu cérebro e fazer com que ele deseje mais comida, mesmo quando você estiver cheio. A frutose previne a habilidade do corpo de usar a leptina, o hormônio da saciedade que é responsável por dizer quando já comemos o bastante, fazendo você comer demais, e portanto a primeira das nossas dicas de dieta é: beba menos refrigerante.

Você está pulando o café da manhã ou comendo muito pouco

Tomar café da manhã todo dia irá te ajudar a ficar mais ativo durante o dia e aumentar seus níveis de energia. O que você come no café da manhã é muito importante para sua perda de peso. O tipo certo de alimento pode diminuir o seu apetite e te encher de energia por toda a manhã, e impede que você coma demais ou faça “lanchinhos” desnecessários durante o dia. As comidas erradas no café da manhã vão te fazer sentir fome mais cedo e causar picos de açúcar no sangue ou adicionar gordura desnecessária à sua dieta.

O melhor para o café da manhã é uma combinação de proteína magra e carboidratos complexos, como ovos cozidos e torradas integrais. Esta é uma refeição de baixa caloria e baixo IG (índice glicêmico) que vai liberar energia vagarosamente durante a manhã, não toda de uma vez, evitando que a fome volte rápido. Cereais açucarados e panquecas de farinha branca podem deixar você com fome de novo rapidamente, já os alimentos muito calóricos como ovos fritos e bacon podem fazer você ganhar peso por serem muito calóricos.

Você pulou a gordura saudável

A obsessão para seguir dicas de dieta sem gordura, na maioria das vezes, faz com que as gorduras essenciais saiam da sua alimentação.  Isso pode ser um motivo pelo qual você está sempre com fome e mal-humorado. Você sabia que as gorduras são essenciais para um funcionamento diário saudável do corpo?  Elas também ajudam a regular o apetite. Ácido graxo ômega-3 é uma gordura insaturada saudável, ela pode: diminuir o apetite e a fome, prevenir o excesso de fome, o comer em excesso, os vícios alimentares, aliviar o desconforto estomacal da comida, melhorar o humor, a energia, e ainda ajudar nos esforços para perder peso. Alguns alimentos ricos em ômega-3 são sementes de linhaça, grãos de soja, atum, ovos, amêndoas e nozes. 

Você não está bebendo água o bastante

A desidratação normalmente imita a sensação de fome. Se você acabou de comer e ainda está com fome, beba um copo de água antes de comer mais, e descubra se ainda está desejando mais comida. 

Você está entediado

Nós beliscamos mais comida quando não temos nada para fazer do que quando estamos em um dia super atarefado. A maioria de nós toma mais café ou chá devido ao tédio, na falta de uma ideia melhor para passar o tempo. Na próxima vez que estiver entediado, tente sair para caminhar, ao invés de buscar algo para comer.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

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Quais dessas dicas de dieta acima você consegue identificar como problemas no seu cotidiano para estar sentindo fome o tempo todo? Será que você consegue mudá-las para diminuir o apetite? Comente abaixo!

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