Publicidade

 

Cenouras

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo.

Publicidade

O vegetal, que é rico em antioxidantes, ainda está associado a diversos benefícios para a saúde como a proteção da visão, a melhoria da digestão, a prevenção do envelhecimento precoce, o fortalecimento do sistema imunológico e inclusive o auxílio à perda de peso.

Mas você sabia que o alimento também dá nome a um programa alimentar? Pois é, estamos falando da dieta da cenoura para emagrecer.

Como funciona a dieta da cenoura para emagrecer? 

O que torna a cenoura um vegetal benéfico para a perda de peso são as suas poucas calorias e o fato do alimento ser fonte de fibras. O nutriente promove a sensação de saciedade no organismo, o que favorece o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

A ideia de um dos modelos da dieta da cenoura para emagrecer se enquadra justamente neste último aspecto. O programa alimentar consiste em comer uma cenoura inteira antes de cada refeição.

Isso deixará a pessoa mais saciada e, consequentemente, ela comerá uma quantidade mais baixa de alimentos e irá ingerir menos calorias do que está acostumada. Tendo em vista que para emagrecer é necessária consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia calórica que é gasta, podemos dizer que essa é uma boa vantagem.

Outro modelo da dieta da cenoura para emagrecer 

Existe outro modelo de programa alimentar que aproveita os benefícios da cenoura para promover a perda de peso. Ele tem a duração de quatro dias e apresenta as seguintes diretrizes:

Publicidade
  • Fazer três refeições diariamente e comer de duas a três cenouras em cada uma das refeições. O vegetal deve ser servido ralado e temperado com suco de limão;
  • Além das cenouras, é permitido acrescentar frutas como maçã, de dois a três kiwis ou uma laranja. Entretanto, nesta segunda versão da dieta, as frutas são permitidas somente no período da manhã;
  • Para o almoço, o plano alimentar libera o consumo de brócolis ou couve-flor ao lado das cenouras;
  • No jantar está liberado comer as cenouras acompanhados de vegetais verdes como couve, alface e pepino;
  • Consumir bastante água e chá sem açúcar;
  • É rigorosamente proibido ingerir sal ou óleo ao longo do período em que estiver seguindo a dieta.

Uma terceira alternativa de dieta da cenoura para emagrecer

Há ainda uma outra vertente da dieta da cenoura para emagrecer que consiste no consumo de seis cenouras diariamente. A ingestão deve acontecer em cada uma das refeições e entre elas, com a cenoura crua ou cozida ao vapor, como maneira de que suas propriedades sejam preservadas.

Esta terceira alternativa do programa alimentar ainda permite a inclusão de alimentos como vegetais de folhas verdes, legumes, hortaliças, carnes magras (vermelhas e brancas), arroz (de preferência integral), massas (também preferencialmente integrais), produtos laticínios desnatados e bebidas preparadas por meio de infusão.

O programa alimentar proíbe o consumo de gorduras, açúcares e alimentos que sejam ricos em calorias. Confira abaixo um modelo de cardápio para a dieta:

  • Café da manhã: 1 xícara de chá verde e 1 smoothie de cenoura, 1 beterraba, 1 maçã e suco de 2 laranjas. 
  • Lanche da manhã: 1 cenoura cortada em palitos com 1 colher de queijo branco com 0% de gorduras.
  • Almoço: 70 g de macarrão integral, acompanhado de duas cenouras fatiadas cozidas ao vapor, com legumes de sua escolha, temperados com um fio de azeite. 1 fruta de sobremesa.
  •  Lanche da tarde: 1 cenoura cortada em palitos, 1 fatia de pão integral com 1 colher de sopa de queijo branco 0% de gorduras e 1 xícara de chá vermelho.
  • Jantar: 1 filé de 150 g de salmão grelhado, temperado com ervas e suco de limão, 1 salada de tomate, alface, cebola e 2 cenouras raladas e 1 fruta de sobremesa.

Cuidados com a dieta da cenoura para emagrecer

Antes de seguir qualquer tipo de programa alimentar, você deve consultar o seu médico e nutricionista para se certificar que o método realmente é apropriado para o seu caso, levando em consideração não apenas seus objetivos em relação à boa forma, como também sua saúde e características pessoais.

Em relação à dieta da cenoura para emagrecer em especial, precisamos dizer que enquanto consumir três cenouras diariamente não é considerado um exagero, ingerir muitas cenouras pode fazer com que a pele ganhe uma tonalidade amarela ou laranja.

Publicidade

Isso acontece por conta do betacaroteno, um carotenoide encontrado na cenoura, que é convertido em vitamina A no organismo. O excedente de vitamina A é armazenado em forma de gordura no corpo e traz a coloração amarelada ou alaranjada à pele.

Caso perceba que sua pele está nessa tonalidade, busque ajuda do seu médico para saber como proceder.

É preciso tomar cuidado com a segunda e a terceira versão da dieta da cenoura para emagrecer que mostramos, pois elas trazem o perigo de não oferecer ao organismo toda a gama de nutrientes que ele precisa para funcionar e nem a quantidade de calorias necessárias para obter energia.

Com a primeira alternativa mostrada, o cuidado deve ser o de montar refeições saudáveis, nutritivas, equilibradas e controladas. Até porque não é só o consumo da cenoura que emagrece, é preciso que toda a dieta seja de qualidade.

Daí a importância de checar com o nutricionista antes, para garantir que o programa alimentar escolhido permitirá que o seu corpo será nutrido e terá energia para funcionar e contar com o seu auxílio para montar os cardápios das refeições.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou da dieta da cenoura para emagrecer? Qual das três versões você experimentaria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×