Remédios na mão

Fluoxetina Emagrece ou Engorda?

Publicidade

Fluoxetina é o nome genérico do Prozac, um medicamento comumente usado para tratar depressão, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Médicos também prescrevem esse medicamento para bulimia nervosa e ansiedade. Diminuição do apetite e perda de peso podem ocorrer como resultado de tomar fluoxetina. Seu médico também pode prescrever Fluoxetina para tratar compulsão alimentar e vômito em pacientes que sofrem de bulimia moderada a severa. Em alguns casos, a Fluoxetina emagrece, em outros, a fluoxetina engorda.

Ação

A Fluoxetina aumenta a quantidade de serotonina, um hormônio encontrado no cérebro, ao bloquear a reabsorção no corpo. Isso normaliza o nível de serotonina no corpo e promove equilíbrio mental, de acordo com PubMed Health.

Quando Fluoxetina Emagrece

Dos participantes de um estudo que tomaram fluoxetina para depressão durante estudos clínicos nos Estados Unidos, 11% reportaram perda de apetite e 1,4 % notaram perda de peso, de acordo com Drugs.com. Dos pacientes que tomaram placebo, apenas 2% acusaram perda de apetite e 0,5% reportaram perda de peso.

A fluoxetina pode resultar em uma perda de peso a curto prazo de até 3,5% em pacientes obesos, de acordo com um estudo publicado em dezembro e 2003 na “American Family Physician” (Médico da Família Americana). Entretanto, não há evidência de que esse peso não vai voltar – e o artigo sugere que uma dieta saudável combinada com atividades físicas seja usada como o principal método para controlar o peso e prevenir obesidade.

Quando a Fluoxetina Engorda

Fluoxetina também pode levar a um aumento de apetite e ganho de peso em cerca de 1 a 10 pacientes, de acordo com o “Drug Information Handbook” (Manual de Informações de Medicamentos). Ganho de peso significante pode levar a preocupações com a saúde, como o desenvolvimento de hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes. Ganho de peso também pode levar a um aumento na depressão e baixa autoestima.

Prevenção/Solução

Se você experimenta efeitos colaterais gastrointestinais, tome o medicamento com uma refeição. Você também pode mastigar chiclete ou chupar uma bala para evitar ficar com a boca seca e náusea. Não pule refeições para evitar perder peso demais. Se você perder mais de 5 quilos sem tentar, fale com seu médico. Ganho de peso pode ser prevenido comendo de forma saudável e sendo ativo. Controlar a sua ingestão de calorias e se exercitar regularmente pode reduzir muito seus riscos de ganhar peso. Seu médico pode ajudar a desenvolver uma dieta balanceada e determinar que exercícios são bons para você.

Monitoração

Visite seu médico regularmente para monitoração dos efeitos colaterais gastrointestinais e perda ou ganho de peso enquanto toma Fluoxetina. Se a perda ou ganho de peso continuar, seu médico pode determinar se você precisa parar de tomar o medicamento ou mudar a dose.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tome fluoxetina regularmente que acabou ganhando ou perdendo peso? Compartilhe nos comentários abaixo essa experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...

Publicidade
RECOMENDADOS PARA VOCÊ

ARTIGOS RELACIONADOS

20 comentários

  1. Eu tenho 17 anos e sofro de ansiedade a muito tempo, mas só fui diagnósticada em maio de 2014, comecei a fazer tratamento e emagreci 5kg ao decorrer do tratamento. Depois de 8 meses parei o tratamento e engordei 8kg!
    meu autoestima está lá em baixo, minha ansiedade voltou a atacar e eu não sei mais o que eu faço! Só pra constar que a ansiedade que eu tenho esta diretamente ligada com a alimentação pois também fui diagnósticada com transtorno da compulsuvidate alimentar reativa! E agora?

    • Já tentou se envolver bastante com exercícios físicos. Procure uma atividade que goste e pratique diariamente. Gastar muitas calorias irá ajudar bastante o processo. E beba bastante água. Vale a pena investigar com ajuda profissional a raiz dessa ansiedade.

    • Manu, o tratamento que vc fez foi bem curto – vc parou com acompanhamento médico?
      A ansiedade e a depressão engordam por si só – para os que tem tendência a engordar e a compulsão, e emagrece os que são magros….

  2. Engorgei com a fluoxetina em 7meses 24 kilos.

  3. Desde que começei a tomar fluoxetine 40 mg eu engordei mais de 30 quilos. Por favor o que faço?

  4. Faz dois anos que tomo fluoxetine e engordei 15 quilos.
    Estou sem apetite e so engordando.
    Não estou me alimentar direito so tomo cafe da manhã e almoço.

  5. Faz dois anos que tomo fluoxetine e engordei 15 quilos.
    Estou sem apetite e so engordando.
    Não estou me alimentar direito so tomo cafe da manhã e almoço.
    O que faço para volta o meu peso?

  6. Tomo fluxetina e sinto que estou a ficar naisgorda sera. que e verdade. peço ajuda

  7. Estou tomando a 4 meses a fluoxetina e notei que a depressão melhorou muito já na primeira semana senti uma grande diferença de animo.Tenho me sentido bem como a muitos anos não sentia mas infelizmente com essa alegria relaxei um pouco na alimentação sem ter tanta neura na hora de comer pois tinha medo de engordar mas agora com essa falta de neura engordei quase 5 quilos durante o tratamento pois não ligo muito com a quantidade do que como o que antes eu fazia. E agora largar minha alegria…não preciso criar vergonha na cara e fazer uma alimentação mais adequada.

  8. Estou tomando fluoxetina a 01 mês e estou sentindo q estou comendo mto, e a libido diminuiu!! É normal??

  9. comecei a tomar fluoxetina em Junho (3 meses) e sinto-me inchada e mais gorda, perto de 1,5kg, apesar de não sentir mais fome. poderá ser que a fluoxetina engorde???

  10. Tomei Fluoxitina por 3 meses e engordei 7 kilos..Estou em crise novamente e ainda me sentindo horrível e gorda…o que faço? ??

  11. t
    em gordei 12 kilos depois que comecei a tomar fuoxetina

  12. Estava lendo os comentários aki,e fiquei com dúvidas em relação a fluxocetina,Pq tenho ansiedade generalizada, e qdo começou o tratamento com fluxocetina,conseguir emagrecer 24kilos.Acredito que vai depender de cada organismo,da forma que reage.

    • oLA TELMA TAMBEM FIQUEI HORRORIZADA COM OS COMENTARIOS. PERCEBI QUE A FLUOXITINA ME FEZ BEM QUANTO A DEPRESSÃO NO ENTANTO ENGORDEI 11 KG EM 10 MESES, ESTOU MUITO PREOCUPADA, A NOITE COMO IGUAL DESESPERADA, NÃO CONSIGO ME CONTROLAR

  13. Fazem 2 meses que comecei a tomar fluoxetina, prescrita pelo meu endocrinologista; Além de dieta alimentar e caminhada diária de 30 minutos; Emagreci 7,5 kg; Estou muito mais disposta, e meu libido esta ok.

  14. TOMEI 12 ANOS COMECEI NA DOSE MENOR QUANDO PAREI ESTVA NA DE 60MG, EMAGRECI MUITO ,20 KLS NESSES 12 ANOS, HOJE PAREI ENGORDEI 8 KLS, SOFRI MUITO ABASTINENCIA PRA PARAR DE TOMAR. SOU ANSIOSA DEMAIS ,MAS DECIDIR NAO TOMAR MAIS

  15. VOU COMEÇAR A TOMAR FLUOXETINA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (15/08), ESTOU COM ANSIEDADE E COM SOBRE PESO, DAQUI UM MÊS EU VOLTO PRA FALAR SE EMAGRECE.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*