Paroxetina engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

Será que Paroxetina engorda ou emagrece? Do que se trata e para que serve esse medicamento? E quais os seus possíveis efeitos colaterais?

  Continua Depois da Publicidade  

Uma preocupação que provavelmente passa pela cabeça de parte dos pacientes diagnosticados com depressão e que têm o uso de um medicamento antidepressivo prescrito para o seu tratamento é o tipo e quantidade de efeitos colaterais que tal remédio poderá trazer para eles.

Entre eles, uma das reações mais temidas certamente é o ganho de peso.

Se para ter sucesso no tratamento é necessário obedecer as recomendações do psiquiatra e não deixar de usar o remédio receitado, existe uma forma de se prevenir e tomar precauções para amenizar as reações adversas do medicamento:

Pesquisar, se informar e conhecer quais são elas. E é exatamente isso o que nós faremos, ao falar sobre a Paroxetina ou Cloridrato de Paroxetina, um tipo de antidepressivo. Será que a Paroxetina engorda ou emagrece?

Para que serve a Paroxetina

Remédio

Encontrado na forma de comprimidos revestidos de 20 mg, Paroxetina é um antidepressivo da categoria dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) de uso adulto, que só pode ser comercializado mediante apresentação de receita.

O medicamento pode ser indicado para o tratamento das seguintes condições:

  • Transtorno depressivo maior (mesmo que, anteriormente, outros antidepressivos não tenham sido eficazes);
  • Comportamento obsessivo ou compulsivo (incontrolado);
  • Ataques de pânico, inclusive os causados por fobia (pavor) de lugares abertos (agorafobia);
  • Ansiedade generalizada (sensação de muita ansiedade ou nervosismo em situações rotineiras), inclusive em situações que exigem contato social;
  • Ansiedade seguida de evento traumático (transtorno de estresse pós-traumático): acidente de carro, assalto ou desastre natural, como enchente ou terremoto.

O mecanismo de ação do medicamento envolve a elevação dos níveis de uma substância produzida pelo cérebro, a serotonina (5-hidroxitriptamina, ou 5-HT). As informações são da bula de  Cloridrato de Paroxetina da Pharlab, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E então, a Paroxetina engorda ou emagrece?

Para sabermos que a Paroxetina engorda ou emagrece, recorremos à lista de efeitos colaterais da bula do medicamento.

O que o documento informa é que o remédio pode engordar sim, pois o ganho de peso corporal é uma das reações adversas comuns do medicamento, ou seja, ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que usam o remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, não é impossível perder peso ao longo do tratamento com o remédio, uma vez que a diminuição do apetite é outro dos efeitos colaterais comuns da Paroxetina, segundo a bula.

Sabe-se que uma redução no apetite pode levar a uma queda na quantia de alimentos e calorias consumidas e, consequentemente, à perda de peso.

O que fazer?

Se durante o tratamento com o remédio você notar que emagreceu ou engordou, especialmente se isso ocorrer de modo significativo, informe o médico ou psiquiatra que prescreveu o medicamento para saber o que deve fazer.

Lembre-se que tanto o excesso de peso quanto o baixo peso expressivos podem representar problemas para a saúde.

Atenção!

Não interrompa o tratamento com a Paroxetina após perceber o ganho de peso sem antes consultar o médico ou psiquiatra que a receitou, pois isso poderá ser perigoso para a sua saúde.

Da mesma forma, jamais tome o remédio por conta própria sem que ele tenha sido prescrito pelo médico ou psiquiatra.

Alguns podem querer automedicar-se com a Paroxetina porque ela pode reduzir o apetite, mas fazer isso é muito arriscado para a saúde.

Além de expor o organismo desnecessariamente aos efeitos colaterais do remédio, automedicar-se traz o risco de usar uma dosagem inadequada e perigosa do remédio e de tomar um medicamento contraindicado para si sem nem saber.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

É preciso conhecer a lista completa de efeitos colaterais do remédio, quais são as suas contraindicações e ficar ciente dos cuidados que precisam ser observados ao longo do tratamento com o medicamento. Portanto, leia a bula completa de Paroxetina via bulário da Anvisa.

Você conhece alguém que tenha utilizado o tratamento e afirme que a Paroxetina engorda? Tem medo de usá-la e acabar tendo este efeito colateral? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (284 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Paroxetina engorda ou emagrece?”

  1. Sim no meu caso paroxetina (Pondera) me engorda toda vez que faço tratamento com essa medicação!
    Engordei pra caramba tomando Pondera, dai engravidei e não pude tomar, fui ao emagrecendo naturalmente, senti que meu corpo desintoxicava da medicação… 6 meses após ter neném começou as crises, tive deprê pós parto, da voltei a tomar e em 15 dias engordei uns 10 kilos de tanto que me abriu o apetite:…

    Responder
  2. Boa noite! Uso paroxetina há 10 anos, sempre com idas e voltas na medicação, sempre engordei muito, me da compulsão por doces, e quando paro eu emagreço, sinto que meu corpo detoxifica… aí volto a tomar e engordo assim muito rápido mesmo!

    Responder