Nortriptilina Engorda ou Emagrece?

Seguir um tratamento com determinado medicamento, sem orientação médica, mesmo que possa beneficiar o nosso corpo, pode oferecer efeitos inesperados. O Nortriptilina é um desses medicamentos, que possuem muitos adeptos, que são ludibriados por muitas promessas, mas que pode acarretar diversos efeitos secundários. Conhecer a composição é um ponto de partida para analisarmos se o Nortriptilina engorda ou emagrece, mas ficar por dentro das possíveis reações também pode evitar que as consequências se agravem. É importante tomar o medicamento com supervisão e para o objetivo que foi idealizado. Conheça um pouco mais sobre o medicamento, e veja se ele é um dos responsáveis pela briga com a balança.

O que é Nortriptilina?

Trata-se de um medicamento recomendado para o tratamento contra depressão, para uso adulto. Os médicos ainda receitam esse medicamento para reduzir dores crônicas e efeitos secundários comuns em determinados tratamentos. O Nortriptilina pode elevar o humor, agindo, principalmente, sobre serotonina e noradrenalina. Ele é um antidepressivo, mas que muitas vezes é indicado de forma precoce, o que pode acarretar diversos efeitos inesperados, como o significativo ganho ou perda de peso, de acordo com diversas pesquisas internacionais.

Nortriptilina engorda?

Priorizando uma boa saúde, é importante que a preocupação não se limite apenas se a Nortriptilina engorda ou emagrece, mas quais são seus reais efeitos prejudiciais à saúde. Um estudo divulgado em março de 2000, no American Journal of Psychiatry, demonstrou que o efeito de Nortriptilina é superior à fluoxetina, pelo menos para a redução dos impactos de depressão, porém, um dos efeitos colaterais é a o ganho de peso. O Nortriptilina impacta nos níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode gerar consequências metabólicas. De acordo com esses resultados, é importante que, se não houver alternativas, a atenção com as calorias extras deve ser redobrada.

Diversas pesquisas foram realizadas para comprovar se a Nortriptilina engorda, e uma destas evidenciou que as pessoas reconheceram um aumento de preferência por doces. Devido a esses efeitos colaterais, mais de 50% dos consumidores desse medicamento optaram por interromper o uso antes do término do tratamento. Ao interromper o consumo do medicamento, é possível notar a perda gradual dos pesos obtidos, mas destaca-se a continuidade de uma boa alimentação.

Aumento de apetite

A dúvida se o nortriptilina engorda ou emagrece surge devido ao efeito secundário de aumento de apetite. Ele não é responsável direto pelo ganho de peso, mas induz os seus usuários a consumir calorias extras, já que é possível notar aumento de apetite.

Os desequilíbrios dos hormônios de tireoide são um dos contribuintes para o alto índice de obesidade, e, o nortriptilina pode interferir sobre condições de hipotireoidismo e hipertireoidismo, reforçando a pesquisa que comprova que o Nortriptilina engorda. Os efeitos de desequilíbrios hormonais podem variar, por isso, não podemos afirmar que Nortriptilina engorda ou emagrece todas as pessoas que o consomem. É necessária uma avaliação detalhada, por informações particulares.

Assumir que o Nortriptilina engorda ou emagrece é um tanto quanto tendencioso, pois o medicamento deve ser indicado por um médico, e suas dosagens devem ser adequadas às particularidades individuais. É possível haver diversas reações, e em alguns casos, pode-se dizer até que Nortriptilina emagrece, já que os organismos não se comportam de uma forma padronizada, e o medicamento pode conduzir a diversos efeitos inesperados. Por isso, é fundamental preservar o bem estar, e buscar alternativas saudáveis, as quais ajudem você a conquistar a boa forma, sem tornar o corpo mais vulnerável.

Demais efeitos colaterais

Sabendo que Nortriptilina engorda ou emagrece, esse antidepressivo ainda pode ocasionar casos de tonturas, aumento de transpiração, disfunção erétil, náuseas, ansiedade, taquicardia, sonolência, distúrbios de níveis de açúcar na corrente sanguínea, prisão de ventre, queda de cabelo, excesso de transpiração e boca seca. Deve-se lembrar que depressões em maiores graus de gravidade levam a casos extremos. É importante saber que, esse medicamento pode interferir em efeitos oferecidos por remédios para o tratamento de pressão alta.

Você já fez uso deste medicamento? Você acha que a Nortriptilina engorda ou emagrece? Comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (344 votos, média: 3,85 de 5)

Loading...

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

53 comentários

  1. Faço uso da duloxetina, ela engorda?

  2. Tomo nortriptilina há 4 anos, comecei tomando 30 mg e ganhei 14 quilos em 6 meses…. só quando o médico foi diminuindo a dose é que fui reduzindo meu peso. Nortriptilina engorda sim!

  3. SIM ENGORDA E DA MESMO VONTADE LOUCA POR DOCES;EU ME TRATO DA DEPRESSÃO A CINCO ANOS COM SERTRALINA;E DESDE NOVEMBRO A DEPRESSÃO FICOU GRAVE;O PERDIA UM KILO POR SEMANA PROCUREI AJUDA MEDICA POIS EU ESTAVA ME ENTREGANDO PARA ESSA DOENÇA DESTRUIDORA DE VIDAS;ENTÃO O PSIQUIATRA ME RECEITOU PARA TOMAR DOIS SERTRALINA DE MANHÃ;E DOIS NORTRIPTILINA DE 50 ML NA HORA DA JANTA;FIZ ISSO POR UM MES GENTE 15 MINUTOS DEPOIS MINHA BARRIGA INCHAVA PARECENDO QUE EU ESTAVA DE GRAVIDA DE 5 MESES;ALEM DE SOFRER MUITO PARA EVACUAR;E SIM ENGORDEI PRATICAMENTE 6 K EM UM MES MAS ACEDITO QUE É MAIS INCHAÇO;PORQUE ME SINTO AGUNIADA E VOU PARAR;PORQUE ESTA ME CAUSANDO MAU ESTAR MAS NA DEPRESSÃO AJUDOU;NÃO SEI COMO MAS PRECISO PARAR;COM ESSE MEDICAMENTO;

  4. Tomei um ano exato do Parmelor de 25mg. Meu caso foi crises de pânico. Em menos de 10 dias já estava estabilizada, mas continuei o tratamento. Há cerca de 6 meses percebí q havia engordado 6kgs. Sou alta e minha sorte q não nota-se muito. sempre fui bem magra. Mas esses números me incomodam. Larguei há um mês o Parmelor, e fico com medo das crises voltarem, pq descobrí q ele poderia ser a causa de eu ter engordado. Uma amiga engordou isso em dois meses. Queria saber se a perda de peso é devagar..pq estou ansiosa. Tem uns 40 dias, acho, q não tomo mais e ainda não perdí nem um quilo.Aguardo resposta. Obrigada. Mariceli

  5. Nortriptilina engorda sim!!!!!
    Tenho fibromialgia e uso esse medicamento a três anos .Engordei 20 kilos e ainda morro de sono . Só que se eu falhar um comprimido não saio dá cama de tanta dor.entao é um mal necessário.

    • O duloxetina q o nome comercial é velija eu tomo de 30mlgs e num engorda não e cura dores de fibromialgia e um santo remédio o duloxetina/ velija…. é um remédio mais novo né ele tira o apetite oq faz engordar e comer mto né….e os outros abrem o apetite

  6. Tomo o nortripitilina faz 7 meses ao contrario perdi o apetite , as vezes esqueço de comer perdi 8 k . Antes tomava Torval ,Ventafaxina e tinha uma ansiedade que devorava tdo , agora como qualidade e pequenas porçoes pois não tenho fome . Estou melhor agora , a depressão e as crises de pânico amenizaram uns 90%.

  7. Nortriptilina engorda sim e muito !
    engordei 14 kg em 2 anos .
    por isso parei com o medicamento ja faz 8 meses
    sofria muito com ansiedade , mais gracas a DEUS hoje estou curada !

    • Gloria a Deus, que bom que se curou Nayara. Eu também estou fazendo tratamento para a ansiedade e seu comentário me alegrou muito pois sei que esse mal tem cura!

      • Eu também melhorei muito a ansiedade com esse medicamento.

        • Simone, você ainda toma?
          Quero parar mas estou com muito medo de passar mal! 🙁

          • Estou tomando 1 comp.nortriptilina 25mg a 2 meses ,para o tratamento da fibromialgia,tomo a noite.Tenho percebido que ele me tira a fome ,diminuiu bastante meu apetite,mas mesmo assim percebo que venho ganhando peso.Engordei 4 kg..Me sinto inchada ,barriga grande, dificuldade de evacuar,e muita retenção de líquidos.Lendo os depoimentos,sinto vontade de parar o tratamento,só tenho medo das dores voltarem com tanta intensidade

  8. Acabei de comprar, mas vendo os depoimentos, Não vou Tomar,pois quero perder peso e não ganhar,Não sou depressiva, tenho fortes dores de cabeça no período pré menstrual,o médico me indicou, mas vou ficar com essa dor de cabeça mesmo, já estou gorda e Deus me livre de engordar mais 😊

  9. Nossa!!! Que medo de tomar Pamelor!!!😱
    Não quero engordar mais ainda!!!🙃
    Mas vou tomar, depois escrevo o resultado.✍️
    O médico me receitou para dores crônicas, tenho fibromialgia, tendinite e túnel do carpo.
    Bom tratamento a todos nós!

    • Tenho uma nevralgina no nervo occipital, dores de cabeças horriveis, o neuro indicou PAMELOR 10 mg pra amenizar s dores, nao amenizou, teve que aumentar pra 25 mg…ha uma semana fiz um bloqueio anestesico e as dores cessaram, começei a tomar pamelor em maio, em abril eu começei a malhar e fiz minha reeducação alimetar, perdi 4 kg em um mes..no total perdi 8kg de março a outubro, mas ja era pra ter perdido muito mais pois mudei minha alimentação e estou malhando no minimo 4 vezes por semana, parei pra pensar o que estava acontecido pra eu nao emagrecer e resolvi pesquisar sobre o remedio…naõ engordei nao mas parei de emagrecer..vou voltar ao neuro e pedir pra diminuir a dosagem.

  10. Estou tomando melor de 10mg as uns 4 meses, estou engordando, so agora resolvi pesquisar sobre ele, vou consultar o medico agora.

  11. ERIKA DE CASTRO FARIAS

    Eu estou tomando já tá, um mês.. e emagreci 5 kilos.. não tenho apetite.. como por comer.. mas a crise de ansiedade melhorou bem pouco.. minha médica disse pra eu tomar 6 meses.. vamos ver se dá resultado.. melhoras a todos

  12. Iniciei o tratamento para depressão com Duloxetina 30mg, tomava 1 cp pela manhã e me sentia muito “zen” pelo resto do dia. Aliviou minhas dores no corpo devido a endometriose laudada pós retirada de cisto no ovário, e a suspeita de fibromialgia, na qual a reumatologista deixou essa hipótese em banho maria. Agora iniciarei fisioterapia pois desconfia-se de dor miofascial pós cirurgia. Convivo com essas dores há 4 anos, porém esse ano teve uma piora, atrapalhando meu rendimento no trabalho e os relacionamentos interpessoais devido à mudança de humor. Duloxetina alivia muito esses sintomas, porém dá muito mal estar. Bocejava o dia todo e a cada bocejo sentia uma náusea horrível. Fiquei mais letargica do que de costume. Mas, confesso que a sensação de tranquilidade é muito eficaz. Meu psiquiatra mudou a medicação essa semana para Nortriptilina, pois também não tenho condições pra ficar comprando remédios e os efeitos não me dá segurança pra trabalhar. Confesso que o medo de tomar essas drogas é evidente, pois penso sempre nas reações, e no fato de eu não ter filhos ainda. E tenho apenas 1 ovário, pois o outro atrofiou. Mas se não tomar como vamos melhorar? E como vamos saber? Já tomei deprovera por conta da endometriose e emagreci, enquanto muitas engordaram. Lembro que minha GO disse que “não é o remédio que engorda, somos nós que engordamos”. A alimentação balanceada e a prática de atividades ajuda a minimizar esses efeitos colaterais, que acontecem pois, estimulam o apetite de forma negativa ou positiva. Com isso, temos que exercitar o domínio próprio, o que dependendo do caso e circunstâncias é difícil, eu sei. Hoje a noite começo tomando 1cp. Vamos ver como meu organismo irá responder a essa nova etapa. Mês que vem colocarei o Mirena pra preservar meu ovário, para que quando essa estação passar eu possa ainda mais sorrir e cantar.
    Em breve direi sobre a primeira semana com a Pamelor.
    Deus cuida de nós!

  13. E como engorda :/ tomo ele a quase um ano, comecei com 2 de 50mg e 2 fluoxetina pela manhã. ja tinha tomado outros que não surgia efeito e só ia me entregando. Ele com a fluoxetina esta me ajudando muito, mas muito mesmo. reclamei com o medico no começo do ano que eu estava engordando muito, pele muita ressecada (passo oleos naturais, tipo oleo de coco e a pele puxa toda e nem parece que passei), boca extremamente seca, intestino ressecado e preso, então passei a tomar 2 fluoxetina pela manhã e 1 nortriptilina a noite. de lá ate hj ganhei, 20kg, foi ótimo pq eu era muito magro, 178 de altura com 55kg. mas a nortriptilina esta me dando barriga de gravida e me deixando pra baixo por causa disso, alem que o apetite aumentou tanto e pra doce que nem era fã. comecei academia e vou voltar no medico e falar sobre a notri.
    A notri é um remédio ótimo a longo prazo, porem em mim deu vários efeitos colaterais, mas o importante é sair desse inferno de depressão.

  14. Engorda muito, engordei 20 quilos, tomei 3 meses, para parar de fumar e parei. Só que o peso não voltou, continuo com 20 quilos a mais

  15. Eu também estou tomando esse remédio e estou sentindo efeitos colaterais como os descritos aí acima ; Pele ressecada, intestino preso ,muita vontade de comer doce. Comecei o tratamento tem um mês, porém agora dia primeiro é a segunda consulta ,irei relatar todos esses sintomas para o médico, pois o meu problema é no tratamento de ansiedade no controle da dependência química. Então meu caso é um pouco mais sério que os relatados acima, pois além da ansiedade trato da depressão,síndrome de abstinência, toc, e síndrome de bipolaridade tudo isso devido à adicçao.

  16. Tomo nortriptilina 25 mg + flunarizina 10 mg a uns 04 meses e engordei 08 kilos do nada estou inclusive tomando um remedio para emegrecer que minha nutricionista passou, faço dieta e nada ao invés de perder só ganho. Tenho muita insonia, sono o dia todo, pesadelos, a vontade de doce é incontrolável ( e olha que nuca fui fã de doce ) porém as minhas crises de enxaqueca diminuiram bastante, mas vendo todos esses comentários, só vou tomar por mais 02 meses e pedir ao meu médico pra trocar, pois não irei continuar tomando.

  17. Boa noite tambem comecei o tratamento com nortriptilina ja estava tomando velafaxina pois tenho fibramialgia vou observar os efeitos colaterais.

  18. Bom dia ,comecei o tratamento e não engordei ao contrário perdi peso,perdi o apetite ,perdi uns 08 kg mas percebi queda no cabelo boca seca e mto sono ,mas estou me sentindo ótima😘

  19. Eu tomo por enxaqueca e tomei ele por 7anos,emagreci 24 kilos,ele tira ansiedade por doces..agora parei com ele e engordei 5kilos..aff

    • Michelle estou tomando a 1 ano por conta de ansiedade e enxaqueca… Quero parar…. Você sentiu algo quando parou? Eu tomava 50mg agora estou tomando 25mg

    • Eu também comecei a tomar já faz três meses o médico receitou por conta de crises fortes de enxaqueca, o q mais me incomoda é a boca muito seca, um gosto amargo na boca, mais apesar do desconforto eu N sinto mais crises de enxaqueca…sinto tamb a barriga um pouco inchada, vou tomar por 6 meses assim espero!

  20. Tomei nortriptilina durante seis meses como tratamento profilático pra enxaqueca, engordei só três quilos mas melhorei 90%da depressão e ansiedade e da enxaqueca melhorei uns 50 % .. Acho os benefícios foram muito maiores

  21. Boa tarde! Gente tomo Pamelor para fibromialgia, ao contrário emagreci muiito em um mês 6 kl pois estava muito inchada por causa da doença, foi um alivio minha vida mudou pois vou academia e ele ajuda a transpirar muito já é um efeito dele e diminuiu meu apetite, realmente ele dá muita vontade de doces é só trocar pelos saudáveis. Acredito que todos engordem não por causa do remédio e sim da doença chamada depressão que te leva a compulsão de alimentos para preencher algum vazio. Bom isso é minha opinião e depoimento de uma dor causada por lesões no ombro, coluna, túnel do carpo causados por um acidente há 4 anos sem alivio de dores, hj voltei minha vida perdi kl e estou feliz. Tomo ele as 17 hr para fazer efeito cedo e dormir bem sem acordar com sono e nem um efeito que ele causa. Boa sorte para todos.

  22. Boa tarde, Esse remédio engorda sim! Eu tomo 10mg por dia, isso desde dezembro. Engordei em torno de 5 kg nesse período, sendo que eu frequento a academia quase que diariamente e nada de atingir a boa forma.
    Só agora resolvi pesquisar a causa do aumento de peso vinculado ao medicamento e vi essa matéria. Na próxima consulta vou ver algo mais adequado, pois tomo para controlar a enxaqueca que é gerada por ansiedade.
    Meu apetite também aumentou muito e o desejo por doces.

    • Eu tomo. Minha neuro indicou porque tenho cefaleia em salvas(cluster) mas no meu caso tirou o apetite,em 15 dias emagreci 2 quilos e meio.. Se continuar emagrecendo desse jeito vou ter que parar. Cada organismo reage de um jeito.

  23. Tem dois meses que estou tomando nortriptilina, não engordei nada ainda, me da vontade de comer muito doces, só meus peitos q cresceram muito kkk.. Mas melhorei da depressão, me sinto bem melhor.
    Já tomei Sertralia e Fluoxetina só emagreci em menos de 1 anos emagreci 12kg.

  24. Dulcineia Cabral Tivelli

    Não posso engordar. Fiz a bariátrica e gostaria de saber se alguém como eu engordou. Faço tratamento de bipolar há 40 anos. As opções para adaptação de novos remédios está difícil. Só o que sei é que não posso engordar mesmo. Alguns emagreceram e estou em dúvida e preocupada. Alguém pode me ajudar?

  25. lavinia magalhaes Medeiros

    Estou tomando já tem um mês não tenho apetite nenhum como sem vontade Pra não emagrecer.

  26. Vou parar com este medicamento tbm! mas tenho muita ansiedade e dor de cabeça, pq engorda sim e muito!

  27. Tomo a 6 meses esse remédio pra depressao ….na depressao perdi 22 kg tomando esse remédioengordei 14 em 2 meses… Estou com muito peito ..e eu nao tinha muito ….vou parar …fico so comendo doce ..nemmmmm

  28. Marcela Carina Nomura

    Eu tomava amitriplina a três anos engordei 30 kg agora troquei pela Nortriptilina já comecei a emagrecer Graças à Deus comecei a ter a mesma sensação boa da amitriptilina ainda estou emagrecendo .

  29. Sou muito ansiosa e vendo os comentários fiquei confusa ,uns fala que engorda outros que emagrece ,espero que emagrece pois é meu objetivo!

  30. Eu fiquei super confusa agora. Emagrece ou engorda?

    • Dulcinéia Cabral Tivelli

      Se vc controlar a ansiedade não comendo doces ele tira o apetite. Tente manter granola por perto assim vc resolve o problema do doce e constipação intestinal que ele provoca. Iogurte com granola muito bom para não ter prisão de ventre ( que é o problema dele ). Amitriptilina sim engorda demais e vc não consegue emagrecer depois.

  31. Engordei 10kikos em um mês ágora além de gorda to com retenção de líquidos barriga enorme intistino preso vontade de comer doce todos os dias. Nunca mais tomo esse remédio vou voltar com a sertralina

  32. Faz uma semana que estou tomando, tenho vontade de comer doces , mas nao como, minha alimentação continua a mesma, mas ja vejo o aumeno da minha barriga.

  33. Silvia Batista Ruiz

    Eu tomei amitriptilina por 7 meses para tratamento de fibromialgia e engordei muito. Foi quando pedi que a Dra trocasse a medicação e então ela me sugeriu que tentássemos a nortriptilina, que estou usando há quase 1 mês. Já nos primeiros dias notei a diminuição do apetite que era incontrolável e sinto que estou emagrecendo.
    No meu caso a troca foi excelente opção.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*