Alimentos que previnem Alzheimer

10 Alimentos que Previnem Alzheimer – Os Mais Recomendados

Há anos os médicos dizem que o que você come pode afetar a saúde do seu coração, mas agora pesquisas mostram evidências crescentes de que isso também acontece com o seu cérebro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Alzheimer é responsável por cerca de 60% a 70% dos casos de demência, sendo considerada a forma mais comum da mesma, e embora a idade seja o principal fator de risco, ela não afeta apenas pessoas mais velhas, já que 9% dos casos do aparecimento de sintomas acontecem antes dos 65 anos de idade.

Pesquisadores criam dieta com alimentos que previnem Alzheimer

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Rush University Medical Center, em Chicago, mostra que um plano de dieta desenvolvido por eles que foi chamado de MIND, em português “mente”, pode reduzir o risco das pessoas desenvolverem Alzheimer em até 53%. Mesmo aquelas que não aderiram perfeitamente à dieta mas seguiram “moderadamente bem” reduziram o risco de Alzheimer em cerca de um terço.

A dieta parece ser apenas um dos “muitos fatores que influenciam quem fica com a doença”, disse a epidemiologista nutricional Martha Clare Morris, PhD, principal autora do estudo da dieta MIND sobre alimentos que previnem Alzheimer.

Genética e outros fatores como tabagismo, exercícios físicos e educação também desempenham um papel importante, porém, foi demonstrado que a dieta MIND ajudou a diminuir a taxa de declínio cognitivo e a proteger as pessoas contra essa doença, independentemente de outros fatores de risco.

O estudo, publicado na revista Alzheimer’s & Dementia, analisou mais de 900 pessoas com idades entre 58 e 98 anos que preencheram questionários de alimentos e passaram por repetidos testes neurológicos. Com isso, descobriu-se que os participantes que se alimentaram seguindo de maneira mais efetiva as recomendações do MIND tinham um nível de função cognitiva equivalente a uma pessoa 7,5 anos mais jovem.

A dieta MIND divide suas recomendações em 10 alimentos que fazem parte do “grupo de alimentos saudáveis para o cérebro” que a pessoa deve comer e 5 alimentos da lista “grupo de alimentos não saudáveis”, que são os que devem ser evitados.

Essa dieta combina muitos elementos de outros dois planos de nutrição muito populares que comprovadamente beneficiam a saúde do coração: a dieta mediterrânea e a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) que também faz parte do nome da dieta MIND – Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay (Intervenção DASH-Mediterrânea para Atraso Neurodegenerativo).

Porém, a MIND também difere dessas duas dietas de maneira significativa e se mostrou mais eficaz do que qualquer uma delas na redução do risco de Alzheimer. Veja agora quais são os alimentos que previnem Alzheimer de acordo com este estudo.

10 alimentos para prevenir Alzheimer

1. Vegetais de folhas verdes

Entre os alimentos recomendados contra Alzheimer, a dieta MIND recomenda porções frequentes de vegetais de folhas verdes, como couve, espinafre, brócolis e outros que possuem vitaminas A e C, além de outros nutrientes. Pelo menos duas porções por semana desses vegetais podem ajudar, e os pesquisadores descobriram que seis ou mais porções semanais desses alimentos proporcionam maiores benefícios para o cérebro.

Tanto a dieta Mediterrânea como a DASH não recomendam especificamente este tipo de vegetais, mas o estudo da dieta MIND descobriu que a inclusão de vegetais de folhas verdes faz toda a diferença na redução do risco da doença de Alzheimer.

2. Outros vegetais

Bem como muitas outras dietas que têm como foco a perda de peso ou a saúde do coração, a MIND enfatiza a importância dos vegetais para a saúde do cérebro. Os pesquisadores recomendam comer ao menos uma salada e pelo menos um outro vegetal todos os dias para reduzir o risco de Alzheimer.

3. Grãos integrais

Os grãos integrais são um componente chave da lista de alimentos contra Alzheimer e os pesquisadores recomendam ao menos três porções por dia deste alimento.

4. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são as únicas frutas específicas recomendadas nesta dieta, principalmente os mirtilos. “Mirtilos são um dos alimentos mais potentes para proteger o cérebro”, disse Morris. Ela observa que os morangos também mostraram benefícios em estudos anteriores sobre o efeito dos alimentos na função cognitiva. A dieta MIND recomenda a ingestão de frutas vermelhas ao menos duas vezes por semana.

5. Peixe

Este estudo descobriu que comer peixe pelo menos uma vez por semana ajuda a proteger o funcionamento do cérebro. No entanto, não há necessidade de exagerar. Ao contrário da dieta mediterrânea, que recomenda comer peixe quase todos os dias, a dieta MIND diz que uma vez por semana já é o suficiente.

6. Vinho

Entre os alimentos que previnem Alzheimer está o vinho, e os especialistas recomendam um copo desta bebida todos os dias.

7. Castanhas

As castanhas são uma ótima opção de lanche para a sua saúde em geral e saúde do cérebro. De acordo com este estudo, as castanhas contêm gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes, e outros estudos descobriram que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e reduzir o risco de doenças cardíacas. A dieta MIND recomenda comer nozes pelo menos zinco vezes por semana.

8. Azeite

O azeite de oliva é um dos alimentos contra Alzheimer que deixou para trás todas as outras formas de óleo de cozinha e gorduras. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que usavam azeite de oliva como seu principal óleo tinham maior proteção contra o declínio cognitivo.

9. Feijões

Se os feijões não são uma parte regular de sua dieta, eles deveriam ser. Ricos em fibras e proteínas e pobres em calorias e gordura, eles também ajudam a manter a sua mente afiada estando entre os principais alimentos para prevenir Alzheimer. Os pesquisadores recomendam comer feijão três vezes por semana para ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.

10. Aves

Entre os alimentos recomendados contra Alzheimer estão as aves, que fazem parte de um plano alimentar saudável para o cérebro de acordo com o estudo da dieta MIND, que recomenda duas ou mais porções por semana.

Esses são os 10 alimentos que previnem Alzheimer recomendados pelos especialistas que criaram a dieta MIND; porém, como dito anteriormente, há também a lista do grupo de alimentos que você deve evitar para reduzir o risco de desenvolver demência. São eles:

  1. Manteiga e margarina: A manteiga e a margarina devem ser limitadas para no máximo uma colher de sopa por dia, e você pode substituí-las pelo azeite de oliva, que como visto, trata-se de um alimento saudável para o cérebro.
  2. Doces: Você já deve saber que eles não são tão bons para a sua cintura, porém, eles também podem ter um efeito negativo na saúde do cérebro. A dieta MIND recomenda limitar-se a não mais do que cinco dessas guloseimas por semana.
  3. Carne vermelha: A carne vermelha não é proibida na dieta MIND, mas os pesquisadores dizem que você não deve limitar o consumo a não mais do que quatro porções por semana para ajudar a proteger a saúde do cérebro. Essa quantia é maior do que a indicada na dieta mediterrânea, que restringe a carne vermelha a apenas uma porção por semana.
  4. Queijo: O queijo pode ser delicioso, mas não favorece o cérebro, de acordo com o estudo da dieta MIND. Coma queijo não mais do que uma vez por semana se você quiser reduzir o risco de Alzheimer.
  5. Alimentos fritos: Alimentos fritos e fast food completam a lista de grupos de alimentos não saudáveis desta dieta. Limite as frituras para não mais que uma vez por semana para ter uma ótima saúde cerebral.

Mesmo que você “escorregue” na dieta de vez em quando, os pesquisadores dizem que mesmo assim ela pode ser benéfica, já que mesmo as pessoas que não a seguiram à risca reduziram as chances de desenvolver a doença de Alzheimer – e quanto mais tempo você manter a dieta, maiores serão os benefícios.

“As pessoas que se alimentam seguindo essa dieta consistentemente ao longo dos anos obtêm uma melhor proteção”, disse a principal autora, Martha Clare Morris. “Você será mais saudável se estiver fazendo a coisa certa há mais tempo.”

Você já consome a maioria desses alimentos que previnem Alzheimer com frequência em sua dieta? Pretende aumentar agora, a fim de evitar as chances de ter essa condição no futuro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*