Existem diversos substitutos para a farinha branca convencional e, entre eles, a farinha de uva bem se destacando, tanto pela sua praticidade quanto pelos benefícios que pode trazer para a saúde e a boa forma.
Muitos desses benefícios se devem ao fato de que a casca da uva é rica em antioxidantes, o que ajuda, entre outras coisas, a prevenir doenças cardíacas e a reduzir o colesterol.
Então, no decorrer do artigo vamos conhecer melhor os benefícios da farinha de uva e aprender como fazer este alimento, além de descobrir algumas formas de incluí-la no cardápio.
Veja também: Benefícios da uva – Para que serve e propriedades
A farinha de uva é um ingrediente bastante versátil, podendo ser adicionada em uma série de receitas, como bolos e biscoitos. Assim, é possível melhorar o valor nutricional de suas receitas, sem afetar o sabor ou a textura delas.
E, apesar de conter carboidratos, a farinha de uva também pode ser incluída em uma dieta low carb, desde que se preste atenção nos outros alimentos ingeridos durante o dia.
Então, vamos conhecer os principais nutrientes da farinha de uva (por porção de 100g):
Além disso, a farinha é completamente livre de glúten e contém também boas quantidades dos minerais cálcio, ferro e magnésio.
Dentre as populares farinhas de frutas (maracujá, laranja, banana verde) a de uva é considerada uma das mais benéficas à saúde, pois mantém uma série de antioxidantes presentes na fruta fresca, entre eles o resveratrol.
Por isso, vamos agora conhecer alguns dos principais benefícios da farinha de uva:
As cascas e sementes da uva são ricas em compostos antioxidantes, como o resveratrol, que ajudam a combater os radicais livres. Assim, consumir a farinha de uva pode ser uma ótima forma de melhorar a saúde, prevenindo problemas como:
Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry demonstrou que a farinha de uva auxilia na diminuição da gordura abdominal, além de controlar os níveis de colesterol e também reduzir o peso.
Segundo os cientistas, no entanto, não é qualquer uva que produz esses benefícios, e eles puderam notar que esse efeito era característico das uvas do tipo Chardonnay.
Além disso, a farinha de uva contém boas quantidades de fibras alimentares, o que ajuda a promover uma sensação de saciedade e assim a diminuir a ingestão calórica.
A dica, portanto, é substituir parte da farinha branca por farinha integral e pela farinha de uva, duas opções muito mais nutritivas e saudáveis.
Além dos benefícios já citados, a farinha de uva pode ainda ser utilizada regularmente por quem está preocupado com a boa forma.
Isso acontece porque, além dos inúmeros nutrientes, a farinha de uva fornece uma ótima quantidade de carboidratos, que podem ser utilizados como fonte de energia no pré-treino ou como um excelente ingrediente para um shake reparador pós-treino.
A grande quantidade de antioxidantes presentes na farinha de uva faz com que ela contribua para o combate ao estresse oxidativo, que, alguns estudos demonstram, está envolvido no desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Assim, incluir a fruta in natura, a farinha e o suco de uva na dieta, pode ser uma boa forma de aumentar os níveis de antioxidantes no organismo, contribuindo para a prevenção do câncer.
Embora a uva seja uma fruta normalmente ausente do cardápio de pessoas com diabetes, a farinha de uva possui baixa concentração de frutose e pode até mesmo ajudar a controlar a glicemia.
Isso acontece porque a farinha de uva possui absorção lenta, o que promove uma liberação gradual de açúcar na corrente sanguínea, evitando os temidos picos de insulina.
No entanto, o alimento ainda contém carboidratos, e por isso recomenda-se consumir no máximo uma ou duas colheres ao dia para obter os benefícios da farinha de uva.
Os diversos flavonoides da farinha de uva ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), o que pode ser bastante útil para pessoas que sofrem de síndrome metabólica
Entretanto, é importante lembrar que o alimento não faz milagres, e que o seu consumo deve estar aliado a uma dieta balanceada e, se possível, à prática de exercícios físicos.
O resveratrol e os demais antioxidantes da farinha de uva contribuem não somente para combater os radicais livres, como também para combater as inflamações nos vasos sanguíneos.
Isso, aliado ao seu efeito no colesterol LDL, faz com que a farinha de uva ajude a melhorar a circulação, prevenindo assim uma série de doenças cardiovasculares.
Por ser rica em fibras alimentares, a farinha de uva pode auxiliar no tratamento e na prevenção da constipação intestinal.
Esse efeito se deve ao fato de que as fibras dão volume e mantém o bolo fecal hidratado, o que facilita o funcionamento do intestino.
Por conter bons níveis de resveratrol, a farinha de uva pode contribuir para a prevenção de varizes.
Isso acontece porque esse poderoso antioxidante ajuda a diminuir a inflamação nos vasos sanguíneos, além de ativar a circulação.
Ainda que menos conhecido, esse é um dos mais importantes benefícios da farinha de uva, uma vez que a fruta pode prevenir a degeneração macular.
Esse efeito ocorre devido ao efeito dos antioxidantes da uva na proteção da retina contra o estresse oxidativo, que pode, com o passar dos anos, danificar os nervos e reduzir a visão.
A farinha de uva comercial costuma ser obtida a partir da produção do vinho, uma vez que após o processo de vinificação sobram os resíduos de sementes e casca.
Já a farinha de uva caseira pode ser obtida através da secagem da fruta inteira no forno aquecido. Veja abaixo como fazer você mesmo sua farinha de uva caseira:
Importante: Evite utilizar forno muito quente, pois temperaturas acima de 180º C podem afetar as propriedades nutricionais da farinha de uva e causar a perda de alguns antioxidantes.
A farinha de uva pode ser utilizada para substituir parte da farinha de trigo nas mais diversas receitas, além de poder ser acrescentada ao shake pré-treino, ao suco detox ou até mesmo usada para engrossar mingaus e sopas.
Por isso, separamos algumas dicas para incluir a farinha de uva em seu cardápio:
Ingredientes:
* Se preferir, você pode substituir parte da farinha branca por farinha integral ou mais farinha de uva, mas nesse caso o pão resultante será um pouco mais pesado e seco.
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
* Para fazer a farinha de amêndoas em casa basta descascá-las, assar em forno baixo por alguns minutos (apenas para secar, e não torrar) e depois triturar no liquidificador.
Modo de preparo:
Veja Todos Comentários
Boa tarde eu misturei oleo de girassol e farinha de uva, como 1 colher por dia, tem algum problema? Obrigada...
Sem problemas.
Fiz um suco com uma colher cheia de farinha de uva , couve, inhame, beterraba e gengibre... ahh e um pouco de mel. Faço misturas malucas ... rsrs algum risco essas misturas?
Meu marido comprou essa farinha. Mas o gosto é predominantemente de "pó". Isso é normal? Ou a farinha estava velha?