Benefícios da uva – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 18/01/2021

Além de práticas e gostosas, a uva é uma fruta carregada de nutrientes, que trazem diversos benefícios para a saúde e a boa forma.

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A uva pode ser encontrada em diferentes colorações, como roxa, verde, vermelha, amarela, rosa, e até mesmo preta, cada uma com uma combinação levemente diferente de nutrientes.

Mas, de forma geral, podemos dizer que todas elas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a evitar vários problemas de saúde.

Então, a seguir você conhecerá os benefícios da uva, suas propriedades e para que serve essa fruta tão famosa.

Benefícios da uva

uvas roxas
A uva é uma excelente fonte de antioxidantes

A uva é uma fruta que, apesar do pequeno tamanho, é rica em nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de uva in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias56 kcal
Carboidrato13,7 g
Proteína0,55 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar0,93 g
Uvas, in natura

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Os benefícios da uva para a saúde humana são inúmeros. Listaremos a seguir os mais importantes, que mostrarão porque incluir a uva no seu cardápio pode ser uma ótima ideia.

1. A uva pode auxiliar na perda de peso

Um dos principais benefícios em utilizar a uva em uma dieta para perda de peso é o fato de ela ser uma opção de lanche rápido e saboroso entre as refeições com uma quantidade relativamente baixa de calorias.

Além disso, ela contém fibra, que ajuda a manter a saciedade por mais tempo, e é rica em resveratrol, que é um antioxidante que pode contribuir, mesmo que indiretamente, para a perda de peso.

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Não só isso, mas também a uva é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, seus carboidratos não causam grandes variações na glicemia, o que levaria ao ganho de peso.

2. A uva é rica em antioxidantes

O principal antioxidante presente nas uvas é o resveratrol, um composto que traz diversos benefícios para a saúde. Essas substâncias agem diretamente nos radicais livres, ajudando a combater seus efeitos nocivos para a saúde.

Desta forma, a inclusão de uvas no seu dia a dia pode ajudar a manter o bom funcionamento do corpo, trazendo benefícios como:

  • Pele e olhos mais saudáveis: Esses são os órgãos mais sensíveis à ação dos radicais livres e da radiação solar. Por isso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes como o resveratrol é uma excelente forma de manter esses órgãos saudáveis, evitando problemas como a degeneração macular e o envelhecimento precoce da pele;
  • Sistema imunológico sob controle: Isso se deve à ação dos antioxidantes na regulação do sistema imune, o que auxilia no combate a doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Diminui o risco de Alzheimer: Esse efeito ainda está sendo estudado com mais detalhes. Mas até o momento os resultados são animadores, uma vez que o resveratrol tem se mostrado útil na redução a inflamação cerebral e do declínio das funções cognitivas de pacientes com Alzheimer, como foi demonstrado em um artigo publicado no Journal of neuroinflammation.

3. A uva pode ajudar no ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular depende de um fornecimento adequado de nutrientes para os músculos. E, como excelente fonte de carboidratos, a uva pode ajudar na recuperação e síntese de fibras musculares.

Outro ponto positivo do consumo de uvas para quem pratica musculação é que o resveratrol ajuda a melhorar a resistência física e reduzir a fadiga muscular.

Assim, comer algumas uvas após o treino, por exemplo, facilita a recuperação metabólica e a síntese proteica, levando a um aumento da massa magra.

4. A uva confere proteção cardiovascular

O resveratrol, presente em grande quantidade na uva, é um composto antioxidante que ajuda a reduzir a inflamação e a formação de placas de gorduras nas artérias.

Além disso, as fibras também auxiliam na redução dos níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim. Desta forma, o consumo de uvas contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

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5. A uva protege contra o diabetes

A uva é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, ainda que contenha uma quantidade razoável de carboidratos, eles não são absorvidos rapidamente, evitando picos de insulina que podem até causar resistência a este importante hormônio.

Além disso, o resveratrol ajuda a melhorar a sensibilidade das células à insulina, contribuindo para um melhor controle da glicemia.

Assim, a uva pode ser uma excelente aliada na prevenção e no tratamento da diabetes, desde que consumida com moderação.

6. A uva pode combater infecções

Um estudo conduzido por pesquisadores indianos e publicado no periódico Indian journal of pharmacology, demonstrou que o extrato de uva possui propriedades antimicrobianas contra bactérias e fungos.

Mas os estudos nessa área ainda estão em fases iniciais, e mais pesquisas, dessa vez com humanos, devem ser realizadas para confirmar se esses efeitos podem ser benéficos para nossa saúde.

7. A uva é fonte de vitamina K e Cobre

Além dos benefícios citados, na sua maioria devidos à presença do resveratrol, a uva beneficia a saúde dos ossos e a coagulação sanguínea pela presença de vitamina K.

Além disso, ela também contribui com o transporte de oxigênio por todo o corpo por fornecer cobre, que participa do processo de fixação de ferro na hemoglobina.

8. A uva aumenta a longevidade

Um estudo de 2018 publicado no periódico BioFactors demonstrou que o consumo de uvas está relacionado a uma menor incidência de problemas de saúde relacionados a idade, como:

  • Aterosclerose;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Câncer;
  • Osteoporose;
  • Diabetes tipo 2.

Assim, pode-se dizer que o consumo regular de uvas pode ajudar a manter a saúde na terceira idade, levando a uma maior longevidade.

Receitas

Sanduiche de pasta de amendoim com geleia de uva
Sanduiche de pasta de amendoim com geleia de uva

Veja abaixo algumas receitas deliciosas para fazer com as uvas:

Dicas e cuidados

  • O resveratrol está presente em todas as partes da uva, porém está em maior concentração na casca. Por isso prefira consumir a uva inteira;
  • O cultivo de uva costuma ser feito com a utilização de defensivos agrícolas, também conhecidos como agrotóxicos. Assim, prefira as versões orgânicas sempre que possível;
  • Prefira consumir a fruta fresca in natura, pois o aquecimento pode levar à perda de grande parte das suas propriedades nutritivas;
  • Os sucos de uva industrializados podem ter um apelo saudável, porém é preciso ter cuidado: eles contêm apenas pequenas quantidades da fruta e muito açúcar adicionado;
  • O resveratrol também pode ser encontrado no vinho, porém é preferível o consumo da fruta fresca. Caso opte pela bebida, é indicado no máximo um cálice ao dia;
  • Existe ainda a possibilidade de consumir o resveratrol através de suplementos alimentares, na forma de cápsulas ou comprimidos.

Veja no vídeo abaixo se a uva engorda ou emagrece.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de uvas in natura.

ComponenteValor por 100 g
Energia56 kcal
Carboidrato total13,7 g
Carboidrato disponível12,8 g
Proteína0,55 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar0,93 g
Colesterol0
Gorduras saturados0,07 g
Gorduras monoinsaturados0,01 g
Gorduras poliinsaturados0,06 g
Gorduras trans0
Cálcio7,58 mg
Ferro0,16 mg
Sódio3,96 mg
Magnésio6,04 mg
Fósforo17,5 mg
Potássio160 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)5,33 mcg
Vitamina A (RAE)2,67 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,24 mg
Tiamina0,01 mg
Riboflavina0,01 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina C2,58 mg
Equivalente de folato1,52 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e Referências adicionais

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da uva? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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9 comentários em “Benefícios da uva – Para que serve e propriedades”

  1. Gostei da matéria, pois desde criança meu pai me ensinou a comer uva com sementes, como mamão também..sempre com porçãozinha das sementes e sempre mastigando-as…para poder engolir e o organismo processar mais rápidos. vou continuar a comer…

  2. Boa tarde
    Já normalmente sempre gosteiii de comer uma agora vou colocar mas vezes no meu cardápio pq estou gestante e preciso melhor cada dia mais alimentação pro meu bb.
    Obg pela informações ajudou muito fiquem com Deus

  3. Alguns meses tenho comido uva, e notei que melhorei. Me ajudou pois tiive pequeno problema de coracao e inflamacao na Pele.

  4. Gostei muito do artigo, mas eu ainda tenho dúvidas. As propriedades e benificios acima citados servem para todos os tipos de uvas, e para quem já tem a diabetes a fruta também serve para controlar os níveis de glicemia. Eu gosto mais da uva verde s/ sementes, na questão nutricional tem diferença das demais?

  5. GOSTEI DA EXPLANAÇÃO SOBRE O TEMA, POIS MUITOS ARGUMENTAM OS BENEFÍCIOS DO USO DE VINHO (UMA TAÇA DIÁRIA),MAS NÃO SÃO INFORMADOS SOBRE OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO ÁLCOOL QUE ELE CONTÊM. O SUCO DE UVA OU A PRÓPRIA UVA CAUSAM OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE SEM OS RISCOS E OS DANOS CAUSADOS PELO ÁLCOOL ( ALCOOLISMO, DESAJUSTES FAMILIARES, DOENÇAS NO FÍGADO, CÉREBRO E CORAÇÃO.)

  6. Adoro comer uva,se pudesse comia todos os dias, mas aqui no Sul ela é consumida mais no verão!Pra mim que como toda a fruta me trás benefícios surpreendente no funcionamento do intestino!