Benefícios da uva – Para que serve e propriedades

Especialista:
atualizado em 07/01/2021

Os benefícios da uva são incríveis e ela dispensa apresentações. Além de práticas e gostosas, as uvas têm propriedades nutricionais que fazem dela um alimento extremamente saudável.

E é possível aproveitar seus benefícios quando ela é consumida in natura, na forma de sucos e mesmo como vinho.

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Então a seguir você conhecerá os benefícios da uva, suas propriedades e para que serve essa fruta tão famosa.

Propriedades da uva

A uva é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, ainda que contenha uma quantidade razoável de carboidratos, eles não são absorvidos rapidamente, evitando aumentos muito grandes na glicemia.

Além disso é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes, como o resveratrol.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100g de uvas, in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias56 kcal
Carboidrato13,7 g
Proteína0,55 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar0,93 g
Uvas, in natura

Os demais nutrientes, como vitaminas e minerais, estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Benefícios da uva

uvas roxas
A uva é uma excelente fonte de antioxidantes

Veja a seguir como as propriedades da uva podem impactar sua saúde e boa forma.

1. A uva pode auxiliar na perda de peso

Um dos principais benefícios da uva é o fato dela ser uma opção de lanche rápido e saboroso entre as refeições, com uma quantidade relativamente baixa de calorias.

Não só isso, mas também a uva contém ainda um pouco de fibra, que ajuda na saciedade e funcionamento intestinal, algo muito importante em dietas de emagrecimento.

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2. A uva é rica em resveratrol

O resveratrol é um composto antioxidante que ajuda na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.

Assim, ele auxilia na manutenção da saúde de vários órgãos e sistemas do corpo, como:

  • Sistema imune, por ajudar na regulação do funcionamento imunológico, sendo bastante útil na prevenção de reações exageradas, como as que ocorrem nas inflamações e em doenças autoimunes;
  • Sistema nervoso, uma vez que a ação dos radicais livres está entre as causas de algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson;
  • Pele, principalmente pela ação do resveratrol na prevenção do envelhecimento precoce.

3. A uva protege o coração

A grande quantidade de compostos antioxidantes na uva ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular. Isso ocorre principalmente porque essas substâncias ajudam a evitar o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Além disso a uva é um alimento rico em potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Journal of hypertension em 2015.

4. A uva ajuda a prevenir e tratar o diabetes

Um estudo publicado no periódico Molecules em 2017 mostrou que compostos presentes na uva são capazes de ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes.

Isso ocorre porque os polifenóis presentes na uva agem diminuindo a glicemia e melhorando a sensibilidade das células à insulina.

Mas é preciso ter cuidado com as quantidades ingeridas, uma vez que a uva ainda é um alimento com uma boa quantidade de carboidratos.

Receitas

Sanduiche de pasta de amendoim com geleia de uva
Sanduiche de pasta de amendoim com geleia de uva

Veja abaixo algumas receitas deliciosas para fazer com as uvas:

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Dicas e cuidados

  • O resveratrol está presente em todas as partes da uva, porém está em maior concentração na casca, por isso, se possível, prefira consumir a uva por completo.
  • O cultivo de uva muitas vezes é feito usando grandes quantidades de agrotóxicos, causando um acúmulo desses compostos na fruta. Por isso, prefira as versões orgânicas sempre que possível.
  • Prefira consumir a fruta fresca. O aquecimento pode levar à perda de grande parte das suas propriedades nutritivas.
  • Os sucos de uva industrializados podem ter um apelo saudável, porém é preciso ter cuidado, pois muitos deles podem grandes quantidades de açúcar.
  • O resveratrol também pode ser encontrado no vinho, porém, é sempre preferível o consumo da fruta fresca. Caso opte pela bebida, é indicado no máximo um cálice ao dia.
  • Dê preferência ao consumo de uvas vermelhas, que são as que parecem conter a maior quantidade de micronutrientes e antioxidantes.

Veja no vídeo abaixo se a uva engorda ou emagrece.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de uvas in natura.

ComponenteValor por 100 g
Energia56 kcal
Carboidrato total13,7 g
Carboidrato disponível12,8 g
Proteína0,55 g
Gorduras0,2 g
Fibra alimentar0,93 g
Colesterol0
Gorduras saturados0,07 g
Gorduras monoinsaturados0,01 g
Gorduras poliinsaturados0,06 g
Gorduras trans0
Cálcio7,58 mg
Ferro0,16 mg
Sódio3,96 mg
Magnésio6,04 mg
Fósforo17,5 mg
Potássio160 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)5,33 mcg
Vitamina A (RAE)2,67 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,24 mg
Tiamina0,01 mg
Riboflavina0,01 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina C2,58 mg
Equivalente de folato1,52 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)
Fontes e Referências adicionais

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da uva? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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9 comentários em “Benefícios da uva – Para que serve e propriedades”

  1. Gostei da matéria, pois desde criança meu pai me ensinou a comer uva com sementes, como mamão também..sempre com porçãozinha das sementes e sempre mastigando-as…para poder engolir e o organismo processar mais rápidos. vou continuar a comer…

  2. Boa tarde
    Já normalmente sempre gosteiii de comer uma agora vou colocar mas vezes no meu cardápio pq estou gestante e preciso melhor cada dia mais alimentação pro meu bb.
    Obg pela informações ajudou muito fiquem com Deus

  3. Alguns meses tenho comido uva, e notei que melhorei. Me ajudou pois tiive pequeno problema de coracao e inflamacao na Pele.

  4. Gostei muito do artigo, mas eu ainda tenho dúvidas. As propriedades e benificios acima citados servem para todos os tipos de uvas, e para quem já tem a diabetes a fruta também serve para controlar os níveis de glicemia. Eu gosto mais da uva verde s/ sementes, na questão nutricional tem diferença das demais?

  5. GOSTEI DA EXPLANAÇÃO SOBRE O TEMA, POIS MUITOS ARGUMENTAM OS BENEFÍCIOS DO USO DE VINHO (UMA TAÇA DIÁRIA),MAS NÃO SÃO INFORMADOS SOBRE OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO ÁLCOOL QUE ELE CONTÊM. O SUCO DE UVA OU A PRÓPRIA UVA CAUSAM OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE SEM OS RISCOS E OS DANOS CAUSADOS PELO ÁLCOOL ( ALCOOLISMO, DESAJUSTES FAMILIARES, DOENÇAS NO FÍGADO, CÉREBRO E CORAÇÃO.)

  6. Adoro comer uva,se pudesse comia todos os dias, mas aqui no Sul ela é consumida mais no verão!Pra mim que como toda a fruta me trás benefícios surpreendente no funcionamento do intestino!