Benefícios do suco de uva – Para que serve dicas

Especialista da área:
atualizado em 23/02/2021

Todos nós já ouvimos falar dos benefícios que a uva e o vinho podem trazer para a saúde, mas nem todo mundo sabe que o suco de uva integral tem as mesmas propriedades nutricionais.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque existe uma ideia de que os sucos em geral são carregados de açúcares e podem contribuir para o aparecimento de doenças. Mas, se consumidos com moderação, eles podem ser tão benéficos quanto as frutas in natura.

Então, vamos conhecer os benefícios do suco de uva para a saúde e aprender a preparar uma receita de suco de uva integral.

Suco de uva é tão bom para o coração quanto o vinho

Você já deve ter ouvido falar que tomar uma taça de vinho por dia faz bem para o coração. Mas saiba que o suco de uva integral tem os mesmos benefícios para a saúde cardiovascular que o vinho.

Além disso, o suco de uva, diferentemente do vinho, não contém álcool, o que o torna mais saudável e adequado para ser consumido por crianças, idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

suco de uva vermelha

Benefícios do suco de uva

O suco de uva é rico em diversos nutrientes, e, assim como a uva in natura, pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de suco de uva integral.

ComponenteValor por 100 g
Calorias61 kcal
Carboidratos14,8 g
Proteína0,37 g
Gorduras0,13 g
Fibra alimentar0,2 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. É rico em antioxidantes

O principal antioxidante presente nas uvas, e consequentemente no suco, é o resveratrol.

Esse composto é responsável por diversos benefícios à saúde, uma vez que combate os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir uma série de problemas de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Degeneração macular: Assim como a pele, os olhos também sofrem bastante com a ação dos radicais livres, e o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é essencial para a manutenção da saúde ocular. Um desses problemas é a degeneração macular, doença que atinge principalmente idosos, e pode levar à cegueira;
  • Envelhecimento precoce da pele: A pele é um dos órgãos mais sensíveis à ação dos radicais livres e da radiação solar. Assim, o consumo regular de antioxidantes como o resveratrol é uma ótima forma de evitar os danos à pele, e mantê-la com aparência jovem por mais tempo;
  • Inflamações: Esse efeito se deve à ação dos antioxidantes na regulação do sistema imunológico, contribuindo assim para a prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Doenças neurodegenerativas: Embora esse efeito ainda esteja sendo estudado, os pesquisadores acreditam que o resveratrol pode ajudar a reduzir a neuro-inflamação e o declínio das funções cognitivas de pacientes com Alzheimer.

2. Redução da pressão arterial

Os antioxidantes presentes no suco de uva contribuem também para a redução da pressão arterial, assim como a presença de potássio.

Em conjunto esses nutrientes ajudam manter a pressão arterial em níveis saudáveis, reduzindo assim o risco de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

3. Ajuda a proteger o coração

saúde do coração

O suco de uva, da mesma forma que a uva in natura e o vinho, contribuem para a manutenção da saúde cardiovascular.

Isso ocorre por uma série de efeitos, como:

Mas, como se trata de um suco, é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida, uma vez que esse tipo de bebida contém mais carboidratos do que as frutas in natura.

4. Ótima fonte de energia para quem pratica exercícios

O suco de uva, por ser rico em carboidratos, fornece a energia necessária para a recuperação e na síntese de fibras musculares.

Além disso, seus antioxidantes possuem um efeito anti-inflamatório, o que pode ajudar a acelerar a recuperação pós-exercício.

5. O suco de uva aumenta a longevidade

Por sua ação na melhora da saúde como um todo, o suco de uva pode ajudar a aumentar a longevidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito, demonstrado em um estudo publicado no periódico BioFactors, se deve principalmente à ação dos antioxidantes da uva, que protegem o organismo de uma série de doenças relacionadas à idade, como a hipertensão e a aterosclerose.

Receita de suco de uva integral 

suco de uva

Ingredientes: 

  • 350 g de uvas vermelhas ou verdes sem caroços;
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional);
  • 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão natural e fresco;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara de água gelada;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

  • Lave as uvas com água corrente;
  • Então, bata as uvas no liquidificador juntamente com o açúcar ou adoçante e a água gelada até adquirir uma consistência uniforme;
  • Depois, adicione a pitada de sal, o gelo e o suco de limão e misture.

Atenção: é importante tomar o suco natural de uva imediatamente depois do seu preparo, uma vez que a bebida logo perde as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios.

Veja no vídeo abaixo nossa nutricionista falando sobre mais propriedades da uva.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de suco de uva integral.

ComponenteValor por 100 g
Calorias61 kcal
Carboidratos14,8 g
Proteína0,37 g
Gorduras0,13 g
Fibra alimentar0,2 g
Gorduras saturadas0,03 g
Gorduras poli-insaturadas0,02 g
Cálcio11 mg
Ferro0,25 mg
Sódio5 mg
Magnésio10 mg
Fósforo14 mg
Potássio104 mg
Zinco0,07 mg
Cobre0,02 mg
Tiamina0,02 mg
Riboflavina0,02 mg
Niacina0,13 mg
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C25 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava todos esses benefícios do suco de uva para a saúde? Tem o costume de tomar essa bebida em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média 4,02)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

26 comentários em “Benefícios do suco de uva – Para que serve dicas”

  1. O meu problema era no intestino…Gente sofri horrores,tenho 34 anos e entrei na menopausa precose e mudou tudo no meu organismo….Sou adepta a medicina natural e uma das coisas que me ajudou muito foi o suco de uva…Consegui até emagrecer coisa que estava sendo impossível…

    Responder
  2. eu tomo mais ou menos 1 litro de suco de uva natural, me sinto bem, mas tem algum problema tomar todos os dias, eu deixei de tomar café porque tirava meu sono ai passo o dia no suco de uva e agua.

    Responder
  3. Eu comprei,uma delícia, parece vinho, mas oferece muito mais benefícios,mais forte que muitos vinhos baratos por aí,de imediato já notei um benefício,tomei duas doses e me deu um sono,deitei e dormi umas oito horas…suco de uva integral,aprovado,porém é preciso moderação por causa da frutose,eu vou misturar com limão,para dar aquele UP no fígado!

    Responder
  4. Plablua@gmail.com
    Notei que esse suco puro me deu mais energia notei também que acabou com a dor nas pernas me senti muito muito bem mesmo depois de consumir suco de uva puro

    Responder
    • Marta, eu estava com muitas varizes nas duas pernas e acima do calcanhar. Nunca tomei remédio ou fiz procedimento. Tomo 500 ml de uva integral todo dia e nem faço exercícios. Nao sei se tem ralação com o cunsumo de uva, mas as varizes diminuíram em 80% – e sendo que suas dores nas pernas passaram, nas minhas sumiram as varizes.

      Responder
      • Todos os dias meu neto Tomaz me pergunta quais são as vitaminas do suco de uva integral. Ele toma religiosamente no almoço e no jantar. Agora que sei os benefícios e as propriedades, vou dar uma aula para ele. Obrigada

        Responder
    • Tomo 500 ml de suco de uva integral diariamente. Até no exame do coração não apareceu uma artéria ruim. O sistema vascular ficou excelente. Não sei se é relacionado, mas até varizes nas pernas diminuíram em razão de boa circulação (melhora nas válvulas e nas veias defeituosas) Atenção nas embalagens, pois tem suco integral com antioxidante – nao é consevante mas é química. Poucas marcas são sem absolutamente nada, contendo apenas a uva (não é devido eu fazer propaganda) – leiam os rótulos.

      Responder
  5. Meu LDL era muito baixo não passava de 32 após tomar suco de uva meu LDL passou para 40 LDL e cinto melhor e disposto.

    Responder
  6. Tenho problemas com glicose, tenho de controlar através de remédios,Glifage 500 mg, tomo todos os dias, um copo de suco de uva natural AURORA, CAMPO LARGO OU CASA DA SERRA, no almoço e um na janta, sempre com 10% de água, gostaria de saber se o suco de uva natural contém açucar!! e tomar todos os dias, como faço á tempo, pode prejudicar o nivel de açucar no sangue! atenciosamente, Carlos Alberto.

    Responder
  7. Sou do ES e tenho uma experiência a compartilhar . Minha mãe já teve 9 AVC, já faz um ano que está sem ter devido os medicamentos muito fortes que toma. há um mês tirei todos os medicamentos só deixando o de dormir pois ela era diabética e usava tbm remédio de colesterol.tem um mês que dou duas vezes ao dia o suco de uva integral comprado em supermercado, ela teve uma melhora significativa pois voltou a falar está controlada a glicose não tem indício de colesterol sem contar que sua alto estima aumentou muito pois só chorava e não comia bem. Ela tem 68 anos e de um mês pra cá voltou a comer e interagir com a família,parece que a depressão está passando.Sei que devo ter feito algo errado para a medicina mas estou feliz por ver minha mãe se recuperando dia a pós dia.

    Responder
    • Nossa que maravilha Jaqueline, eu confio muito mais nos produtos naturais para melhora da saúde do que medicamentos. Você está sem dúvidas no caminho certo tanto que os resultados estão aparecendo.

      Responder
  8. Sou de Portugal. Preciso mto comprar para o meu pai que ja teve 6 infartos. Como me podem ajudar? Ca nao existe e disseram que tem que ser dessa marca “uva so”.
    Sabem de algum site brasileiro que venda para Portugal? Nao encontro e preciso muito ajudar meu pai.

    Responder
    • Não precisa ser desta marca. O importante é que seja da uva escura e integral. Acredito que há em Portugal suco de uva tinto integral. Não precisa importar de outro lugar.

      Responder
  9. Suco de uva engorda?
    Qual é a quantidade ideal por dia?
    Eu produzo o suco de uva é sem acréscimo de açúcares e aditivos ou conservantes. Suco natural da uva bordô.
    Gostaria de receber informações diversas sobre o suco de uva.
    Obrigado.

    Responder