10 Benefícios da Spirulina – Para Que Serve, O que é e Dicas

atualizado em

Um dos muitos benefícios da spirulina é que ela ajuda a emagrecer e pode ajudar no ganho de massa muscular. O consumo da spirulina confere vários proveitos em termos de saúde e boa forma. A seguir, além de abordarmos esses benefícios da spirulina, entenderemos o que é este superalimento, para que serve, bem como apresentaremos algumas dicas quanto ao seu uso.

Cheia de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, a spirulina tem a reputação de ser um super alimento. A concentração de nutrientes essenciais é tão completa que uma pessoa poderia sobreviver apenas com a spirulina. Você vai gostar de saber como ela ajuda a emagrecer.

A spirulina é uma grande amiga dos veganos, uma preocupação comum entre pessoas que adotam esse estilo alimentar é que elas podem não obter proteína suficiente na sua dieta. Por esse motivo, a spirulina é tão utilizada, afinal de contas, apenas duas colheres de sopa, ou 30 ml, fornecem 8 gramas de proteína completa. Você vai gostar de conhecer 16 alimentos veganos ricos em proteínas.

Para você ter total controle do que se come e manter as proteínas em dia mesmo em uma dieta vegana ou vegetariana, vai gostar de conhecer as 15 melhores fontes de proteína vegetal. São alimentos como feijão, grão de bico e derivados de soja que poderão te ajudar a se manter saudável.

O que é a Spirulina?

Embora ela seja conhecida como uma alga verde-azulada, a Spirulina na verdade é uma cianobactéria. Trata-se de uma bactéria fotossintetizante, que vive em lagos e rios de pH elevado, extremamente nutritiva (podendo ser consumida pelos seres humanos e outros animais).

  Continua Depois da Publicidade  

Os astecas já a utilizavam como alimento e, com a NASA sugerindo seu cultivo e consumo aos astronautas em missões espaciais de longa duração, a Spirulina voltou a se popularizar.

As variedades mais comercializadas de Spirulina são a Arthrospira platensis, a mais amplamente distribuída, sendo encontrada na África, Ásia e América do Sul, e a Arthrospira maxima, na América Central.

Para que serve a Spirulina?

A Spirulina é um alimento completo, rica em vários nutrientes, que pode ser utilizado como suplemento dietético (inclusive para evitar a desnutrição).

A Spirulina também serve de fonte alternativa de proteína (ela tem teor proteico maior do que a própria carne vermelha), o que ajuda a complementar a dieta dos vegetarianos e veganos.

  Continua Depois da Publicidade  

As apresentações da cianobactéria mais comuns, em se tratando de consumo humano, são os comprimidos, as cápsulas e o pó. Vale destacar que ela também pode ser utilizada como ingrediente de medicamentos tônicos. A Spirulina em flocos é mais usual nas formulações de rações para peixes.

Perfil Nutricional

Para se ter uma ideia do quão nutritiva ela é, uma colher de sopa de pó seco de Spirulina (7 g) fornece 20 calorias e contém:

  • 4 g de proteínas (e contempla todos os aminoácidos essenciais), 1,7 g de carboidratos, 0,3 g de fibra e 1 g de gordura (contendo ácidos graxos ômegas 6 e 3 na proporção de 1,5:1);
  • 21% das recomendações diárias de cobre, 11% das de ferro, 7% das de manganês e 3% das de potássio, magnésio e sódio;
  • 15% das de riboflavina, 11% das de tiamina, 4% das de niacina e 2% das de ácido pantotênico, ácido fólico, vitaminas K e E.

Uma ressalva importante a ser feita é que, ao contrário do tem sido divulgado no mercado, a Spirulina não é fonte de vitamina B12. A cianobactéria apresenta a pseudovitamina B12, que é biologicamente inativa em humanos.

Benefícios da Spirulina para a saúde e boa forma

  1. A Spirulina ajuda a emagrecer

A deficiência de nutrientes em geral estimula uma maior ingestão de alimentos, como uma tentativa do nosso corpo se abastecer daquilo que está faltando. Por si só, este já é um forte motivo para você passar a consumir a Spirulina e com isso evitar o ganho de peso (ela supre uma boa parte das nossas necessidades nutricionais diárias e sem acrescentar quantidades significativas de calorias para isso).

Os benefícios da Spirulina em prol do emagrecimento também são proporcionados pelo seu grande conteúdo de proteínas, cuja digestão é lenta o que faz você se sentir mais saciado, reduzindo o apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo publicado em 2016 no European Review for Medical and Pharmacological Sciences acompanhou pessoas acima do peso que usavam spirulina regularmente durante 3 meses. Os resultados mostraram que o índice de massa corporal (IMC) foi reduzido e que o suplemento ajudou na perda de peso.

Uma outra pesquisa publicada em 2014 no periódico científico Annals of Gastroenterology observou que pessoas que tomaram 6 g de spirulina por dia apresentaram um aumento do metabólicos, que contribuiu para a perda de peso e para uma melhor qualidade de vida.

O mais interessante de usar a spirulina com o intuito de emagrecer é que você obtém muitos nutrientes no processo e emagrece com saúde.

  1. Boa para os músculos

O alto teor de proteínas também faz da Spirulina um aliado daqueles que desejam ganhar massa magra, já que este é um macronutriente fundamental para a construção e a reparação do tecido muscular.

Além disso, a cianobactéria apresenta compostos com atividade antioxidante (compostos fenólicos, tocoferóis, betacaroteno, ficocianina etc), o que parece conter a fadiga muscular (os danos oxidativos induzidos pelos exercícios são um dos principais fatores para a ocorrência da mesma).

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com dois estudos publicados em 2006 no European Journal of Applied Physiology e em 2010 no Medicine and Science in Sports and Exercise, a Spirulina ajuda a aumentar a resistência, isto é, ela aumenta o intervalo de tempo que as pessoas levam para se sentirem fatigadas. Já outra pesquisa, feita com atletas universitários, relata que a suplementação com a cianobactéria aumenta a força muscular, mas não afeta a resistência.

  1. Ajuda a combater o câncer

Como vimos, a Spirulina é uma boa fonte de antioxidantes e por isso seu consumo confere uma proteção contra danos oxidativos (que podem levar a uma inflamação crônica e com isso ajudar na geração de câncer ou outros tipos de doenças).

A ficocianina é o composto responsável pela coloração verde-azulada da bactéria e o seu principal ativo: a molécula apresenta atividade antioxidante e inibe a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório.

Além disso, algumas pesquisas também sugerem que a Spirulina ajuda a combater especialmente o câncer de boca. É o caso de um estudo indiano antigo publicado em 1995 na revista Nutrition and Cancer. Tal estudo avaliou os efeitos da Spirulina em 87 pessoas que apresentavam lesões pré-cancerosas na boca. 45% dos participantes do grupo da Spirulina, que consumiram 1 g / dia de spirulina durante o período de um ano, apresentaram uma regressão completa dessas lesões, ao passo que no grupo controle essa taxa foi de apenas 7%. 

Em outra pesquisa publicada em 2013 no Journal of Clinical & Diagnostic Research, 40 pacientes com esse mesmo tipo de lesão e consumindo a mesma dose de Spirulina (1 g / dia) experimentaram uma melhoria dos sintomas (mais do que com a droga Pentoxifilina).

  1. Ajuda a combater doenças cardiovasculares

A ingestão de Spirulina minimiza importantes fatores de risco associadas a aterosclerose (como o excesso de colesterol e a pressão alta), que por sua vez contribui para a ocorrência de doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.

Em uma pesquisa publicada no “The Journal of Nutritional Science and Vitaminology”, coelhos foram tratados com uma dieta rica em colesterol (contendo 0,5% do mesmo) por 4 semanas. Na sequência, os animais receberam essa dieta rica em colesterol acompanhada ou de 1% ou de 5% de Spirulina, por um período adicional de 8 semanas. Os resultados mostraram que, após as 8 semanas, os níveis de colesterol ruim (LDL) reduziram em 26% nos coelhos que consumiram a dieta com 1% de Spirulina e em 41% naqueles da dieta com 5% da cianobactéria. Ainda foi observada uma diminuição dos níveis de colesterol total e triglicérides.

Outro estudo, feito pelo Departamento de Bioquímica do México, revelou que a ingestão diária de 4,5 g de Spirulina, ao longo de 6 semanas e sem mudanças na dieta, ajuda a regular a pressão arterial em homens e mulheres na faixa de 18 e 65 anos.

  1. Ajuda a controlar a glicemia

Pesquisas em animais têm mostrado que a Spirulina pode diminuir de forma considerável o nível de açúcar no sangue. E, em algumas situações, a cianobactéria foi até mais eficaz do que drogas contra a diabetes (como a metformina).

Em um estudo publicado em 2001 no Journal of Medicinal Food realizado em humanos, que contou com a participação de 25 pacientes portadores de diabetes do tipo 2, a ingestão de 2 g de Spirulina também ajudou a reduzir a glicemia.

Um estudo de revisão científica publicado em 2018 na revista Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy mostrou que a suplementação com spirulina diminui de modo significativo os níveis de glicose em jejum no sangue, que é um problema muito comum em pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 ou tipo 2.

  1. Ajuda a combater a anemia

A redução de hemoglobina ou de hemácias provoca anemia, uma doença caracterizada por sintomas de fadiga e fraqueza.

Uma pesquisa realizada com idosos com histórico de anemia mostrou que a suplementação de Spirulina, além de melhorar a função imunológica, elevou a quantidade de hemoglobina.

A anemia por deficiência de ferro é um problema muito comum nas mulheres devido à perda de sangue durante a menstruação. Autores do “Spirulina in Human Nutrition and Health” relataram que a suplementação de Spirulina em mulheres jovens, durante o período de um mês, também aumentou o teor de hemoglobina (entre 7 e 12%, dependendo de como a cianobactéria foi administrada).

  1. Ajuda o sistema imunológico

Os benefícios da Spirulina para o fortalecimento do sistema imune vêm se consagrando cada vez mais, como mostra uma pesquisa feito Departamento de Agricultura em Taiwan.

No estudo, antes de transferir camarões brancos à água do mar de pH 6,8, os pesquisadores deixaram os mesmos expostos à água do mar que também continha um extrato de água quente com Spirulina. Vale destacar que os animais do grupo controle não entraram em contato com a cianobactéria. Os resultados revelaram que os camarões que receberam a “dose” de Spirulina se recuperam mais rapidamente do pH elevado da água do mar.

Já a pesquisa publicada no “Journal of Applied Phycology” dividiu 11 portadores de HIV, que nunca utilizaram antirretrovirais, em 3 grupos: um que fez o consumo diário de 5 g de algas marrons, grupo dos que ingeriram 5 g de Spirulina e outro que recebeu uma combinação das algas com as cianobactérias.

Após 3 meses de estudo, foi constatado que nenhum dos participantes experimentou efeitos adversos e que tanto as células do tipo CD4 (células de defesa que são alvos do vírus HIV) e a carga viral mantiveram-se estabilizadas.

  1. Ajuda a combater a Cândida

Estudos em animais – como o publicado em 2012 no Journal of Mycologie Medicale – revelam que a Spirulina tem atividade antimicrobiana, especialmente contra a Cândida (um tipo de levedura),

A Spirulina estimula o crescimento da flora intestinal, e estas bactérias benéficas para o organismo ajudam a conter o desenvolvimento da população de Cândida. Além do mais, por conta do fortalecimento do sistema imune, a Spirulina também ajuda o corpo a suprimir essa infecção fúngica.

Esse efeito também ajuda a manter a microflora mais saudável e a deixar o corpo menos suscetível a doenças.

  1. Ajuda a aliviar rinite

A rinite alérgica é doença caraterizada pela inflamação da mucosa nasal. Ela pode ser impulsionada por alérgenos existentes no ambiente, como o pólen, os pelos de animais, etc.

Em uma pesquisa publicada em 2008 no European Archives of Oto-Rhino-Laryngology feita com 127 pessoas com rinite alérgica, foi constatado que a ingestão diária de 2 g de Spirulina ajudou a reduzir de maneira significativa os seguintes sintomas: espirros, pruridos corrimento e congestão nasal.

Um outro estudo de 2013 indexano no periódico científico ISRN Allergy mostrou que existem evidências de que a spirulina seja realmente eficaz para diminuir sintomas da rinite alérgica.

  1. Ajuda a desintoxicar o organismo

Como último exemplo dos benefícios da Spirulina, temos a sua capacidade de ajudar o organismo a se livra de substâncias potencialmente tóxicas. Ela apresenta uma combinação única de fitonutrientes, como a ficocianina, que podem ajudar a limpar nossos corpos.

Uma patente da Rússia foi premiada pela utilização da Spirulina como alimento contra as reações alérgicas de doença da radiação.

Durante um período de 45 dias, 270 crianças de Chernobyl (cidade ucraniana onde ocorreu um acidente nuclear) fizeram o consumo diário de 5g de Spirulina. Isso levou a uma diminuição dos radionuclídeos em 50% e a uma normalização da sensibilidade alérgica.

Em países como Blangadesh, milhares de pessoas são contaminadas por arsênio através da própria água potável.

Em um estudo, 24 doentes afetados pelo arsênio consumiram 250 mg de Spirulina e 2 mg de zinco, duas vezes ao dia. Os resultados foram comparados com 17 pacientes que receberam o placebo. Foi observado que essa associação de Spirulina e zinco promoveu uma redução de 47% do arsênio no corpo desses indivíduos

Dosagem e contraindicações

Com relação às dosagens, o padrão diário para um indivíduo adulto é de 4 a 6 comprimidos de 500 mg (em outras palavras, de 2 a 3 g ao dia). Apesar de ser utilizada até por crianças, ainda não foi estabelecido uma dose segura e eficaz de spirulina para os menores de 18 anos.

Também é importante frisar que faltam estudos acerca da segurança da Spirulina para as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Pessoas que apresentam a doença genética fenilcetonúria, que são incapazes de metabolizar o aminoácido fenilalanina, não devem fazer o uso da cianobactéria. O mesmo é válido aos transplantados e aos que sofrem de lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla ou outra enfermidade autoimune já que a Spirulina tende a estimular o sistema Imunológico.

Não consuma a Spirulina caso você seja alérgico a iodo ou marisco.

Interações medicamentosas e alimentares

Ainda considerando os benefícios da Siprulina para reforçar o sistema de defesa do organismo, ela pode neutralizar a eficácia de fármacos imunossupressores, como prednisona, metotrexato, ciclosporina, adalimumabe, etc.

Seu consumo também pode interferir com medicamentos como a varfarina e drogas do tipo anti-inflamatória não esteroidal e alimentos (açafrão, alho, cravo, danshen, gengibre, ginkgo e ginseng) de ação anticoagulante, aumentando as chances de hemorragia.

Efeitos Colaterais

Os possíveis efeitos colaterais da Spirulina são febre (o alto teor de proteína aumenta o metabolismo, o que eleva a temperatura corporal), gases, fezes escuras (pelo fato de ajudar a remover resíduos acumulados no cólon, podendo até ser da cor verde por conta da clorofila), sonolência (graças a sua propriedade desintoxicante) e até mesmo excitação (pela conversão do seu conteúdo proteico em energia térmica).

Algumas pessoas relatam sudorese, insônia, dor de cabeça, reações alérgicas e dor muscular.

Quem tem alergia a frutos do mar ou algas deve ter muita cautela ao usar a spirulina, pois há risco de a cianobactéria desencadear uma reação alérgica.

Dicas

  • Consulte o seu médico antes de fazer o uso da Spirulina e respeite a prescrição recomendada;
  • Para otimizar os benefícios da Spirulina para o emagrecimento, prefira consumi-la durante o período diurno;
  • A Spirulina em pó pode ser incorporada em smoothies, saladas, sopas, frutas e vegetais ou misturada com água;
  • Certifique-se da procedência da Spirulina, pois ela pode acumular toxinas do ambiente onde se desenvolveu. Se possível, opte pelos exemplares orgânicos, cultivados em águas livres de poluentes. Quando contaminada, a cianobactéria pode provocar desde sede, náuseas, vômitos e fraqueza, a dores no estômago, danos hepáticos, aceleração dos batimentos cardíacos, choque e morte;
  • A fim de minimizar estes e todos os outros possíveis efeitos indesejáveis da Spirulina, evite doses elevadas da mesma.

Considerações finais

A spirulina é uma cianobactéria muito saudável e nutritiva que pode realmente ajudar a controlar os níveis de colesterol, diminuir a pressão arterial sanguínea e a regular o açúcar no sangue, dentre vários outros benefícios.

Mais pesquisas ainda são necessárias para entender melhor os benefícios da spirulina, mas já se sabe que os seus nutrientes e propriedades antioxidantes são desejados em qualquer tipo de dieta.

Ao comprar a spirulina, tenha apenas o cuidado de pesquisar por uma boa fonte para garantir que o suplemento é de boa qualidade e para evitar o risco de contaminação. Em caso de dúvidas sobre esse superalimento, pergunte ao seu médico qual a melhor forma de incluir a spirulina na sua dieta e usufruir de todos os seus benefícios para a saúde.

Vídeo: Benefícios da spirulina

O vídeo a seguir também fala sobre os benefícios da spirulina. Não perca!

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

O que você achou destes benefícios da Spirulina para a boa forma e saúde? Já conhecia a maioria deles? Tem vontade de utilizar esta suplementação? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

74 comentários em “10 Benefícios da Spirulina – Para Que Serve, O que é e Dicas”

  1. Não vejo nem um vegano ou vegetariano “preocupado em não ter proteínas suficiente na dieta”. Com uma dieta normal vegetariana, literalmente não tem preocupação em consumir proteínas o suficiente.

    Responder
  2. Bom dia! Adorei a matéria Parabéns e gostaria de saber se quem faz uso do Puran T4 para Tiróide (Já fiz a cirurgia), pode tomar Spirulina?
    A Spirulina pode ser usada junto com Moringa na alimentação?
    Posso fazer uso dela na alimentação ou só posso usar nos sucos?

    Responder
    • Esther adorei usar espirjlina meu metabolismo melhorou muito , sentia dores pelo corpo elas desapareceram e minha pele esta melhor e sinto-me mas leve e ativa tenho 58 anos nao sou ipertenca nem diabetica mas controlou minha glicose de 100para88.

      Responder
    • Olá. Estou tomando a spirulina para tentar emagrecer pq ganhei peso com a menopausa. Tenho gastrite e colite. Tenho tido muitos gases. É melhor parar de usar ou tentar de outra forma?

      Responder
  3. No site da Ultrafarma tem, por um preço justo. Posso dizer que é confiavel, porque estou tomando a um mes, sem nenhum efeito colateral e sinto que tem reduzido meu apetite e auxiliado na perda de peso. Nada muito milagroso nao, mas vou continuar usando.

    Responder
    • dieta de famosos é formada de 3 substâncias essencialmente, são eles a spirulina, o psyllium e a quitosana, estou tomando em forma organica os 3, em pó, faço um shake com leite desnatado e mel, o gosto não é dos melhores, mas ja perdi 6 kilos em 2 semanas!

      Responder
      • Olá. Estou tomando a spirulina para tentar emagrecer pq ganhei peso com a menopausa. Tenho gastrite e colite. Tenho tido muitos gases. É melhor parar de usar ou tentar de outra forma?

        Responder
    • No site da Ultrafarma tem, por um preço justo. Posso dizer que é confiavel, porque estou tomando a um mes, sem nenhum efeito colateral e sinto que tem reduzido meu apetite e auxiliado na perda de peso. Nada muito milagroso nao, mas vou continuar usando.

      Responder
  4. Eu estava tomando spirulina e chrorella para tentar desintoxicar meu corpo de metais leves, haja vista que eu tenho muitos problemas de saúde que os médicos classificam como sintomas da fibromialgia e da SII. Estava me sentindo bem melhor até que começaram diarreias violentas e eu parei de tomá-las. Mas, sinto falta de usá-las.

    Responder
  5. Bom dia, vou iniciar quimioterapia porque apareceram metástases no pulmão e figado(cancro de mama), gostava de saber se posso tomar a spirulina?

    Responder
      • Medicos em geral:
        1 Nao gostam quando paciente vem com ideia fora do procedimento dele, ou diagnostico pronto.
        2 Em geral sao contra fitonerapia, homeopatia ou qualquer alternativa fora dos laboratorios alopaticos.

        Responder
    • Oi Paula. Folha de graviola ajuda muuuito no combate ao câncer. Ja ouvi muitos relatos de pessoas que se curaram apos o uso continuo. Eu acredito muito no natural, Deus nos deu folhas e frutos. Não são manipulados pelo homem, que mal ha de fazer? Não deixe de fazer o seu tratamento com seu médico e exames corretamente, porém se voce pode tomar algo para ajudar, acho válido. Auto hemoterapia também é um otimo aliado. Eu tinha muitas espinhas e depois que passei a fazer, elas sumiram de vez. Que Deus te abençoe Paula. Tenha uma vida longa.

      Responder
  6. Muito bom! Depois q tomei emagreci e tenho energia, eu malho, portanto me fornece proteína Tb! Posso indicar a compra segura só me chamar 1198330.8546

    Responder
  7. Tenho TAG (Trabstorno de Ansiedade Generalizada), depressão, hipotireoidismo de gaschimoto, e a pressão ren se elevado ultimamente, além de um pouco de intestino preso porque tenho síndrome do intestino irritável. Tomo Cymbalta, pamelor, frontal e Puran T4. Estou com 1.65 de altura e 67 kilos. Minha pergunta é: diante tudo isso, posso tomar a espirulina? Se alguém puder me ajudar na resposta eu agradeço demais. Por conta da ansiedade, como muito doce, tenho taquicardia.., ah! Tenho gastrite, refluxo e esofagite. Intolerância à lactose e glutem.
    Que Deus nos ajude! Obg!

    Responder
    • Nossa mulher você está cheia de metais pesados , toda intoxicada ! DEVE tomar Espirulina e Clorella …para gastrite eu curei a minha com ALOE VERA e cloridrato de betatina do site da BIOVEA ,eu vivia vomitando tudo que comia ,meu exame deu gastrite , vivir 7 anos mal …há 2 anos não sinto mais nada !!! E para ansiedade e depressão compre deles o CELEXIL ! Joga na lupa de busca do site que aparece ….você também precisa de magnésio é bom para 300 reações do organismo .fuja do pão e qualquer glúten tá matando todo mundo .ver vídeos no YouTube do Lair Ribeiro. No site BIOVEA tem todos esses produtos e outros que você procurar , vc buscar pelo produto ou a doença que está …se trate naturalmente e alimentação saudável e nunca mais vc será vitima das drogarias
      Nunca mais tomei remédio de drogarias qdo preciso compro algo natural …outra coisa que é bom pra aliviar gastrite e chá de espinheira santa .mas o que me curou foi aloe vera . Você também pode comprar esses produtos situados na sua cidade naquelas lojas de produtos naturais ….mas esse site aí que falei eles só tem produtos de primeira linha dos Estados unidos para o Brasil com rastreamento …os meus chegam com 15 dias em casa ! Compra 50 dólar por compra …bjs

      Responder
  8. Tenho 51 anos e comprei spirulina pra tomar tenho desconforto intestinal módulo de bócio posso tomar comprei em pó numa casa de produtos naturais creio que é de boa procedência pois o kilo custa 150 reais qual a melhor marca pra se compra em pó ou capsula

    Responder
  9. A spirulina baixa a pressão arterial? Estou tomando à uma semana três vezes ao dia pra redução de peso!!!!!

    Responder
  10. Boa noite , tenho epilepsia , tomo as medicações Amato de 50 , Clonazepam de 1mg e. Ácido Valproico . Necessito saber posso fazer uso da Spirulina e da Clorella . Pois essas medicações para conter as ausências e convulsões , tem como efeito colateral diminuição do tônus muscular , e só agora me dei conta disso . Desde já agradeço e aguardo resposta .

    Responder
  11. Tenho 49 anos peso 58 kilos o meu dia a dia é bem puxado faço entregas cuido de casa nåoparo e me sinto muito cansada e tenho muito sono gostaria de saber se posso tomar spirulina para me dar energia

    Responder