Metformina Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/05/2019

Não é de hoje que podemos contar com alguns medicamentos de tratamentos de saúde para contribuir para a perda de peso. A metformina é um deles, conhecido como biguanida. O controle de açúcar se torna difícil perante os novos hábitos adotados pela população, e assim podemos facilmente conhecer casos de diabetes entre pessoas próximas a nós.

A metformina emagrece de fato, mas na verdade ela é um fármaco desenvolvido com o objetivo de controlar a diabetes tipo 2. Os efeitos de controle do percentual de açúcar no sangue dos pacientes os fizeram perder peso, o que resultou na adoção desse fármaco como ferramenta para auxiliar aqueles que objetivam emagrecer e convivem com diversas dificuldades para perder de peso.

O que é?

A metformina é um fármaco utilizado para controlar o índice de açúcar no sangue dos pacientes. Ele atua para controlar o nível de glicose no sangue e assim, com o equilíbrio estabilizado, auxilia no funcionamento correto dos hormônios, principalmente da insulina, que com níveis reduzidos dificulta o acúmulo de gorduras. Ou seja, na prática, a metformina emagrece mesmo. Vale ressaltar que não há risco de ocorrer hipoglicemia com a utilização do medicamento.

Como tomar?

Recomenda-se o consumo de 2 comprimidos diariamente, podendo tomar um no início da manhã e outro antes do almoço ou do jantar.

Efeitos colaterais

Não há relatos de efeitos colaterais com o uso da metformina. Há casos particulares onde se pode notar náuseas, diarreia e desconfortos abdominais. A maioria dos usuários afirma que metformina emagrece sem quaisquer efeitos colaterais.

Diabéticos que fazem uso da medicação podem sentir enjoos e fraqueza muscular, o que pode prejudicar muito em casos de pessoas fisicamente ativas.

A acidose lática é o efeito colateral mais grave e pode afetar pessoas que possuem problemas no fígado ou nos rins.

A metformina emagrece através do controle dos hormônios, como a insulina,através do equilíbrio do índice da glicemia. Essa influência pode atingir aos ciclos menstruais das mulheres e até proporcionar uma ovulação mais intensa.

A metmorfina pode proporcionar sensação de saciedade e pode influenciar positivamente no tratamento de ovários policísticos.

Contraindicações

Pessoas com insuficiência respiratória e disfunção renal devem evitar o consumo da metformina.

O uso da metformina com álcool é proibido.

Genéricos

É bastante comum buscarmos versões populares e mais acessíveis dos medicamentos. Abaixo você poderá conhecer os nomes pelos quais alguns laboratórios nomeiam a metformina. É importante observar que não só os nomes variam, mas as dosagens também podem se distinguir de um fabricante para o outro. Se você optar pelo uso de um desses medicamentos, é indicado que você inicie o tratamento com a metformina em menor dosagem.

  • Cloridrato de Metformina 850mg;
  • Glifage 500 mg;
  • Cloridrato de Metformina 500 mg da EMS;
  • Formyn 850mg e 1g;
  • Dimefor;
  • Daforin;
  • Formin;
  • Glucoformin;
  • Diaformin;
  • Metformix.

Recomendações

A utilização de medicamentos sem indicações e aprovações medicas pode acarretar em diversos prejuízos à sua saúde. É importante que você busque orientação médica sobre o uso da metformina, consumir o remédio sem prescrição pode ser um risco para sua saúde, principalmente se você não souber se possui intolerâncias.

Alimentação equilibrada

É fundamental que você siga uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, não só para favorecer o emagrecimento, mas para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Exercícios físicos

O sedentarismo é um dos fatores que favorecem o ganho de peso e desequilíbrio do funcionamento do organismo. Se você busca emagrecer, deve optar pelos hábitos saudáveis mais indicados, pois os exercícios físicos intensificam ainda mais a queima de gorduras.

A utilização do medicamento pode reduzir a resistência muscular diante dos treinos, então é importante conciliar alimentação, exercícios e medicação correta para que seu corpo se mantenha equilibrado e livre de fadigas prejudiciais ao seu rendimento necessário para sua rotina diária.

Onde comprar?

Como qualquer outro medicamento, você pode adquirir a metformina em qualquer drogaria de sua cidade. A compra só pode ser feita mediante a apresentação de um pedido de encaminhamento médico, assim, há um melhor controle sobre o consumo e apenas pessoas que possuem a necessidade de uso da metformina podem adquiri-la.

Evidentemente, há casos particulares em que ocorre a venda do medicamento sem a prescrição médica, mas que se torna responsabilidade do usuário, por isso é importante reconhecer os riscos e reações possíveis que o produto pode oferecer.

Quanto custa?

Você pode encontrar a metformina por R$ 5,89, mas também pode encontrar opções de outros laboratórios por R$ 31,90. É importante avaliar os objetivos e os efeitos do medicamento, para assim assumir a responsabilidade sobre os efeitos que serão resultados após a utilização.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a metformina emagrece mesmo? Tem curiosidade de ver os resultados em seu corpo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (272 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário