10 Benefícios do Barbatimão – Para Que Serve? Emagrece? Como Usar?

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

O barbatimão é uma espécie de planta brasileira com propriedades interessantes que são úteis para o tratamento de diversas condições de saúde como hemorragias, doenças sexualmente transmissíveis e feridas.

Algumas pessoas têm procurado o barbatimão também para emagrecer. Vamos explorar os principais benefícios do barbatimão, mostrar se o seu consumo realmente emagrece e dar dicas de como usar essa planta medicinal.

Barbatimão – O que é?

O barbatimão é uma planta medicinal brasileira proveniente de uma árvore nativa do interior do Brasil e encontrada principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Os índios nativos usam a erva, chamada pelo nome indígena yba-timo, que significa “árvore que aperta” (referência ao seu efeito adstringente), há muito tempo em rituais para curar doenças e feridas devido ao seu potencial anti-inflamatório.

Cientificamente, a planta é conhecida como Stryphnodendron adstringens ou Stryphnodendron barbatimam e pertence à família de plantas Fabaceae. Popularmente, a árvore também é conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, ubatima ou casca-da-mocidade.

Composição

Substâncias conhecidas como taninos presentes na casca da árvore representam cerca de 30% da composição e promovem benefícios do barbatimão para a saúde como o fortalecimento do sistema imune e a proteção contra doenças devido à sua ação antioxidante.

Os flavonoides, outra classe de compostos antioxidantes, também são encontrados no barbatimão. Esses compostos ajudam a proteger as células contra danos celulares causadas pelo estresse oxidativo.

Para que serve

Como o barbatimão é adstringente, ele é capaz de remover a água de dentro das células, causando uma contração nas fibras musculares, o que facilita o processo de cicatrização e evita hemorragias.

Além de tratar feridas e reduzir o risco de hemorragias, o barbatimão apresenta propriedades antissépticas cientificamente comprovadas por combater bactérias e fungos, por exemplo. Por essa razão, é muito utilizado para tratar condições que afetam a saúde da mulher como corrimentos vaginais e candidíase.

Em geral, ele pode ser eficaz no tratamento de úlceras no estômago, gastrite, colite, gonorreia, feridas, hemorragia interna e externa e sangramento uterino. Também parece ser útil no tratamento de diabetes, anemia, problemas na pele, infecções na garganta e infecções no fígado.

As propriedades responsáveis pelos benefícios do barbatimão mencionados acima são suas propriedades antissépticas, bactericidas, cicatrizantes, diuréticas, analgésicas, anti-inflamatórias, desintoxicante e anticoagulante.

Benefícios do Barbatimão

1. Cicatrização

O principal uso do barbatimão se dá pela sua ação cicatrizante. A presença de taninos em sua composição ajuda a acelerar a cicatrização de feridas através da contração dos vasos sanguíneos. Isso faz com que o fluxo sanguíneo diminua na região lesionada, evitando que a inflamação se espalhe na região, facilitando o processo de cicatrização e promovendo a regeneração do tecido afetado.

Além disso, os taninos são capazes de se completar com proteínas, polissacarídeos e outros compostos presentes no organismo para formar uma espécie de camada de proteção sob a lesão, evitando a proliferação de bactérias e outros micro-organismos no local lesionado.

Isso é extremamente útil para pessoas que têm problemas para cicatrizar feridas, como os diabéticos. Quando o tratamento da lesão é feito com barbatimão, a cicatrização nesse tipo de paciente pode ser mais eficaz.

2. Saúde bucal

As propriedades bactericidas do barbatimão ajudam a prevenir e tratar problemas bucais como cáries e gengivites, evitando também outros problemas como o mau hálito. Isso ocorre porque ele evita a proliferação de bactérias que causam essas doenças.

3. Tratamento de candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos que podem afetar a pele ou regiões mucosas como a boca ou órgãos genitais.

Devido ao efeito antifúngico do barbatimão, ele pode inibir a proliferação e o crescimento de fungos do tipo Candida albicans, que causa a doença. Além disso, os taninos encontrados na composição do barbatimão ajudam a evitar a proliferação dos fungos.

4. Alívio de dores de garganta

Por apresentar atividade antisséptica e anti-inflamatória, o barbatimão também pode ajudar a tratar a garganta inflamada, aliviando as dores associadas à inflamação e combatendo a bactéria Streptococcus pyogenes, que é a causa mais comum de infecções desse tipo.

5. Tratamento de problemas gastrointestinais

Algumas pesquisas indicam que extratos alcoólicos de barbatimão causam uma menor acidez gástrica. Isso faz com que menos ácido estomacal seja liberado, diminuindo o risco de crises de gastrite e evitando complicações como úlceras e inflamações na mucosa gástrica.

6. Combate à doença de Chagas

Estudos sugerem que extratos alcoólicos obtidos da casca do barbatimão têm um efeito contra o parasita Trypanosoma cruzi, responsável por transmitir a doença de Chagas. Um desses estudos mostra que o extrato foi capaz de reduzir de forma significativa a quantidade de parasita no sangue de pacientes diagnosticados com a doença.

7. Efeito anti-inflamatório

Como já mencionado, há benefícios do barbatimão para combater processos inflamatórios que atingem o organismo, além de impedir que tais inflamações se espalhem pelo resto do corpo.

8. Tratamento de corrimento vaginal e outros problemas associados à saúde da mulher

O corrimento vaginal é um problema que atinge muitas mulheres e que pode ter diversas causas, desde problemas relacionados à higiene ou a relações sexuais sem proteção até um desequilíbrio de pH na região ou desequilíbrios emocionais.

A presença dos taninos promove benefícios barbatimão para proteger a região vaginal e controlar o corrimento. Neste caso, o ideal é aplicar um extrato ou chá de barbatimão topicamente no local. Além disso, a planta é capaz de combater inflamações no útero e nos ovários, além de tratar doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia, que é causada por uma bactéria.

9. Ação antimicrobiana

Já sabemos que o barbatimão é eficaz contra diversos micro-organismo causadores de doenças como bactérias, fungos e parasitas. A planta é capaz de eliminar bactérias encontradas na pele que causam problemas como acne e furúnculos, além de lutar contra fungos que causam a candidíase e parasitas que causam a leishmaniose e a doença de Chagas, por exemplo.

10. Tratamento de HPV

O HPV, conhecido também como vírus do papiloma humano, é basicamente uma infecção que causa o aparecimento de verrugas pelo corpo. Essas verrugas podem ocorrer na região genital, no ânus, na boca, na garganta e no nariz e, se não tratadas, podem aumentar o risco de câncer na região afetada.

Na Universidade Federal de Alagoas, cientistas desenvolveram uma pomada preparada com barbatimão. De acordo com a pesquisa, a aplicação da pomada 2 vezes ao dia foi capaz de eliminar as verrugas sem efeitos colaterais.

Trata-se de um estudo promissor que sugere que a pomada também pode combater o vírus causador do HPV, evitando que as verrugas retornem depois do fim do tratamento. Porém, apenas 46 pessoas testaram a pomada e mais estudos são necessários para atestar os benefícios do barbatimão nesse sentido.

11. Outros benefícios

Há estudos em andamento que indicam benefícios do barbatimão para inibir a ação de veneno de algumas espécies de serpentes como as jararacas, as surucucus e as urutus. Além disso, algumas pessoas usam a planta para tratar a conjuntivite e combater a inflamação que atinge os olhos.

Barbatimão emagrece?

De acordo com crenças populares, o barbatimão pode ser usado para emagrecer devido à sua capacidade de reduzir o espaço dentro do estômago. No entanto, apesar de ser útil para tratar condições gastrointestinais, não há provas científicas de que o barbatimão emagrece e, portanto, isso não passa de um mito popular.

Dessa forma, se seu intuito é emagrecer, é importante ter em mente que você precisa adotar uma dieta hipocalórica e um plano de atividades físicas alinhados com os seus objetivos.

Como usar

– Como encontrar

O barbatimão pode ser usado diretamente sobre a pele ou ingerido na forma de um chá. O composto ativo do barbatimão (tanino) também é comumente encontrado em alguns produtos cosméticos como sabonetes e cremes devido ao seu efeito cicatrizante e anti-inflamatório.

– Uso tópico

Topicamente, é possível usar as folhas da planta para fazer uma compressa em cortes e lesões na pele. Também é possível usar o chá para higienizar as partes íntimas e prevenir ou tratar infecções no local. Algumas pessoas também usam o pó obtido da casca do barbatimão diretamente sobre a pele. No entanto, é mais seguro usar extratos, as folhas ou pomadas encontradas em farmácias ou manipuladas.

– Chá

O chá pode ser preparado através do uso de 2 colheres de sopa de casca de barbatimão (aproximadamente 20 gramas) para cada litro de água. As cascas precisam ser lavadas antes do preparo.

Com as cascas previamente limpas, adicione-as em fogo baixo e deixe sob aquecimento por cerca de 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por pelo menos 5 minutos. Basta coar e pronto.

– Dose

Não há uma dose diária estabelecida, mas é indicado beber o chá até 3 ou 4 vezes por dia. Na medicina tradicional, as pessoas costumam preparar um chá forte da casca da árvore e aplicar a bebida topicamente na região lesionada ou ferida até 3 vezes por semana. Como já mencionado, também há quem prefira fazer um pó da casca da árvore e aplicar diretamente no local.

Dicas e cuidados

O barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando devido à possibilidade de danos ao feto ou ao bebê e ao risco de aborto. A erva também não deve ser consumida por pessoas com doenças graves no estômago como úlceras ou câncer no órgão.

Além disso, se usado de modo exagerado, o barbatimão pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Irritação nas mucosas do trato gastrointestinal;
  • Redução da absorção de nutrientes devido à facilidade dos taninos de se complexarem com íons metálicos como o ferro, o que pode causar anemia.

Assim, apesar de todos os benefícios do barbatimão para a saúde, é essencial usá-lo com moderação e, se possível, consultar um profissional da saúde para saber qual a dose é adequada para você.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar de tantos benefícios do barbatimão para a saúde? Pretende experimentar o chá dessa planta ou alguma outra forma de uso para algum propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “10 Benefícios do Barbatimão – Para Que Serve? Emagrece? Como Usar?”

  1. Começo a beber o chá de barbatimão para à cura do HPV e também p/Acura de dois miomas na parede do útero e à redução do útero que esta com 16mm.Fazendo com que eu pareça que estou grávida de uns oito meses.

  2. fiz cirurgia na mama, retirada de nodulos, depois de quase 30 dias, alguns pontos se romperam, está um pequeno orificio, tomo o chá, porem, ainda não cicatrizou,como sou diabetica, está demorando pra cicatrizar, preciso fazer radioterapia, e o medico disse, tem q cicatrizar primeiro, o q é bom pra cicatrizar + rápido?

  3. Boa Noite..
    Existe inúmeros vídeos no YouTube falando dos inúmeros benefícios dessa planta..
    Depois de um mês com com problemas graves de feridas peniada e usando todo tipo de pomada e sem resultado, fui em um urologista e ele me falou para usar a pomada
    FITOSCAR que é feito do extrato do barbatimao e no terceiro dia de uso a melhora já foi visível, mas também usei outros medicamentos..
    Já estou bem, mas vou continuar tomando o chá dessa planta..

  4. Sinto muita dor no pé da barriga, acho que é infecção ,resolvi compra barbatimao .vou tomar o chá.

    • Estou amamentando esera que posso passar em feridas para secatrisar . Não posso tomar o chá mas sera que posso usar em feridas machucados ?? Alguém me responde porfavor ??????

    • Eu também soube que poderia ingerir a frio, daí tive muitas crises de pedras renais e me incinaram colocar as cascas em um vaso de 2 litros de água na geladeira e consumir no outro dia foi assim que fiz e graças a Deus não precisei fazer cirurgia, o chá dessa forma que falei me curou das crises e acabou com os meus cálculos

  5. Boa tarde, já ouvi falar sim sobre os benefícios da barbatimão, tenho gastrite e estou tomando o chá estou me sentindo melhor. Obs : eu só não entendi o porquê quem tem úlcera no estômago não pode consumir, sendo que em tudo que eu li está dizendo que é eficaz para úlceras e outros problemas.

        • Vou compartilhar meu comentário aqui gosto muito de tomar chá acho que esse chá será bem vindo pois tenho o vírus HPV convivo com ele anos tive verrugas nas cordas vocais fiz procedimento sirurgico ou sete sirurgico no hospital clínicas poa com raio laser estou muito bem então este chá será bem vindo