10 Benefícios do Palmito – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 27/05/2020

Inovações no cardápio pode ser uma estratégia excelente para se manter firme na dieta. Focando não só nos benefícios para a boa forma, mas principalmente nas contribuições que os alimentos podem oferecer para a boa saúde, alguns alimentos-chave podem auxiliar na queima calórica, dando uma forcinha para o fortalecimento do organismo. Os benefícios do palmito podem convencer deste ser inserido em diversas receitas, tornando-se cada vez mais comum nos cardápios, por isso, conhecer para que serve e quais são as suas propriedades pode ser excelente para que ele seja funcional de forma mais completa, abrangendo estética e saúde.

Propriedades do palmito

O palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do Palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais. O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.

É importante não atribuirmos a responsabilidade de garantia de saúde ao palmito, pois, ele não pode se responsabilizar pelo completo funcionamento do organismo. Ele pode ser um excelente aliado, mas não oferecerá grande contribuição, se não houver adoção de hábitos e alimentação saudável.

Informações nutricionais do palmito

Porção de 100g

Energia28 calorias
Carboidratos4,62 g
Proteínas2,52 g
Gorduras0,62 g
Fibras2,4 g

Palmito na dieta

Com poucas calorias, o palmito é uma excelente opção de ingrediente para as suas saladas, mas é importante atentar para algumas particularidades. Ele contém porção significativa de Sódio, o que pode contribuir com a retenção de líquido, por isso, se o seu organismo tende a essa retenção, evite-o ou combine-o com outros alimentos que induzam ao equilíbrio, dessa forma evitando alguns prejuízos ao seu metabolismo.

Atenção

Assim como diversos alimentos que são comercializados em conserva, os benefícios o palmito podem ser reduzidos, pois são utilizados conservantes e sustâncias que podem anular as suas contribuições para a saúde, agindo negativamente sobre o corpo. O alto teor de Sódio é uma das consequências desses processos industriais. Entre os efeitos negativos, já foram apontados casos de consequências ao sistema neurológico e até circulatório, o que desperta a atenção para os comunicados sobre evitar os exageros. O palmito já foi apontado como causador de Botulismo, e gerando também efeitos secundários sobre o sistema cardiovascular. O seu consumo não é proibido, apenas é recomendado manter as porções saudáveis, sem exageros.

Benefícios do Palmito – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir para que serve o palmito exatamente, explorando suas principais propriedades para saúde e boa forma.

1- Fortalece o sistema imunológico

Manter o corpo saudável e forte perante as adversidades externas é a forma mais simples de evitar consequências ao organismo. Os benefícios do palmito podem ser convenientes para essa proteção, pois o alimento retirado do interior da palmeira pode fornecer vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.

2- Ajuda na recuperação de feridas

A suplementação de minerais é tão importante quanto o fornecimento de vitaminas, pois são os nutrientes que mantêm o corpo em funcionamento equilibrado. O que poucas pessoas sabem, é que o palmito é rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas. O mineral pode ser muito útil para auxiliar no tempo de recuperação desde feridas simples até feridas mais profundas.

3- Melhor qualidade de sono

Se você possui dificuldade para dormir, ao adicionar o palmito à sua dieta, você poderá notar que obterá melhor qualidade de sono, pois o palmito é rico em vitamina B6, que possui função importante para a produção de hemoglobina, favorecendo a composição do sangue, induzindo à melhor metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos, benefício visado por aqueles que seguem dieta e buscam controle de peso. A vitamina de complexo B também favorece o humor, favorecendo a condições de humor irregular até a redução de efeitos causados por depressão e desequilíbrios neurológicos. Esses efeitos são garantidos pela serotonina contida no palmito. É importante destacar que os benefícios do palmito também se estendem às mulheres de idade mais avançada, que sofrem com as consequências resultantes do excesso de estrogênio.

4- Ajuda o sistema digestório

Muitas pessoas sentem desconfortos causados por inchaços e retenção de líquidos. O palmito possui fibras dietéticas, nutriente importante para a saúde digestiva, pois todos os alimentos são ingeridos e digeridos da forma adequada, preservando a absorção de nutrientes, sendo eliminadas as substancias prejudiciais à saúde. Com a eliminação regular de toxinas, é possível reduzir a possibilidade de ocorrência de hemorroidas, por isso, os benefícios do palmito e a porção significativa de fibras dietéticas podem reduzir inúmeras consequências comuns que prejudicam o bom funcionamento do sistema digestório.

5- Contribui com o desempenho esportivo

A riboflavina contida no palmito é responsável pelos benefícios q favorecem a composição sanguínea. Ela é funcional para a produção de células vermelhas, induzindo ao fortalecimento do organismo, contribuindo com o bem estar, prevenindo consequências do envelhecimento, melhorando o desempenho nos treinos, o que induz aos benefícios que levam à melhor construção de músculos e também perda de peso, já que a qualidade dos treinos será superior. O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela porção de vitamina C que o palmito pode oferecer. Ela é muito conveniente para a otimização do desempenho físico, e o melhor, ainda induz à uma melhor absorção de Ferro, mineral fundamental para bons resultados.

6- Controle de peso

O palmito pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes. Preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade até a próxima refeição.

7- Apoio para fertilidade

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

8- Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes

A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

9- Ajuda contra doenças cardíacas

O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.

10- Contribui com os músculos

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos. As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, e o palmito pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhecia todos esses benefícios do palmito para a saúde? Consome com certa frequência em saladas e receitas diferentes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “10 Benefícios do Palmito – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Olá me chamo Juliana e adorei as informações pois me encontro em dieta tenho que perder vinte kilos .

    • Meu nome é: Huigo, consumo palmito mas não com frequência sabia de alguns benefícios nem todos à pattir de agora vou consumir mais.