10 Formas de Substituir Carboidratos de Sua Dieta para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 05/02/2016

Em algum ponto da vida, se você curte academia, vai se ver cortando carboidratos como parte de alguma dieta para emagrecer. Você pode não ser o maior fã da dieta de Atkins, mas a ciência nutricional está finalmente começando a concordar que reduzir carboidratos, especialmente grão refinados, é uma ótima maneira de diminuir a cintura e melhorar sua saúde em geral.

No entanto, às vezes pode ser difícil dizer adeus às suas comidas favoritas ricas em carboidratos, então compilamos uma lista de substituições que você pode fazer durante uma dieta para emagrecer para conseguir o mesmo sabor, com menos carboidratos e mais nutrientes.

Pizza

Solução: Pegue a cabeça de um cogumelo grande tipo portobello, que é um pouco menor que uma pizza brotinho.  Eu sei que isto pode ser muito pouco para qualquer leitor, então você vai precisar de 2 ou 3 cogumelos, a não ser que queira apenas um petisco. Pegue uma panela ou assadeira que possa ir ao forno, derreta um pouco de manteiga nela ou passe um pouco de óleo de coco. Coloque o cogumelo na assadeira e leve ao forno de 7 a 12 minutos ou até que todo liquido evapore.  Depois disso, adicione o queijo, molho de tomates e carnes (pode colocar alguns vegetais também!) e está pronto. 

Lasanha

Solução: Abobrinha italiana!  Use-as no lugar da massa da lasanha, corte as abobrinhas no sentido do comprimento a asse as fatias no papel manteiga por 20 minutos a 220 graus. A partir daí, você pode adicionar o queijo, carne, molho e quaisquer vegetais que você normalmente coloca na lasanha. 

Batatinhas fritas

Solução: Sementes de Girassol. Sim, isso parece meio chato à primeira vista, além de poder trazer flashbacks da sua infância com crianças comendo isso e cuspindo as cascas por ai. Para fazer com que fiquem mais saborosas, compre o tipo sem cascas e frite-as na manteiga com um pouco de sal até ficarem crocantes. Depois disso, você pode deixar escorrer a manteiga em um papel toalha ou virar macho e comer as sementes gordurentas mesmo.

Purê de batatas

Solução: Couve flor. Cozinhe a couve flor no vapor, coloque no liquidificador ou processador e está praticamente pronto. Você também pode adicionar um pouco de queijo, tempero ou creme de leite para deixar ainda melhor.

Farinha de trigo

Solução: Farinha de amêndoas, farinha de coco ou farinha de linhaça são boas alternativas em sua dieta para emagrecer. Faça as receitas do mesmo jeito, substituindo a farinha de trigo, talvez você tenha que acertar algumas quantidades, pois algumas dessas farinhas podem dar diferentes resultados devido a suas composições químicas. Você vai ter que fazer algumas experiências, mas vale a pena.

Espaguete

Solução: Espaguete de abóbora. Corte a abóbora ao meio, remova as sementes e coloque no microondas por 10 minutos. Ela se transforma em finas fatias que competem facilmente com o macarrão de verdade para uma dieta para emagrecer. Adicione pesto, molho branco ou bolonhesa, como faria com o espaguete normal e está pronto. Também vai muito bem com queijo. 

Pão para lanches

Solução: Use folhas de alface ou repolho para envolver o lanche. Caso você precise de um exemplo, muitas redes de comidas naturais e sanduíches oferecem wraps de alface que você pode pedir.  É claro que isto tem uma textura completamente diferente do pão, mas é uma ideia para você fazer um lanche que possa levar a outros lugares. 

Macarrão com Queijo

Solução: Coloque vegetais cortados na panela substituindo metade da quantidade de macarrão.  Esse é um substituto “mais ou menos” para carboidratos porque você ainda vai usar o macarrão. Ainda assim você pode cortar pela metade os carboidratos brancos e conseguir alguns nutrientes durante a sua dieta para emagrecer, e isso é ótimo! Vegetais congelados são ideais para isso, como aqueles pacotes de brócolis, couve-flor, ervilhas, cenouras, feijões verdes ou favas.

Panquecas Americanas

Solução: Misture farelo de aveia, queijo cottage e alguns ovos em um liquidificador e você vai ter uma ótima massa de baixas calorias.  Para que fique ainda mais saboroso, adicione um pouco de canela, noz moscada, baunilha e até um pouco de açúcar (se estiver com vontade de se arriscar). Assim que estiver homogêneo, coloque na frigideira como faria normalmente. Ao invés de usar caldas, tente frutas maceradas, manteiga e manteiga de amendoim.

Açúcar

Solução:  Use açúcar natural, não refinado, sempre que possível. Tâmaras batidas no processador também são uma ótima adição de doce a qualquer sobremesa. Se não gosta de tâmaras, tente mel ou melaço. E tente também óleo de coco, ele pode dar a ilusão de um sabor doce mesmo que não haja nenhum tipo de açúcar.

Quando gelado, o óleo que foi aquecido anteriormente fica com um gosto parecido com cobertura açucarada em qualquer comida que estiver. Essa é realmente uma área para experimentação. E lembre-se, não mude para sucralose, aspartame ou stévia sem tentar as alternativas naturais primeiro. Elas são consideradas “seguras”, mas pelo menos você deve se esforçar em conter sua fome de doces sozinho, para obter melhores resultado a longo prazo.

O que você achou das alternativas para substituir os carboidratos durante uma dieta para emagrecer? Você já experimentou ou costuma usar algum desses substitutos? Comente abaixo suas experiências!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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8 comentários em “10 Formas de Substituir Carboidratos de Sua Dieta para Emagrecer”

  1. Achei excelente dicas. Adotei uma dieta livre de leite, açúcar e menos carboidratos depois de um câncer de intestino há 5 anos.

    • Adorei a forma que posso mudar o jeito de fazer minha comida, por que preciso muito melhorar pois estou gestante.

  2. Eu nunca fiz, mas já estou substituindo algumas coisas tem algum tempo e quero fazer algo mais sério! Amei as dicas, vou seguir todas, valeu mesmo, maravilhoso trabalho…
    Ah, eu adoro iogurte e coalhada, posso continuar tomando?
    Obrigada