10 principais sintomas de gordura no fígado

Especialista:
atualizado em 24/12/2020

O fígado é um órgão extremamente importante, e é responsável por muitas funções, como a metabolização de medicamentos e a desintoxicação do organismo, que podem ficar comprometidas pela presença de gordura nele, um problema chamado esteatose hepática.

  Continua Depois da Publicidade  

A razão mais comum para o desenvolvimento de gordura no fígado é a obesidade – a chance de indivíduos obesos desenvolverem a condição é 75% maior.

Embora uma dieta gordurosa e ganho de peso possam ser os maiores culpados, diabetes (ou resistência à insulina), hiperlipidemia (muitos lipídios no sangue) e abuso de álcool podem aumentar as chances.

Um estudo de 2016 publicado no periódico científico Hepatology estimou que a gordura no fígado está afetando cada vez mais pessoas e que a doença hepática gordurosa afeta aproximadamente 25% da população mundial.

Então, vamos conhecer a seguir todos os sintomas de gordura no fígado, para que você possa tomar providências com relação a isso e evitar complicações.

O que é gordura no fígado?

estágios da gordura no fígado que levam á cirrose

A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é o acúmulo de gorduras no interior do órgão. Ela pode ser dividida em dois tipos:

  • Alcóolica, quando é provocada pelo consumo exagerado de álcool;
  • Não-alcóolica.

E, de acordo com o Ministério da Saúde, o problema ainda pode ser dividido em graus, de acordo com a gravidade.

  • Grau 1 ou leve;
  • Grau 2 ou moderada;
  • Grau 3 ou grave.

Essa classificação é feita através de exames de imagem, que mostram a quantidade de gordura acumulada no fígado.

Fatores de risco

Embora não haja uma causa exata para a gordura no fígado, alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento, como:

  • Sobrepeso e obesidade;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Genética.

Os principais sintomas de gordura no fígado

Quando está em um grau leve, o acúmulo de gordura no fígado não causa sintomas. Mas, conforme a doença evolui, alguns sintomas começam a aparecer, como veremos a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Fadiga

Esse é um sintoma bem inespecífico, que pode ocorrer em vários problemas de saúde. Mas ele também é bastante comum quando há um acúmulo de gordura no fígado.

2. Icterícia

Boa parte das doenças que afetam o fígado podem causar icterícia, que é a coloração a amarelada da pele e dos olhos.

Ela ocorre pelo acúmulo de uma substância chamada bilirrubina, que tem uma cor alaranjada. E esse acúmulo acontece porque fígado não é mais capaz de excretá-la como antes.

3. Cor da Urina

Outro efeito desse acúmulo de bilirrubina no corpo é a modificação da cor da urina, que fica bastante escura.

4. Cor das fezes

Normalmente a bilirrubina é excretada nas fezes pelo fígado. E quando há um problema hepático, como a esteatose em grau avançado, essa excreção não ocorre normalmente.

Assim, as fezes ficam com uma coloração mais clara que o normal, ou até mesmo com tons de cinza.

5. Inchaço e dor abdominal

O aumento do volume abdominal pode ser um dos sintomas de gordura no fígado em estágio avançado. Ele ocorre tanto pelo aumento do volume do fígado, quanto pelo acúmulo de líquidos, chamado de ascite.

A ascite leva a um abdômen aumentado e duro, e um umbigo que parece empurrado para fora, por conta da retenção de líquidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o inchaço do abdômen pode causar dor e desconforto, e as vezes até mesmo dificuldade para respirar, dependendo do grau.

Consequências da gordura no fígado para a sua saúde

O acúmulo de gordura no fígado, quando não tratado, pode afetar o funcionamento do órgão. E uma das mais graves consequências é a cirrose, que ocorre quando o fígado é gravemente lesionado.

Além disso, o mau funcionamento do fígado pode ocasionar outros problemas de saúde , como:

  • Acúmulo de líquido abdominal;
  • Encefalopatia hepática, que é um problema neurológico que pode levar ao coma;
  • Inchaço das veias do esôfago que podem romper e sangrar, chamado de varizes esofágicas;
  • Insuficiência hepática, quando o fígado para de funcionar;
  • Câncer de fígado.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para o excesso de gordura no fígado. Mas existem formas de melhorar e mesmo reverter o quadro.

De forma geral o tratamento envolve evitar os fatores de risco, como o sobrepeso, consumo de álcool e o sedentarismo. E apenas em graus mais avançados é necessário o uso de medicamentos.

Além disso, existem algumas maneiras naturais de tentar minimizar a gordura nesse órgão tão importante para o corpo humano. Portanto não deixe de conferir os 12 chás para gordura no fígado que são rápidos, práticos e muito fáceis de se fazer.

E também existem outras maneiras naturais de cuidar da gordura no fígado. Uma delas é fazer uma boa dieta. Conheça a melhor dieta para tratar a gordura no fígado e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Dicas para proteger o fígado

Cuidar da sua alimentação é uma das melhores formas de evitar essas complicações. Algumas dicas úteis são:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter um peso saudável;
  • Adotar uma dieta equilibrada, sem exageros;
  • Evitar o consumo exagerado de álcool.

Assista abaixo os vídeos que tratam desse problema no fígado, lista os melhores e piores alimentos para este órgão.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já percebeu algum dos sintomas de gordura no fígado em si? Qual deles? Já procurou ajuda médica para diagnosticar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (214 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

123 comentários em “10 principais sintomas de gordura no fígado”

  1. Tenho gordura no fígado a cerca de 6 anos, pois fiz uma operação de vizicula… De um ano pra cá tenho me sentido muito fraca, ganhei mto peso, tenho vomitado e estou com falta de ar e oq devo fazer???

  2. Boa tarde!
    Eu costumo misturar agua pura nos sucos de maça e uva principalmente na proporção meio a meio. Seria muito prejudicial ao fígado essa prática tendo em vista que o consumo do suco fica em torno de 600 ml/dia.

  3. Eu sinto cansaço com esfoço,subido moro ou ate andando reto,nas tarevas do dia a dia.
    O cansaço e muito com dor,assim q eu paro fico bem,tomo(tm boldo) sera que esse medicamento nao ta fazendo efeito

  4. Estou com este ato se avançada gostaria de saber se não evoluiu para fibrose tenho muitas dor lado direito ânsia de vômito visão borrada dormência nas mãos dores de cabeça barriga muito grande ganho de peso repentino

  5. Oi estou com prurido, rosto, braço, nádegas, sou saudável mas diagnosticado com esteatose moderada, as coceiras são muito chatas, fiz ressonância magnética deu TD normal somente esteatose hepática, tem remédio pra isso, além de alimentos saudáveis?

  6. Eu tenho 63 anos e gordura no fígado já quase uns 8 e não consigo tratamento devido o sus sistema único de saúde então eu mesma me cuido com a fé que tenho em Deus eu uso muito chá e também me assusta é que junto tem a pedra na vesícula que no último exame de 2018 deu 34ml não consigo cirurgia a 9 anos então eu abri nessa página e procurei saber o uso do sal amargo eu tenho fobia e coluna que cumprine uma veia do coração também lesão no cérebro será que não faz mal eu me tratar com o sal amargo parao fígado. Obrigada

    • Pode sim usar o sal amargo e o integral na sua alimentação faça a limpeza de seu figado e procure fazer pelo menos seus exames.Outra coisa procure assistir os videos do doutor Lair Ribeiro é o mio que ta teno amiga

      Fica com deus e boa sorte

  7. Boa tarde sinto a boca amargando todo dia de manhã quando acordo sinto náuseas tmb isso é sintomas de gordura no fígado?

  8. Olá Boa noite
    As vezes quando exagero na bebida sinto dores na parte superior do abdômen e tb nas costas
    Pode ser pâncreatite ou gordura do fígado?

  9. Estou sentindo muita fraqueza e um vasio no estômago..
    Cansaço desânimo fiz ultra-som e tenho muita gordura no fígado..
    O médico passou remédio manipulado vou começar a tomar na terça-feira .
    Espero que melhore
    .
    QUERIA SABER SE ESTES SINTOMAS PODE SER DA GORDURA NO FÍGADO?

  10. Oi sou Marcelo e sinto dor nas costas do lado direito e dor no braço.e inchaço no abdômen,fui diagnosticado com gordura nos fígados e pedras nos rins é normal sentir dor no braço e em cima nas costas??e estou tomando um remédio pra gordura nos fígados,,mas sinto ancia ainda e fraqueza já emagreci 10 kls

    • As dores podem ser sintomas das condições que foram diagnosticadas. As melhoras podem vir com o tempo do tratamento, mas vale reportar ao seu médico.

  11. me indentifico cm a dor n abdômen. recentemente fiz uma ultra-sonografia e acuso aumento do fígado segundo o especialista infiltração gordurosa no fígado so ñ sei o grau de inflamação. isso e ruim

  12. Estou com com muita queimacao, fadiga e desanimo
    Isso tudo esta acontecendo depois q estou obesa.Sera q estou com gordura no figado?me ajudem.

  13. Boa noite fiz uma ultrsom abdômen total e deu gordura no fígado sinto muita dor do lado esquerdo por toda a minha barriga o médico disse que é por causa da gordura n fígado será????

  14. Estou sentindo muitas pontadas debaixo do peito direito e muito enjoo e a boca azeda em tudo k como
    Sera k é. Gordura no figado

  15. Achei muito boa a matéria em relação aos sintomas, mas senti falta de apontar as soluções para esta enfermidade. Além de terminar de forma dramática “Eventualmente, gordura no fígado não tratada pode levar a falha hepática”. Podia se falar dos exames médicos a serem feitos, alterações de dieta e hábitos (bebida e outras drogas), que tipo de atividade física é a mais adequada, etc.
    Parabéns por levantarem o assunto!

  16. Estou com todos os sintomas, com excessão de urina escura (sinto muita sede, bebo uns 4 litros de água por dia) e obesidade, acho, porque estou abaixo do peso, mas apresento grande quantia de tecido adiposo.
    Acontece que sou vegetariano estrito à mais de 10 anos, não consumo frituras ou industrializados.
    Nos últimos tempos, tudo que mudei foi que voltei a consumir massas simples (pão branco, macarrão e bolo) e açúcar.
    Pode isso ter me causado tal problema? O que faço pra reverter, já que não consumo gorduras maléficas? ?
    Obs: não tenho essa doença no histórico familiar.

  17. Gente pelo amor de deus alguém me auda, estou com muito medo de ter isso, eu não sei pra onde correr, não tenho condições pra pagar um médico particular , é o hospitais públicos aqui o pedido de ultrassom demora uma eterbidade, eu não sei mais é eu estou com o quadro agravando, já não tenho paciência pra fazer nada.