12 melhores chás para bronquite

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2021

Você tem bronquite e está buscando algo mais natural para ajudar com os sintomas? Então, confira aqui os melhores chás para bronquite.

  Continua Depois da Publicidade  

A bronquite é uma infecção que afeta os brônquios dos pulmões. De fato, essa inflamação pode causar tosse muito forte com muco, dores no corpo e dificuldade para respirar.

Além de remédios prescritos por um médico, você pode usar remédios naturais como um chá para bronquite para se sentir melhor no dia a dia.

Não importa se você tem bronquite crônica ou aguda, esses chás vão aliviar os sintomas e te ajudar no tratamento da doença.

De acordo com um estudo publicado em 2008 na revista Rhinology, tomar uma bebida quente alivia imediatamente alguns dos principais sintomas da bronquite que podem incluir:

  • Dor de garganta;
  • Tosse seca ou com catarro;
  • Coriza;
  • Espirros;
  • Cansaço;
  • Calafrios.

Por isso, veja algumas opções de chás quentinhos para você preparar e se sentir melhor.

Melhores chás para bronquite

chá para bronquite

Um bom chá para bronquite deve contar com substâncias que tenham atividade anti-inflamatória, expectorante ou mucilaginosa. Assim, é possível:

  • Reduzir a inflamação;
  • Promover a eliminação do catarro;
  • Aumentar a umidade das mucosas diminuindo a irritação.

De fato, tudo isso contribui para que os sintomas da bronquite não sejam tão ruins e que você fique bem logo.

1. Chá de gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas da bronquite. Aliás, uma pesquisa publicada na revista Phytotherapy Research em 2012 sugere que o gengibre é bom não apenas para a bronquite como também para vários tipos de infecções respiratórias.

Dessa forma, o chá de gengibre, com seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, ajuda a:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Diminuir a irritação da garganta;
  • Reduzir a tosse;
  • Relaxar os músculos das vias aéreas, eliminando muco e melhorando a respiração.

2. Chá de raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz é usada há muito tempo para tratar diversas condições como por exemplo a tosse, as infecções e os desconfortos digestivos.

Conforme dados publicados em 2015 na revista Acta Pharmaceutica Sin B, o alcaçuz ajuda a impedir o crescimento de bactérias, fungos e vírus. Além disso, a planta tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes úteis no combate a infecção pulmonar.

O chá de raiz de alcaçuz também possui propriedades que ajudam a reduzir a frequência da tosse ao mesmo tempo em que atua como um agente expectorante – que serve para eliminar o muco.

3. Chá de erva doce

A erva doce é uma planta que ajuda a melhorar os sintomas da bronquite. 

O chá de erva doce tem efeito expectorante que ajuda a remover o muco que se acumula nas vias respiratórias.

4. Chá de tomilho

O chá de tomilho é uma bebida muito boa para aliviar a tosse e outros sinais de bronquite. Além disso, o tomilho tem propriedades antimicrobianas importantes.

Segundo uma pesquisa de 2006, o extrato de tomilho ajudou a diminuir as crises de tosse em pessoas com bronquite.

5. Chá de malva

O chá de malva também é uma boa opção para a bronquite já que ele tem propriedades mucilaginosas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ajuda a aumentar a retenção de água nas mucosas, o que alivia a irritação na garganta e, consequentemente, diminui a tosse e a dor.

6. Chá de raiz de marshmallow

A raiz de marshmallow é usada tradicionalmente para tratar resfriados e tosses. Assim, o chá feito a partir dessa planta pode ajudar no tratamento da bronquite.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2017 no Journal of Natural Products, a raiz de marshmallow pode ajudar a liberar o muco acumulado nos pulmões e inibir microrganismos – como as bactérias, por exemplo.

7. Chá de eucalipto

Outro chá para bronquite que se destaca é o chá de eucalipto.

Além de ser muito procurado por quem está resfriado ou com gripe, o chá de eucalipto pode ser bom para quem sofre de bronquite.

O eucalipto tem propriedades que promovem a excreção do muco acumulado no pulmão durante a infecção.

8. Chá de verbasco

O verbasco é uma planta que pode aliviar vários sintomas de bronquite como a tosse, a dor de garganta e a rouquidão, por exemplo. 

Sendo assim, o chá feito a partir de suas folhas pode ser muito benéfico para tratar a infecção.

9. Chá verde

O chá verde tem muitos benefícios e um deles é justamente o alívio de sintomas da bronquite.

Aliás, além de amenizar a tosse, o chá verde possui propriedade antimicrobiana que pode ajudar no combate a bactérias, vírus ou fungos causadores da bronquite e outras doenças.

No entanto, por conter cafeína, é recomendado evitar o consumo do chá verde perto da hora de dormir.

10. Chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é útil para tratar resfriados, melhorar dores de cabeça e aliviar sintomas digestivos.

Por isso, o chá pode ser útil no alívio dos sintomas da bronquite. Aliás, a hortelã-pimenta também parece ter efeito antioxidante, analgésico e antimicrobiana que ajuda a combater a bronquite.

11. Chá de alho

O chá de alho é um ótimo remédio natural para a bronquite. 

De acordo com um estudo de 2011 da revista Avicenna Journal of Phytomedicine, o alho é capaz de inibir o crescimento do vírus – que pode ser uma das causas da bronquite.

12. Chá de cúrcuma

Por fim, o chá de cúrcuma é uma boa opção de remédio caseiro para ajudar com a bronquite. A saber, a atividade antioxidante da cúrcuma é um dos pontos fortes dessa especiaria.

De fato, o chá de cúrcuma pode diminuir a irritação, melhorar a imunidade e ajudar a reduzir a inflamação nos brônquios.

Dicas extras sobre chás para bronquite

homem bebendo chá

Os chás para bronquite podem ser usados várias vezes ao dia, mas é sempre bom checar com o seu médico se as ervas não interagem com algum remédio que você toma.

Além disso, se você não tiver nenhum tipo de alergia alimentar ao mel, procure adoçar seu chá com ele.

Segundo um estudo de 2007 da revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, o mel pode ser mais eficaz do que o remédio dextrometorfano usado para aliviar a tosse.

Além de deixar a bebida mais gostosa, o mel alivia o desconforto na garganta e até ajuda a dormir melhor.

Certamente, se seus sintomas não melhorarem ou piorarem, é indispensável visitar um médico. Isso porque alguns dos sintomas da bronquite se assemelham aos sinais da pneumonia.

Se esse for o caso, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível a fim de evitar complicações de saúde.  

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia essas opções de chás para bronquite? Qual deles é o seu favorito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário