Alcaçuz – Benefícios, para que serve e receitas

Especialista:
atualizado em 12/10/2020

Neste artigo vamos deixar um pouco de lado o alcaçuz usado nos doces e vamos falar sobre os benefícios da alcaçuz (planta medicinal) para a saúde, como fazer o seu chá e para que serve.

Trata-se de uma erva encontrada principalmente em países da Europa e da Ásia e que é usada há milhares de anos para tratar problemas de saúde devido às suas propriedades medicinais. Conheça mais a seguir.

Benefícios da alcaçuz
Raíz de alcaçuz

O que é?

A alcaçuz, cujo nome científico é Glycyrrhiza glabra, é uma planta que pertence à família de plantas Fabaceae, pode atingir cerca de 1 a 2 metros de altura, e seu nome, em grego, significa “raiz doce”.

De fato, as raízes da planta são mais doces do que o açúcar comum e concentram a maior parte dos seus compostos ativos. Além disso, a planta apresenta propriedades medicinais interessantes para nossa saúde.

Propriedades

Basicamente, a raiz de alcaçuz é composta por 4 tipos de substâncias responsáveis pelas suas propriedades medicinais.

  • Flavonoides: compostos como a glabridina, que são responsáveis pela pigmentação da planta e pelos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios;
  • Cumarinas e estilbenoides: compostos polifenóis como a licochalcone A que apresentam propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e bactericidas;
  • Triterpenoides: substâncias esteroidais que participam da regulação hormonal.

A alcaçuz ou raiz de alcaçuz contém diversos nutrientes importantes para a manutenção da nossa saúde, incluindo uma ampla gama de vitaminas, minerais e fitonutrientes antioxidantes.

Benefícios da alcaçuz

Na indústria alimentícia, o xarope extraído de alcaçuz serve para adocicar alimentos, bebidas e medicamentos.

A alcaçuz, consumida por via oral, trata vários problemas de saúde. Vamos dar uma olhada nesses benefícios?

Anti-inflamatório natural, combate resfriados e tosses

Diversos estudos atestam que o alcaçuz apresenta atividade anti-inflamatória. Dessa forma, ela ajuda a proteger o corpo de doenças autoimunes e de processos inflamatórios.

Por exemplo, o extrato da planta é eficaz no tratamento e alívio de sintomas da artrite reumatoide, aliviando a dor e o inchaço nas articulações.

A alcaçuz também ajuda a melhorar o mecanismo de defesa imunológica do organismo, estimulando a ação de células de defesa que combatem vírus e bactérias que causam a gripes e resfriados, além de aliviar dores de garganta e tosse, bem como expelir o muco acumulado na região.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

A alcaçuz se mostrou eficaz contra problemas de excesso de colesterol e pressão alta.

Em estudo publicado na revista Food & Nutrition Research, foi observada uma redução nos níveis de colesterol total, colesterol do tipo LDL e na pressão arterial em indivíduos que consumiram extrato da raiz da alcaçuz durante um ano.

Ajuda na perda de peso

De acordo com estudos, os flavonoides encontrados na alcaçuz ajudam a promover a perda de peso devido ao aumento da queima de gordura durante atividades físicas leves.

Além disso, um estudo de 2016 mostrou que o pó da raiz de alcaçuz é eficaz para perda de peso e menor acúmulo de gordura.

Combate distúrbios intestinais e estomacais

A raiz de alcaçuz é milenarmente usada para aliviar problemas gastrointestinais como intoxicação alimentar, gastrite, úlceras estomacais e azia. Nesses casos, a planta é capaz de evitar o desconforto e sintomas como náuseas, indigestão e dores de estômago devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Traz benefícios para a saúde feminina

A alcaçuz é uma ótima alternativa natural para a terapia de reposição hormonal adotada por mulheres na menopausa para redução da duração das ondas de calor e outros sintomas comuns da menopausa.

A planta pode também ser usada para promover alívio aos sintomas da TPM como cãibras e outros desconfortos durante a menstruação, além de poder ajudar a tratar e reduzir os sintomas da síndrome do ovário policístico em mulheres.

Outros benefícios da alcaçuz

Além dos benefícios da alcaçuz que forma listados acima, também existem estudos que indicam que essa raíz é indicada para as seguintes funções:

  • Melhora da saúde do fígado: pois ajuda na metabolização de gorduras e toxinas do corpo;
  • Alivio de problemas respiratórios: por conta das propriedades anti-inflamatórias, a alcaçuz ajuda a aliviar os problemas respiratórios comuns;
  • Melhora da aparência da pele e do cabelo: pois contém substâncias antioxidantes que ajudam a combater os efeitos da poluição e exposição aos raios solares na pele;
  • Melhora a saúde do cérebro: por conta de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Como usar

A alcaçuz está disponível em várias formas, conheça a seguir para aproveitar todos os benefícios da alcaçuz. Entretanto recomenda-se não consumir mais de 100 mg da alcaçuz por dia.

  • Extrato líquido: essa é a forma mais encontrada de alcaçuz e mais frequentemente usada como componente de doces e bebidas.
  • Pó: O pó de alcaçuz pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Ele pode ser consumido por via oral ou aplicado diretamente sobre a pele para tratar inflamações como eczema ou acne.
  • Chá: O chá de alcaçuz é uma bebida que pode ser preparada a partir das folhas secas da planta ou da própria raiz.

Para fazer o chá da alcaçuz, basta ferver meio litro de água e adicionar um punhado de folhas secas de alcaçuz ou alguns pedaços cortados da raiz de alcaçuz (cerca de 15 gramas).

Deixe fervendo por pelo menos 10 minutos, em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por mais 10 minutos. Por fim, coe a bebida e o chá está pronto!

Chá da Alcaçuz
Chá da Alcaçuz

Contraindicações

Mesmo plantas benéficas e consideradas seguras como a alcaçuz podem causar efeitos adversos se usadas de maneira exagerada.

Os principais efeitos colaterais da alcaçuz têm a ver com a presença de ácido glicirrízico. Para evitar a maioria dos efeitos adversos mencionados a seguir, basta compara a alcaçuz DGL (informação no rótulo), pois esse tipo não contém a substância.

Mulheres grávidas devem evitar o consumo de alcaçuz, já que ele pode induzir o parto prematuro e até causar um aborto.

Também não é indicado o consumo por pessoas que já estão fazendo tratamentos para câncer, isso porque a alcaçuz pode interagir com os medicamentos e prejudicar o tratamento.

Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que existiam tantos benefícios da alcaçuz para a saúde e boa forma? Já consumiu essa planta medicinal de alguma forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Alcaçuz – Benefícios, para que serve e receitas”

  1. Planta dos Deuses, comecei a tomar por causa de uma conjuntivite alérgica, e em dois dias já não tenho mais dor nem ardência nos olhos, fora que estou me sentindo nas nuvens, sem dor no corpo, e também sem perceber, estou dormindo melhor. Este milagre da natureza aconteceu por intuição, fui comprar camomila em flor para fazer compressas geladas e colocar nas vistas, acalmar a coceira e a irritação. E vi na prateleira a alcaçuz, comprei por intuição de que seria bom tomar este chá. E hoje resolvi pesquisar mais sobre ela pois estou me sentido tão bem! Realmente funciona e o sabor é maravilhoso!